3 dias no Rio de Janeiro em torno da Art Rio é algo que me deixa muito feliz! Aproveito para fazer programas no centro, já que estamos por lá. Não seria uma viagem solta a passeio, assim como não seria uma viagem pelo Rio em si.
A DICA DE SÁBADO dessa vez, é portanto, um outro Rio de Janeiro, que, por sinal, continua lindo!
3 DIAS NO RIO DE JANEIRO : MALA E PROGRAMAS
A princípio , sendo o foco dessa viagem a ART RIO , fica conveniente a hospedagem em COPACABANA , pois o fluxo seria sempre em direção ao centro – local da feira – nada de Ipanema, Leblon, Barra etc dessa vez.
Parece inimaginável? Pois é uma delícia! Esse é um Rio que não aparece nas novelas, mas que é de enorme riqueza histórica e cultural. Um outro Rio ! Um novo Rio!
DÁ PARA USAR JOIAS NO RIO?
Conforme você vê na foto, levei essas jóias para os 3 dias ( Sim! Eu uso jóias no Rio, bem como vejo todo mundo usando também! ) . Em BH , enquanto usamos jóia de uma maneira mais ostensiva, no Rio, eu opto por uma peça só – de cada vez, claro! rsrs . O colar seria caso eu saísse à noite, ou fosse a alguma festa da feira, coisa que não fiz.
Então, o esquema foi bater perna de sapato baixo mesmo, e já sabendo que estaria meio friozinho, na casa dos 23 graus. Como sempre, já saio de BH pronta para chegar e emendar no 1o. programa, então optei por superposição ( estou amando isso! Acho cool! ) e seria uma opção de ” descascar ” as camadas, caso esquentasse, o que não aconteceu.
estética em preto e branco – acessórios bicolores geométricos – brinco também geométrico ( sapatilha CHANEL – bag FURLA ) // Como disse antes, só uma jóia – BRINCO MONDRIAN em ouro branco e brilhantes –
Experimentei outros brincos mais rebuscados com essa roupa, achando que seria uma combinação boa por causa dos bordados, mas acreditem: ficou over! E quando coloquei esse de linhas retas, achei que cantou! Ficou chique e não brigou com o look. ( E o tanto que adoro fazer essas “experimentações” ??? rsrs )
Nessa foto, fiz esse contraste da geometria do brinco com a arquitetura de Calatrava.
O NOVO MUSEU DO AMANHÃ
Aliás, eu estava doooida para conhecer esse museu, porque AMO arquitetura ( sabe aquela velha história de engenheira civil frustrada?? rsrs Pois é, mais uma: eu! ) O prédio é mesmo esse deslumbre que vim acompanhando desde a obra.
Acho que o maior legado mesmo que ficou para o Rio da Copa e Olimpíada foi essa revitalização da área portuária que ganhou uma nova vida. Da antes degradada região, nasceu um polo de museus com acesso fácil e seguro entre eles. Com isso, a região no entorno ganhou também.
Os restaurantes da Praça XV estão a todo vapor, um melhor que o o outro! E valorizar a arquitetura da cidade traz também um outro turismo: as pessoas vão a Dubai, Chicago etc para experimentarem dessas visões arquitetônicas magníficas, é ou não é? O resto vem atrás, e vem muita coisa boa atrás!
Dica: providencie os tickets para o MUSEU DO AMANHÃ pela internet . Eu fui sem saber disso e só entrei ( na sorte ! ) porque naquele dia o site esteve fora do ar. Com isso, liberaram a entrada de todos que estavam por lá.
RESTAURANTES DESSA VEZ NOS MEUS 3 DIAS NO RIO DE JANEIRO
Já era fim de tarde quando voltamos para Copacabana e eu estava doida para conhecer o boteco CARANGUEJO, famosérrimo pelos frutos do mar. Já foi eleito 2 vezes o melhor do Rio pela Veja. Mas é boteco mesmo, viu gente? Funciona no mesmo lugar há quase 40 anos e é uma instituição carioca.
A casquinha é mesmo uma maravilha e dizem que a empada de camarão também é. Funciona como bar para a rua, ou assentados em mesas para refeições. Nos sugeriram a paella e veio maravilhosa e GIGANTE! Resultado? Nem saímos para jantar , por ser humanamente impossível… rsrs
O ALBAMAR ( ATUAL ANCORAMAR )
Dia 2 – Paramos para almoçar no centro, em um restaurante tradicionalíssimo também, indicação de um amigo das artes e a gente amou. O ALBAMAR ( ATUAL ANCORAMAR ) fica à beira – mar, na direção da PRAÇA XV e funciona no mesmo local há 80 anos em um prédio tombado pelo patrimônio. Desci do táxi na Praça XV e segui a pé. O trajeto está lindo, com novas esplanadas, prédios restaurados e policiamento rigoroso nessa região da Estação das Barcas.
O prédio está impecável por dentro e agora começará a restauração por fora. Mantiveram alguns elementos antigos e uma atmosfera elegantérrima com elevador pantográfico, pratarias no serviço, taças de cristal e vista para o mar.
A especialidade da casa é frutos do mar: os melhores e mais frescos. Esse mix de entrada é o cartão de visitas.
De lá seguimos, a pé novamente , pelo novo Boulevard Olímpico até o Museu do Amanhã. Tudo limpo, novo e policiado: um orgulho!
bata TAHARI – calça WHITE HOUSE/BLACK MARKET – bag HERMÈS- flats GIUSEPPE ZANOTTI – óculos KAREN WALKER – novamente uma jóia só : esse brinco em filigrana de ouro amarelo JÓIAS PD
São apenas 10 minutos a pé até o PIER MAUÁ, local da ART RIO, a de 2015 você pode ver AQUI
Em seguida, logo depois da feira, seguimos com uma turma grande para outro bar famoso no Rio : o BAR URCA.
De noite, não aproveitamos da vista da Pão-de Açúcar, mas imagino como deve ser lindo de dia!
Conheci então, dessa vez, mais esse boteco tradicional em frutos do mar também. O melhor prato da noite foi certamente um bobó de camarão. Aliás, se você quiser uma receita de bobó deliciosa, clique AQUI .
siga @PATDIAS_PD no instagram