Em 2016, tive a oportunidade de ENTREVISTAR o Renato Tomasi, criador do DMAIS DESIGN. A semana evoluiu para o BHDF , hoje em formato bem mais profissional.
A ideia é aproveitar que a cidade já tem essa vocação natural para o design e envolver todos os setores nesses 15 dias de festival. A exemplo do que acontece em Milão, o BHDF é também uma opção cultural, de conhecimento, negócios e até entretenimento. Veja a agenda do BHDF clicando no azul.
Dentro desse propósito, várias empresas se mobilizaram para criar programações a fim de envolver o público nessa vibe boa do festival.
ARTE FASAM no BHDF
O recém-inaugurado escritório ARTE FASAM quer, além de trabalhar com arte, aproximar o público comum desse universo. Exatamente por isso, me convidaram a pensar junto com elas um calendário de 3 dias de eventos afinados com a exposição do momento.
Os eventos são mediados pela curadora GISELE BENTO e pela artista ISIS GASPARINI. Além disso, elas convidaram o @CHEFELOI para montar uma deliciosa mesa de lanches para quem vem emendado de trabalho e outros programas do festival.
Tudo pensado com muito carinho para que o público conheça o espaço e a exposição. A oportunidade é dentro de um viés bem intimista, já que a artista e a curadora estão presentes.
OS EVENTOS
No 1o. evento de 3a feira, Gisele explicou como a multifacetada arquiteta e designer LINA BO BARDI pensava os espaços de exposição nos museus onde trabalhou. Visionária que era, ela gostava de dar ao público a oportunidade de transitar bem perto das obras. Os cavaletes permitem a observação por todos os lados, inclusive. É dela o desenho dos atuais cavaletes do MASP, um modo único no mundo de mostrar o acervo.
Aliás, é dela também o projeto do museu, o primeiro nessa arquitetura modernista no Brasil. Além disso, é também o mais importante acervo de arte européia da América Latina.
Esse olhar sobre o pensamento de Lina sobre exposicionismo foi o gancho para linkar com a exposição em cartaz na galeria. Isis fotografou espaços expositivos ao redor do mundo, a luz que incide neles, detalhes arquitetônicos e as pessoas que transitavam por eles.
A fotografia, além de eternizar a mágica do instante, tem também a grande vantagem de ser mais accessível. Por esse motivo, torna-se bem atraente para quem está começando uma coleção ou quer uma obra para sua casa nova.
O PROCESSO CRIATIVO
Casa cheia de novo para ouvir Gisele falar sobre como exercitar a criatividade. Embora as pessoas achem que é um dom divino, na verdade é fruto de um exercício diário de observação, curiosidade e inconformismo.
Quanto mais você desenha, se expões a oportunidades criativas ( arte, teatro, dança, viagens etc ), mais você a desenvolve. As pessoas mais criativas da história, praticavam essas ferramentas abaixo. Então, a gente pode também, concorda?
WORKSHOP SOBRE UMA BOA FOTOGRAFIA
O que vem primeiro: a técnica ou a intenção da foto? Através dessa reflexão, Isis nos ensinou a treinar o olhar e a buscar novas possibilidades. Analisou a evolução do enquadramento na história, discutiu a importância da fotografia hoje. Casa cheia de novo. Aliás, hoje é o último dia.
MEU LOOK “CRIATIVO”
Não foi intencional, mas acaba que foi institucional .. rsrs
Pensei enquanto ouvia as palestras que a gente pode exercitar a nossa criatividade mesmo nas mínimas coisas do dia-a-dia. Na escolha do que vamos vestir,por exemplo. Transitar por diversos estilos, mudar o jeito de arrumar o cabelo, testar uma make nova, descombinar conjuntos. Tudo pode ser um treinamento de novas habilidades e possibilidades dentro de uma mesma rotina diária. Eu gosto, aliás, adoro!
A criatividade pode também levar você a novas ideias e possibilidades. Esse brinco, por exemplo, além de ser uma joia, carrega uma mensagem de sustentabilidade. O ouro foi o suporte de uma matéria-prima pouco usual: o osso. Comprei essas peças certa vez na Bahia e fui montando peças aos poucos. Aliás, gosto de interferir na madeira, em objetos antigos, em outras propostas inusitadas fora do lugar comum.
Usei o mesmo brinco no 1o. dia do evento, uma prova viva de que ele pode transitar por vários looks estilos.
E assim a gente vai treinando e aprendendo cada vez mais. Por que a criança é mais criativa do que o adulto? Porque ela brinca, pergunta, experimenta, faz com as mãos. Aos poucos, a gente vai perdendo isso, principalmente porque não quer se expor e nem se arriscar.
Quem perde? A gente! O mundo é abundante de ideias e as possibilidades estão aí, ao alcance de nossas mãos!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS