Acabei de chegar de lá, então estou com dicas boas de Búzios verão 2019 para compartilhar com vocês. Quem sabe você ainda anima? Muita gente acompanhou meus dias por lá e teve vontade de voltar. E outro tanto de gente já está mesmo indo para lá.
ONDE É MELHOR FICAR EM BÚZIOS?
Eu compartilho da mesma opinião do site VIAJENAVIAGEM . Clique no azul e dessa forma receba informação correta e profissional sobre tudo por lá. Como estamos em pleno verão, a cidade fica lotada e você precisa considerar onde vai ficar e como vai se locomover.
Búzios tem menos pousadas pé-na-areia do que se poderia imaginar (e desejar). E é de toda forma mais prático, se hospedar na região central, apesar das praias mais próximas, Armação e Ossos, não serem tão boas para banho. Entretanto você vai estar numa localização estratégica para visitar a cada dia alguma das muitas outras praias de Búzios. E, à noite, ainda vai poder ir e voltar a pé da Rua das Pedras e Orla Bardot. Pela grande oferta de transporte, estar de carro é opcional para quem se hospeda nesta região.
Mas se você faz questão de já acordar ao lado da praia em que vai passar o dia, e não se importa de ficar um pouco mais distante do movimento noturno, as praias de João Fernandes e João Fernandinho, Ferradura e Geribá são as que oferecem as melhores oportunidades de hospedagem.
A MINHA OPÇÃO DE ME HOSPEDAR NO CENTRO
Essa é a melhor opção para quem não quer ter trasntorno e é a 2a. vez que fico por lá. Por ser Reveillon, tudo fica ainda mais difícil na cidade, mas se você está hospedado ali, você curte o melhor de Búzios com zero trânsito e NENHUM transtorno. Eu tive poucas escolhas por ter decidido de última hora e estarmos em 6 pessoas, mas dentro da proposta que eu precisava , a pousada BARRA DA LAGOA nos atendeu bem. Localização perfeita a 3 quadras da Rua das Pedras e com a Van passando na porta. Não é uma pousada de luxo, mas é bastante confortável na sua proposta. Quartos enormes, varanda com vista, limpeza e conforto nos quartos.
Saindo para a praia , foto na varanda do quarto. Argola JOIAS PD perfeita por ser super leve.
A OPÇÃO DE NÃO USAR CARRO
Ir de avião também facilita tudo. O vôo BH-BÚZIOS dura 55 minutos e já contratamos um transfer para o hotel, pois definitivamente não queríamos estar de carro, não só pelo trânsito, como também pela dificuldade em estacionar e circular.
Dentro do mesmo pensamento, não fui às praias mais distantes. Quem está no centro, frequenta JOÃO FERNANDES, FORNO , AZEDA e BRAVA sem transtorno, pois são as mais próximas . Dá para ir de táxi, van ( serviço perfeito com ar condicionado passando de 5 em 5 minutos ), aquatáxi ou até mesmo a pé. Eu fui e voltei várias vezes caminhando embora elas estejam a 15, 20 ou 25 minutos a pé do centro.
AS PRAIAS DO CENTRO E O CLIMA DE BÚZIOS
No início dos anos 1900, Búzios era uma aldeia quase desconhecida de pescadores e permaneceu como tal até 1964, quando a atriz francesa BRIGITTE BARDOT visitou o local.
Hoje, a península é um local de viagem de renome internacional, com muitos moradores e turistas estrangeiros, principalmente argentinos. As praias da costa oeste na região central – AZEDA,FERRADURA, ARMAÇÃO e JOÃO FERNANDES- oferecem águas calmas, claras e menos frias. Entretanto, as da costa leste – BRAVA e FORNO – de frente para o mar aberto, são mais selvagens e atraem surfistas e entusiastas de esportes aquáticos. Por ser a península uma região de fortes ventos, a vegetação é baixa e podemos ver até mesmo cactus gigantes .
A temperatura média é de 24oC e é o LUGAR QUE MENOS CHOVE no estado do Rio de Janeiro. Eu não sabia disso, você sabia??
PRAIA DE JOÃO FERNANDES
João Fernandes e João Fernandinho são duas praias muito procuradas e ficam sempre lotadas no verão. Chega-se de carro (atenção: vagas super disputadas), táxi, aquatáxi ou de van. Dá para ir a pé também, saindo do centro, mas o caminho não tem muita graça – e ainda tem ladeiras.
João Fernandes tem uma faixa mais longa de areia e mar com pequenas ondas e água menos fria. É animada e tem bares e restaurantes . A moçada gosta.
