Contagem regressiva – – falta 1 dia ! A ceia é na minha casa, e faço sempre com o maior prazer e alegria, hoje é dia de estar organizando o Natal!
COMO EU ME PREPARO PARA AS FESTAS
Para aproveitar bem a data junto da família, não só organização é fundamental, como também uma boa dose de capricho nas coisas! Assim eu me preparo com mesa posta, flores e velas , pois sempre funcionam como carinho para quem chega na nossa casa.
A minha árvore muda a cada ano , analogamente combinado com o decor restante. Para esse 2013, escolhi os tons de laranja e azul , certamente após ver essas lindas fotos na revista de Natal americana Christmas Ideas. Assim como me inspiraram, vou compartilhar com vocês tanto essas fotos da revista , quanto as daqui de casa. Assim, não só espero que gostem, como também se inspirem!
AS FOTOS-INSPIRAÇÃO DA REVISTA
Conforme as fotos acima, a minha versão, em cima da lareira de casa !
Outro detalhe da revista , que posteriormente
… foi reproduzido em casa conforme inspiração das fotos!
Arranjo lindo que vi na internet e analogamente …
… a minha versão daqui de casa !
A MINHA MESA DE NATAL INSPIRADA NAS CORES DO DECOR
ORGANIZANDO O NATAL : A CEIA
Variedades da Ceia
Sou a favor de pouca variedade não só para evitar desperdício, como também gastos extra e trabalho em excesso. Afinal , já pensaram no dia seguinte cCom aquele tanto de sobras? Aliás, a comida é mesmo deliciosa um, até dois dias depois, mas a gente vai ficando enfastiado dos sabores!
E simplicidade!! Sempre vai agradar todo mundo!! Não é a data para tentar colocar em prática receitas diferentes ou muito elaboradas…
Sugestões
-mesa de frutas com 3 ou 4 variedades
-2 variedades de entrada que de preferência fiquem na mesa para cada um se servir( procurem na tag “Cucina” do blog que tem inúmeras receitas);
-2 variedades de carnes( em média 250 gramas por pessoa), com dois molhos( um agridoce e um de sal);
-3 acompanhamentos( farofa, salada e mais um prato que a família aprecie);
-2 tipos arroz ( um branco e outro de festa)
-2 tipos de sobremesa( mais do que suficiente)
–Bebidas: de acordo com as preferências e consumo de cada família. Dica: 1 garrafa de vinho ou champagnhe serve entre 3 e 4 pessoas.
Podem acreditar que o cardápio acima já é muito! E quanto maior a variedade, menos as pessoas apreciam os sabores! E as bebidas, entradas e sobremesas também podem ser providenciadas pelos convidados ou com ajuda em dinheiro, afinal, nesta época do ano, toda colaboração é bem vinda!
Agenda de Natal
Com o cardápio já definido, agora os prazos!
Para quem vai encomendar a ceia, as sobremesas, o prazo já está no limite!
E para fazer em casa, as orientações abaixo!
1 semana antes
-todas as compras já devem ter sido feitas, com exceção das frutas, verduras e legumes
72 horas antes
Para quem for fazer a ceia em casa, já é hora de pensar em descongelar as carnes que pesem mais de 4 kg. O tempo de descongelamento é de 12 horas para cada quilo, fora o tempo que leva para marinar, que é entre 12 e 36 horas.
48 horas antes
Comprar os ingredientes perecíveis e preparar as sobremesas. Colocar para marinar carnes que pesem mais de 4 kg.
24 horas antes
Colocar as carnes para marinar( peso menor que 4 quilos).
Tem uma mistura que é infalível ( receita da vovó) e fica com o sabor maravilhoso, para marinar carnes cruas:
suficiente: para marinar até 6 kg de carne.
-1 litro de vinho branco
-400ml de suco de laranja coado
-10 dentes de alho picado em pedacinhos bem pequenos
-2 cebolas grandes ” ” ” ” ”
-ervas frescas: tomilho ( 8 colheres de sopa, 6 colheres de sopa de alecrim)
-sal à gosto( sugestão de pouco sal porque muitas aves e carnes já estão vindo temperadas, ficam em salmora antes do congelamento para serem vendidas) .
Misturar todos os ingredientes e colocar na carne. Deixar na geladeira e movimentar duas vezes por dia para temperar por igual.
Eu marino as carnes dentro de sacos plásticos bem grandes, de modo que fiquem totalmente fechados e o caldo cubra a carne por inteira, como na foto abaixo. O exemplo da foto é para pequenos pedaços! Um peru ou pernil maior tem que ser em sacos plásticos maiores, que podem ser encontrados nos supermercados, mesmo que não sejam para este fim específico.
Também gosto de deixar as mesas e aparadores arrumados 24 horas antes, para evitar surpresas de faltar algo que quero e não tive tempo de providenciar ou descobrir acessórios estragados, quebrados, etc.
12 horas antes
Preparar o forno para assar as carnes, em fogo baixo. A média de tempo é de 1 hora de forno para cada quilo de carne. E após assadas, devem descansar um pouco( fora do forno, para evitar ressecar) antes de ir à mesa.
8 horas antes
Iniciar o preparo dos acompanhamentos e deixá-los em fase de finalização.
4 horas antes
Para quem conseguir, descansar… rsss … Afinal, daqui a pouco os convidados chegam!
UMA FAROFA DELICIOSA
Uma das carnes aqui da ceia será o tradicional pernil. Testei essa FAROFA CROCANTE DE FARINHA PANKO do Caderno Degusta – Estado de Minas – 10/11/13 – e amei ! #ficaadica
ORGANIZANDO O NATAL , MAS APROVEITANDO O CLIMA!
E para quem hoje está cansada da função organizar ceia , ou para quem quer celebrar em um pré-Natal, minha dica é um jantar natalino no PROVINCIA DE SALERNO . Aliás, essa é uma tradição nossa daqui de casa : ver as luzes da cidade e depois jantar lá. O local fica lindamente decorado no Natal , e a comida … eu já tinha até esquecido o tanto que era boa! A tradicional , simples e ótima italiana!
Olhem o clima lindo que paira por lá nessa época !
MINHA MENSAGEM
Desejo todos uma noite de bençãos entre os seus queridos e que esse espírito dessa época tão especial renove verdadeiramente nossos corações !
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.