Amo nossas Minas Gerais! Acho que temos uma forte identidade cultural, tradições e um jeito nosso muito particular de ser! Dia desses fui a um almoço em uma fazenda linda cheia desses detalhes tão nossos!
Embora já fosse junho, ainda não estava tão frio. Aproveitei para usar um vestido antiguinho da Mares estilo camisola nessa cor tão linda! Coloquei um casacão de tricô e sapatilhas. O resultado ficou chiquezinho, mas o conforto continuou sendo a prioridade! Como sempre em looks de fim de semana, né?
Eu não vivo sem joias, vocês já sabem. Mas faço questão absoluta de que sejam sempre adequadas. Um fio longo de pérolas cantou no look ( ficou tudo meio “Chanel inspired”! ) . Além dele, uma aliança de safiras usada no indicador e uma micro-argolinha de brilhantes. Gosto de coisinhas delicadas no meio das outras. E vocês? Acho feminino!
Já que estamos falando de mineiridades, vamos falar um pouquinho da nossa comida?
A nossa culinária é considerada a melhor do Brasil, e merecidamente, recebeu um dia só seu para as homenagens. Todo dia 5 de julho é comemorado do Dia da Gastronomia Mineira, e nessa semana, homenagearam D. Nelsa Trombino, a nossa dama do Xapuri!
Aproveitando então, vou dar hoje uma receita de pernil que fiz nessa semana e provocou desejos no instagram. A carne de porco é um dos pontos fortes da nossa culinária. A receita de hoje traz o requinte do sabor da mostarda!
PERNIL SUÍNO AO MEL E MOSTARDA
INGREDIENTES: 1 pernil fresco com osso de 4 kgs; 1 cabeça de alho com casca; ( para a marinada ) 1 litro de vinho branco seco; 1 bouquet garni ( alecrim, tomilho, salsa e cebolinha frescos ); 4 dentes de alho amassados; 4 cebolas cortadas em 4; 3 colheres (sopa) de azeite; sal e pimenta-do-reino; (para pincelar) 150g de mel; 150g de mostarda dijon em grãos; caldo da marinada coado;
PREPARO: Numa tigela com tampa, disponha o pernil e esfregue nele os dentes de alho e tempere com sal e pimenta. Coloque ali o bouquet garni, o azeite, a cebola e o vinho branco. Tampe e deixe marinar por cerca de 12 horas em geladeira. Ao final desse tempo, retire o bouquet garni, coe o caldo da marinada e reserve.
Numa assadeira, acomode o pernil, as cebolas e os dentes de alho com casca. retire o papel alumínio com a mistura do caldo, mel e mostarda. Passe um fio de azeite embale com papel alumínio durante o período de cozimento.
Para assar, recomendo 30 minutos de forno a 180 graus para cada 500g de pernil. Nos últimos 30 minutos, retire o papel alumínio, pincele mais da mistura de mel e mostarda e deixe dourar.
Sirva com batatas soutèe puxadas na manteiga e cheiro verde e aspargos ( ou vagens ) cozidos no vapor passados no alho e azeite.
RENDIMENTO: 6 pessoas
HARMONIZAÇÃO: Bourdeaux Tinto
siga @patdias_pd para lifestyle
siga @joiaspd para joias