VOCÊ SABIA? UM POUCO DA HISTÓRIA ..,
ATÉ 1500
Mil anos antes dos europeus chegarem, os tupinambás se estabeleciam no litoral, desde a Bahia ao Rio de Janeiro. Adeptos do canibalismo, pescavam, caçavam, domesticavam pequenos animais, cultivavam, principalmente a mandioca, e apreciavam o cauim, bebida fermentada, à base de mandioca, milho e frutas. As cauinagens, por sinal, faziam parte dos festejos mais tradicionais dos tupinambás.
SÉCULO XVI
A Praia de Caravelas ganhou este nome porque ali Américo Vespúcio teria aportado, em 1503. Os franceses contrabandeavam pau-brasil, com ajuda dos tupinambás, porque não demonstravam ambição colonial, como os lusitanos. Em 1555, Villegaignon veio fundar a França Antártica, que durou 20 anos, até os portugueses reunirem um exército que, em 1575, derrotou os franceses e massacrou 10 mil índios, dizimando os tupinambás.
SÉCULO XVII
Em 1617, os portugueses, aliados aos índios goitacases, expulsaram definitivamente os franceses da península e exterminaram os tupinambás. Proibiram a pesca em todo o litoral, de Campos a Maricá, para que a região não pudesse se sustentar de forma independente. JOÃO FERNANDES, que hoje dá nome a uma praia, em 1679 teria sido condenado a morrer no tronco, apenas pelo crime de pescar nas águas de Búzios.
SÉCULO XVIII
O litoral entre Campos e Maricá foi destinado à lavoura e criação de gado, e começou o desembarque de negros africanos para as fazendas. Em 1720, Brás de Pina montou na península uma Armação de Baleias que durou 50 anos. Quando um navio carregado de escravos escapou de um naufrágio, em 1743, esse negociante, atribuindo o milagre a Sant’Ana, mandou erguer uma capela na colina entre as praias da Armação e dos Ossos.
Olha que linda a vista! Lá embaixo fica a Praia dos Ossos.
No século XVIII, o comércio de ouro de Minas Gerais e sua exportação para a Europa do Rio de Janeiro atraíram muitos navios para a Baía de Guanabara. Além disso, o crescente número de navios ao longo da costa da cidade chamou a atenção para a prática da caça às baleias que ocorreu naquela área. O nome “Armação dos Búzios”, por exemplo, vem do processo de separar a carne dos ossos. Além disso, uma praia em Búzios chamada “Praia dos Ossos” foi nomeada em homenagem à grande quantidade de ossos de baleias encontrados ao longo da costa. Outro fato curioso sobre essa prática na época era que as luzes da cidade eram abastecidas com óleo de baleia, e a Capela de Sant’Ana, localizada no topo de uma colina entre a Praia dos Ossos e a Praia da Armação, era construída com rochas e óleo de baleia. bem.
PRAIA DOS OSSOS
É uma praia linda debaixo de agradável sombra de castanheiras, mas infelizmente é imprópria para banhos. Eu, que não sabia, ao ver a praia lotada, nadei. Depois fiquei sabendo de esgoto no mar, que ainda faz parte da triste realidade de várias praias do Brasil.
Estampas, argolona e as 2 pulseiras JOIAS PD nesse dia de praia.
PRAIA DA ARMAÇÃO
A colina da igreja separa as praias Ossos e Armação. Nessa praia ficam os restaurantes típicos dos pescadores que servem frutos do mar feitos à moda local. São restaurantes simples e com ótimo preço.
Nessa região a gente vê várias casas antigas no estilo de construção que caracteriza Búzios. As ex-casinhas de pescadores hoje são residências luxuosas, pousadas e restaurantes. Mas o estilo está mantido.
PRAIA AZEDA
Outra joinha escondida. Chega-se através de uma trilha ou de aquataxi. Veja AQUI .
FERRADURA
Essa é uma das praias de águas geladas, mas fica sempre lotada mesmo assim. Tem uma extensão maior que outras, tem bares e diversão para crianças. Na ponta direita, esse visual de água transparente e pedras mostra porque Búzios tem a fama de ter tantas praias maravilhosas.
Na outra ponta da praia fica o hotel INSÓLITO e seu beachlounge que recebe também não hóspedes. Clique AQUI para ver e saber mais.
PRAIA BRAVA
Também de águas frias; também na região central. Não fui dessa vez, mas já soube que o ROCKA continua o melhor beachlounge de Búzios. Clique AQUI para ver.
PRAIA DO FORNO
Veja um pouco mais sobre essa praia clicando AQUI .
Na verdade, dessa vez só fomos mesmo nas praias do centro para evitar trânsito e porque também já fomos tantas vezes a Búzios que nos sentimos à vontade inclusive de preguiçar.
Sigo dizendo que é um destino fácil para nós do sudeste e também bem accessível, se considerarmos preços em outros lugares no reveillon. Fica a dica!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS