No século XV,a cidade já era habitada por mercadores e artesãos,mas cresceu ainda mais quando Portugal transferiu a feitoria de Bruges para cá.Os judeus tbém vieram,fugindo da Inquisição em Portugal,e iniciaram o promissor mercado mundial de diamantes.
anel em esmeralda e diamantes da Antuérpia
A Central Station da Antuérpia- por fora parece um palácio de tão grande e imponente e por dentro é maravilhosa, dizem até, que é a mais bonita do mundo !
A Meir, principal avenida de compras, liga a estação às praças centrais, ao Castelo ´T Steen (construção + antiga,tem 800 anos),ao Grote Markt (centro da cidade antiga-cafés,pubs de cervejas variadas) – uma praça linda, grandiosa-
e à maior catedral gótica dos Países Baixos (feita entre 1352 e 1521) – Onze Lieve Vrouwkathedraal. Nela também é possível ver obras do pintor belga Rubens, como a famosa “Descent from the Cross” de 1612,e mais 3 obras dele.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 10h as 17h, sábado das 10h às 15h e domingo das 13h às 16h.O pintor barroco Rubens morou em Antuérpia em grande parte da sua vida, e Van Dyck nasceu aqui. O Museu de Belas Artes, expõe algumas das obras-primas dos sec XIV a XX dos mestres,mas o melhor mesmo é observar in loco na Catedral.
* MEIER – para moda barata ,descompromissada,grandes redes-ZARA,H&M,etc e lindos cafés (CAFE IMPERIAL),lindas praças pelo caminho e lindas galerias comerciais (nessa da foto abaixo,tem um bar de ostras e champanhe maravilhoso!)-vale a pena andar pela rua!
* GRIFES – na região de Komedieplaats ,todas,uma ao lado da outra.
————————————————————————————-