Imaginem uma turistagem por Lisboa tendo como guia o Bruno Astuto. Pegue esse bonde com a gente e salve as dicas.
Certamente vi muita diferença na Lisboa que conheci há 26 anos atrás! À primeira vista, bem mais moderna, com obras estruturais, de transporte, metrô, sinalização, acessibilidade e várias melhorias, sem aquele ar “empoeirado” de outrora!
Dizem que o português ama shoppings e que eles são ótimos mesmo, mas como só tinha 3 dias e já não gosto de shoppings , pulei! Não fui nessa multiarcas dica dele – Fashion Clinic – mas fui ao porto – CAIS DO SODRÉ – e tá bombando á noite: o fervo é lá.
MERCADO DA RIBEIRA
Também não fui em nada de balada sugerida por ele, mas fui para almoço no MERCADO DA RIBEIRA no mesmo CAIS DO SODRÉ no porto.
É um mercadão tradicional, mas a área de restaurantes é super limpa. linda e organizada, com vários deles espalhados lado a lado, vendendo cada um a sua especialidade, tal qual os novos mercados do mundo inteiro.
Você compra o que quer onde quer, paga e leva para essa área central de mesas para almoçar. Super informal, super barato , mas dá por isso mesmo, pra você provar disso e daquilo sem dó .
Fomos ao término de um citi tour a pé com uma guia para nos mostrar Lisboa antiga que começou no nosso hotel mesmo e fomos descendo a Av Liberdade em direção ao CHIADO.
DICA DE TURISTAGEM EM LISBOA : CITY TOUR A PÉ
Já na descida , vimos o bonde que leva à noite para o Bairro Alto, e nessa ladeira, os muros são pichados profissionalmente, e fica um contraste lindo de cores NOVO X ANTIGO
Parada para castanhas na brasa, a deles é a maior delicia.
Cozinham sem sal, com um pau de canela na água, e depois colocam na brasa com sal por fora na casquinha. Vamos fazer em casa, pedi até a receita… rsrs… ( 2 euros o saquinho / em Paris é 3 !! )
Passamos pela estação de trens mais linda de Lisboa ( dizem que só perde em Portugal para a do Porto!) …
E no caminho, muita padaria, confeitaria … e muito salgadinho: coxinha, croquete, etc etc que a guia quis muito nos “ apresentar “ KKK
Enfim, nossa comida se parece MEESMO com a deles e aliás, tudo nos parece muito familiar!
NO CHIADO
Dali, já caímos na entrada para o CHIADO ( fomos a pé mesmo – o elevador está estragado, dizem ser lindo! ) e na subida, carrinho de fado , lojas centenárias ( algumas nas mãos da mesma família há mais de 100 anos! ) , tudo meio parado no tempo …
Chegada na praça e parada no CAFÉ A BRASILEIRA ( um dos mais antigos e lindos de Lisboa, orgulho deles! )
Nessa região muita loja boa se estabelecendo ( HERMÉS, PORCELANA VISTA ALEGRE etc) e por sinal, que lindezaaaa genteee!!!
Pausa para essa linda igreja barroca …
… e para admirar azulejos e gradis, decorando ricamente as residencias da época.
RUA AUGUSTA E O COMÉRCIO NA BAIXA
Do CHIADO, descemos a pé mesmo para o centro – RUA AUGUSTA – onde o comércio comum se estabeleceu há séculos e onde o lisboeta realmente vai.
DICA DE TURISTAGEM EM LISBOA : PEGUE O BONDE
Estávamos indo em direção ao ponto do BONDE 28 – que leva turistas e moradores ao BAIRRO ALFAMA . Não consegui voltar: gostaria ter ido a uma noite de fado no bairro.
Muito parecido com o Bairro Santa Tereza, no Rio – o bonde, as casas, o estilo meio decadente, os restaurantes … enfim: acho que se Lisboa se modernizar e remodelar 100% , vai perder o seu charme. Certamente essa coisa meio “ imperfeita “ é que acho que faz ela interessante e diferente das outras cidades da Europa…
Finalmente o tour termina na PRAÇA DO COMÉRCIO, local onde as caravelas chegavam com as especiarias e produtos para serem vendidos ali.
siga @patdias_pd no instagram
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.