Quando eu vi essa imagem da grife DOLCE & GABBANA, fiquei doida para usar minha versão de berloque, porém em ouro.
Se você já esteve em contato com os berloques, a probabilidade de você ter se encantado é muito grande. Isso porque esses tipos de pingentes são lindos e além disso eles são capazes de resumir uma história ou momento importante. Então, vamos contar qual é a história desse acessório tão maravilhoso que conquistou milhares de fãs no mundo todo. Você vai se surpreender com essa história encantadora!
O QUE SÃO BERLOQUES?
Os berloques são acessórios como pingentes que são usados nas pulseiras e colares, podendo ser removíveis ou não. Isso pode tornar a joia anda mais interessante, pois invés de comprar uma pulseira com uma proposta pronta, você pode escolher quais pingentes farão parte da sua composição. Além disso, você pode também usar vários pingentes que comprou ou ganhou durante a vida e contar a sua história através de uma joia personalizada. É bom saber também, que os berloques também são conhecidos como charms. A PANDORA difundiu seu uso mundialmente e aqui, no Brasil, a VIVARA replicou essa história.
A ORIGEM DA PULSEIRA DE BERLOQUES
Na verdade, o conceito das pulseiras de berloques é algo muito antigo. Inclusive, na pré história esse tipo de pulseira já fazia parte dos adornos corporais escolhidos pelos humanos. Por isso, vamos mostrar em uma breve linha do tempo a história dos berloques, confira:
-
Pré-história
Na pré história, pulseiras com penduricalhos eram usadas como uma espécie de amuleto. Esses acessórios tinham o objetivo de trazer proteção e espantar os maus espíritos. Inclusive, esses charms eram feitos de ossos de animais, conchas e de outros materiais primários encontrados na natureza.
-
Antigo Egito
No Antigo Egito, os berloques eram usados como uma forma de identificação social das pessoas. Além disso, esses acessórios também representavam boa sorte e manifestavam a fé. Então, no período pós morte, os egípcios acreditavam que seriam identificados pelos deuses a partir desses pingentes.
-
Império Romano
Nesse período judeus e cristãos usavam os berloques colocados em suas roupas de forma discreta. Assim era possível que eles se identificassem entre si.
-
Era Vitoriana
Embora os charms tenham tido papel em diversas civilizações ao longo do tempo, vamos dar um salto na história. Na era Vitoriana. A rainha Victoria foi uma das figuras mais emblemáticas da história britânica. Inclusive, ela também é uma das figuras da realeza que mais usava acessórios. E as pulseiras de berloques eram suas joias favoritas. Inclusive, por conta dela esse acessório se popularizou entre a nobreza europeia
-
Tiffany&Co
Em 1889, a tradicional joalheria norte americana, Tiffany&Co lançou sua primeira pulseira com berloque. A peça apresentava um pingente de coração pendurado em sua extensão. Até hoje, a pulseira é símbolo da marca.
-
Grande Depressão
Entre a década e 20 e 30, a platina e os diamantes foram introduzidos na produção das pulseiras de berloques, apesar da Crise de 1929 ou Grande Depressão, que trouxe diversos impactos econômicos e sociais.
-
Anos 50
Nessa época, muitas adolescentes americanas passaram a colecionar os berloques para compor suas pulseiras personalizadas. Portanto, foi nessa época que o conceito de usar os pingentes para marcar momentos importantes começou a fazer parte do modelo de pulseira. Inclusive, figuras emblemáticas como Elizabeth Taylor e Joan Crawford ajudaram a impulsionar o acessório.
-
Anos 2000
Então, já nos anos 2000 mais próximos ao nosso contexto atual, as pulseiras de berloques se tornaram novamente objeto de desejo. Especialmente, porque elas tinha um ar vintage super especial
-
Pandora
Nesse mesmo momento, a Pandora que já estava no mercado há 18 anos, lançou o conceito moderno das pulseiras e braceletes de charms. Então, até os dias de hoje, as pulseiras de berloques são usadas seguindo o mesmo conceito.
UMA JOIA FEMININA E CHARMOSA
Partindo exatamente da inspiração acima, usei nesse fim de semana um vestido preto bem feminino com colar de berloques e make também feminina, como na foto.
O batom vermelho conversou com o piercing e o colar de berloques brilhou sozinho.
Usei ainda com outra corrente avulsa, deixando o look ainda mais feminino.
Na verdade, essa joia de berloques pode ser usada como colar, se for ligada ao extensor de ouro como na foto acima, ou também como tornozeleira ou pulseira avulsa como na foto abaixo.
MEU LOOK “DOLCE GABBANA INSPIRED”
Por ser uma joia bem “incrementada”, sugiro usar com base neutra, para que ela brilhe sozinha. Eu escolhi usar vestido e sandália preta para receber em almoço de sábado e um brinco bem pequeno para que não ficasse “too much”.
Amanhã, inclusive, vou mostrar detalhes desse almoço que você amaram acompanhar no instagram nesse fim de semana.
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS