A cada vez que vou a Trancoso – minha praia preferida no mundo – procuro conhecer algo novo nos arredores. Dessa vez foi Corumbau!
COMO CHEGAR EM CORUMBAU?
Não é fácil! É um desses lugares remotos de difícil acesso, que por isso mesmo, mantém-se preservado. A melhor opção se você for direto para Corumbau e descer no aeroporto de Teixeira de Freitas e seguir de carro até lá. São 2 horas em estrada de terra. Algumas pessoas ficam só lá; outras combinam com Caravelas para ver as baleias de Julho a Outubro.
Outra opção: descer em Porto Seguro e seguir de carro+ balsa + 2 canoas + buggy dando um total de 4 horas e meia. Ou seguir de helicóptero, avião ou lancha rápida.
A MINHA OPÇÃO: Como eu tinha que estar em Trancoso para uma festa, meu aeroporto foi Porto Seguro. E eu tinha uma semana inteira disponível. Parti então o meu trajeto, tanto para suavizá-lo, quanto para deixá-lo mais “legal”. Para fazer isso, é lógico que as malas têm que ser pequenas e práticas, facilmente “arrumáveis e desarrumáveis” para viver essas pequenas aventuras deliciosas de vez em quando.
PIT-STOP EM TRANCOSO
Aeroporto + balsa + trajeto até Trancoso dá 1 hora e 1/2. Pegamos o vôo das 11:45 ( horário bom para sair daqui sem atropelos e chegar lá para almoçar! ). Adoro fazer isso by the way! Não ficamos cansados na saída pelo horário ser tranquilo e ganhamos o dia lá.
A gente faz assim mesmo: deixa as malas no hotel e vai direto para o almoço na SILVANA. Poucos reataurante abrem de dia: esse e o RABANETE. Já começamos com essas caipis incríveis ( as receitas delas são ótimas ! ) e a gente ADORA o bobó de camarão.
ONDE FICAR EM TRANCOSO
Existem 2 possibilidades: veja AQUI ; ou você fica na praia ( eu prefiro! e janta no Quadrado toda noite! ), ou você fica no QUADRADO, minha escolha dessa vez!
Por que dessa vez no Quadrado? Para ficar perto dos restaurantes e porque eu ia sair na manhã seguinte para Corumbau. E porque como eu sempre fico na praia, então aproveitei para variar dessa vez e conhecer a POUSADA CAPIM SANTO .
Os chalés ficam em meio a um lindo jardim tropical no mais puro “estilo Trancoso de ser”. Decoração rústico-chique, valorizando os elementos naturais que são a cara do nosso Brasil. Aliás, esse estilo de decor é lindo! Veja AQUI .
Esse ofurô fica no meio do jardim protegido pelas plantas, garantindo privacidade. Ele foi entalhado lindamente em uma raiz centenária pelo HUGO FRANÇA . Você reserva o seu horário e eles preparam tudo para você.
É mágico! Agendamos uma massagem no bangalô específico e depois quando saímos, o ofurô já estava preparado com água quente, velas e incenso. Muito delicioso esse momento sob as estrelas! Precioso!
O RESTAURANTE CAPIM SANTO
A família está no Quadrado há 35 anos e a 2a. geração está brilhando até em SP. A chef Morena Leite comanda o CAPIM SANTO e todos os restaurantes SANTINHO em Sampa. Embaixada da gastronomia brasileira contemporânea, o Capim Santo se tornou referência internacional com o cardápio criado pela Chef Morena Leite, que mescla a tropicalidade de Trancoso com a técnica Cordon Bleu.
LOOK PARA JANTAR
Misturei as 3 cores primárias e usei 2 braceletes de ouro com um de bijoux. Gosto disso, sabia?
A OUTRA METADE DO CAMINHO ATÉ CORUMBAU
No dia seguinte, acordamos, tomamos um belo café da manhã na pousada e já partimos para a “saga” RSRS até Corumbau. Sim! São 3 horas de Trancoso e vale uma “pequena aventura”! Rsrs … Mas eu me divirto! Casos para contar!
A idéia é essa: já acordar de biquini para quando chegar lá, ir direto para a praia e ganhar o dia!
Todos os braceletes são JOIAS PD e têm essa “conversa gostosa” com o verão. Fazem um lindo mix. Que tal?
1 hora e meia de carro em estrada de terra até CARAÍVA, onde você deixa o carro do outro lado do rio e atravessa de canoa para a vila. Lá dentro, as ruas são de areia e o único meio de transporte é a carroça. Isso é verdade, viu? Rsrs
Na vila, contratamos o buggy dos índios para nos levar até Corumbau. Só eles têm a permissão de trabalhar nessa área, pois é reserva indígena dos pataxós.
40 minutos depois cruzando a reserva e “cabelos ao vento”, chega-se ao Rio Corumbau. Como a Bahia é abençoada por ter esses rios caudalosos em cada praia! Isso é um sinal que teríamos outra travessia pela frente!
Outro índio nos levou através do mangue até a vila, essa da foto abaixo! Calma gente: o que estava por vir era incrivelmente maravilhoso! ( A gente nem pisa na vila quando está em Corumbau! )
A hospedagem seria na VILA NAIÁ, um hotel especialíssimo de apenas 8 quartos com essa praia aqui logo na frente inteirinha só para nós!
Amanhã eu falo sobre o hotel! Não perca!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS