Primeiro é necessário definir o que é VITALIDADE. É a capacidade de viver, de se desenvolver, força vital, vigor.
Eu convivo bastante com algumas pessoas da geração dos meus pais e vejo que elas têm algo que as diferencia das demais. Independente da idade, a alma é jovem. E ponto! Acho que esse é o segredo. Vou falar um pouco dessas pessoas hoje aqui no blog porque acho que sabedoria sempre acrescenta. E esse blog é um espaço aberto para a gente aprender sempre, concordam?
Lembra desse jantar que postei AQUI ? Pois foi para receber esse casal da foto abaixo e a turma de 3 casais que vai viajar conosco no final do mês para um casamento em Maceió. Nesse grupo de 3 casais, as gerações são todas desencontradas – olha que legal!!!
( Essa foto foi da minha festa de 40 – uma festa jovem, descolada, informal! Olha eles lá! Nunca faltam! )
VERA E LUIZ PAULO DUARTE
Vera e Luiz Paulo regulam em idade com meus pais. Meu marido é da idade do filho mais velho deles e eu sou da idade da filha mais nova. A gente sai juntos para restaurantes, eles nos convidam para a casa deles e são também convidados para a nossa. (Aliás, a casa deles é das mais lindas de BH – veja um pouquinho AQUI )
São pessoas inteligentes, cultas e conversadas. Adoram um bom papo. Têm a cabeça jovem. Sabe por que? Por isso mesmo: convivem com jovens de igual para igual. Ambos mantêm turmas de amigos separadamente e também de casais. Eles têm almoços com amigos durante a semana cada qual com os seus; ela vai a todos os concertos do Palácio das Artes; ambos lêem muito e isso faz toda a diferença! Eles versam sobre vários assuntos e têm ótima memória! Incrível, né???
Pois ontem à noite eu liguei para uma mini-entrevista com Luiz Paulo a respeito desse tema: VITALIDADE. Perguntei se ele se achava jovem. A resposta? DEMAIS!!! Me sinto com 50, 40 anos!! ( Vocês acreditam? rsrs )
Ele se sente confortável com a idade e diz que a sua vitalidade é fruto da vida de esportista que sempre levou. Foi da seleção juvenil brasileira de basquete e se mantem ativo até hoje. Não sente dores; é absolutamente saudável. Mantém uma peteca fixa aos sábados na casa dele há 41 anos, e lá se vão 3 gerações frequentando a casa. Disse se sentir super bem entre jovens e não sente nenhuma GAP entre as gerações com as quais convive. Ah! Não recusa convites e se diverte muitooo!!!
Fica a dica para todos nós, pessoal!
*****
ANTÔNIO MANUEL E MARISA
Conheci esse grande artista na GALERIA MANOEL MACEDO em 2014 e dias depois os recebi aqui em casa, ele e sua incrível MARISA. Veja AQUI .
O casal é tão adorável e jovem, que a gente adora estar com eles. Assim que soubemos que ele faria a BIENAL DE VENEZA em 2015, fomos atrás correndo! Veja no azul. Por lá circulamos com eles, conhecemos pessoas e bebemos da fonte de conhecimento e energia que eles transbordam.
Trouxe agora do Rio o catálogo da nova exposição dele na galeria CASSIA BOMENY e estava ontem lendo aqui em casa, quando tive a idéia de escrever esse post sobre essas pessoas de vitalidade incrível que dão um baile na vida e não se importam com o passar dos anos. Não é que eles foram ao ROCK IN RIO?? Fica essa outra dica, people! Sigamos o fluxo! Sempre avante! De cara boa! Vida que vale a pena!
P.S . Antônio tem 70 anos !! Incrível, né?
*****
Agora eu vou indicar um livro que estou lendo de um outro jovem incrível, pai de um amigo nosso, que do alto dos seus 80 anos escreveu o livro da foto abaixo: UM PINGO D´AGUA NA FOLHA DE INHAME.
DR. JOSÉ MÁRCIO GONÇALVES DE SOUZA
Conheci o Dr. José Márcio em 2016 na fazenda da família que ele toca em Marinhos – veja AQUI . A fazenda é um primor em beleza natural, tem uma sede lindíssima e tem aquele acolhimento que só uma boa casa mineira sabe ter. Conversando com ele, vi que aquilo tudo tem a alma e a energia desse médico renomado, mas que tem um super trunfo nas mãos: ele tem sonhos e projeto de vida.
Além do trabalho ( sim! ele ainda atua na Medicina! ), é pela fazenda que os olhos dele ( azuis!! ) brilham mais ainda! Ela vai semanalmente, cuida dos detalhes, tem projetos para viabilizá-la financeiramente com as mexericas, mas ele não para! Cada vez que volto lá tem uma novidade: represa, carramanchão, reforma na adega … ( ah! agora ele quer produzir o próprio vinho! )
Se você conversar com ele por 5 minutos vai entender o que é viver a vida com paixão. Ele me deu nesse ano o livro de crônicas dele – este que acabei de ler. Vejo ali uma vida rica de histórias, de amigos, de trabalho reconhecido, de vida familiar, mas principalmente de sonhos! É um homem intenso, articulado, amigo dos amigos e dos amigos dos filhos e dos netos também.
Viu como essa é a fórmula da vitalidade e juventude? Ter coração aberto para o que está ao redor, olhos e ouvidos mais ainda e ser leve! Aproveitar os momentos, enxergar o lado positivo mesmo quando a vida prega peças ( no momento, ele está no olho do furacão!), mas saber sair delas com dignidade.
Depressão? Duvido! Esses 3 homens incríveis têm a chave da juventude dentro de cada coração. O artigo a seguir lista os 10 MANDAMENTOS DA VITALIDADE . Leia clicando no azul. Vale a pena!
E eu aposto que você conhece alguém assim também.
Então eu convido você a dar o nome de quem você admira e contar para a gente o porquê aqui nos comentários ou também no facebook PATRICIA DIAS JOIAS. Essas pessoas são lições para a gente seguir em frente na vida com brilho nos olhos e com amor no coração, como já dizia Drummond:
MEMÓRIAS
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
Carlos Drummond de Andrade , “Poemas”. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959.