Os hóspedes da Mondego do Weekend Experience foram surpreendidos com várias delicadezas que preparamos especialmente para eles. Até o cenário colaborou! A neblina típica da cidade apareceu na 6a feira para receber quem chegava em alto estilo.
MIMOS PARA OS HÓSPEDES DA MONDEGO
Os quartos e a pousada eu já mostrei AQUI , mas para recebê-los providenciamos um doce de leite típico e uma pastinha com os melhores restaurantes da cidade e algumas informações sobre a IGREJA SÃO FRANCISCO que fica logo ali, a alguns passos da pousada .
Mas a grande surpresa mesmo foi o Bistrô da Pousada. O espaço foi aberto exclusivamente nesse fim de semana para os hóspedes da WEEKEND EXPERIENCE. Conheci vários ambientes antes de escolher onde seria o nosso jantar. Mas confesso que caí de amores com o charme do bistrô. Paredes de pedra centenárias, uma coifa de cobre gigante e móveis de época autênticos em madeira maciça foram meu ponto de partida para decidir sobre a montagem das mesas.
O COQUETEL DE BOAS VINDAS NA 6A. FEIRA
A gaita suave de @DIMNEGUINHO já era ouvida desde a escada encantando quem chegava, e dessa forma já quebrava magicamente o silêncio da noite ! Assim, quem ia chegando já ia entrando no clima. Além se ser guia bilíngue, ele toca músicas francesas e também mineiras não só em eventos, como também nos seus passeios com turistas. Dessa forma, você pode ver a cidade através dos olhos de um nativo , aquele que conhece todos os seus encantos.
Esse foi o momento para que o grupo se conhecesse e interagisse.
MEU LOOK PARA O JANTAR COM OS HÓSPEDES DA MONDEGO
Eu queria algo festivo, mas que fosse também adequado ao frio e ao lugar. O lurex em ouro velho foi moldura perfeita para valorizar a joia da noite!
Escolhi usar uma cruz da COLEÇÃO ANTIQUÁRIO que lancei nessa noite festiva.
A NOVA COLEÇÃO ANTIQUÁRIO
Exatamente dentro dessa proposta de dar relevância ao que já existe e promover cada vez mais essa economia circular, busquei pessoalmente cada uma dessas cruzes e peças sacras do séc XIX e início do séc XX. Meu papel de designer é fazer delas peças contemporâneas que recebam interferência e provoquem desejo. Aliás, minha nova história com Ouro Preto está abrindo mais uma vez novos caminhos para esse meu trabalho.
Algumas peças serão vendidas sem interferência, em outras eu desenvolvi um design autoral.
As cruzes foram garimpadas pelo antiquário Edson Toledo de Ouro Preto entre peças do final do séc XIX / inicio do séc XX. A partir daí, fui fazer uma pesquisa histórica de forma a interferir na joalheria de época com o devido respeito, acrescentando elementos da joalheria contemporânea.
Conforme esperado, o @CHEFELOI , certamente já muito famoso por suas coxinhas, não só serviu 2 sabores, como também acompanhou com o espumante da CASA VALDUGA . Aliás, essa foi a vinícola parceira da harmonização sugerida.
AS MESAS DO JANTAR GOURMET DO CHEF ELOI NA MONDEGO
Como vocês já sabem, sempre penso muito de organizar as minhas ideias para montar as minhas mesas. Dessa vez eu teria que usar pratos brancos para valorizar a comida refinadíssima que o @CHEFELOI estaria apresentando naquela noite. E queria muito aproveitar aquele ambiente soturno de uma taberna antiga, valorizando-o com velas e elementos simples.
Parti então da ideia de distribuir tomates em ramas e crisântemos amarelos entre os pratos e guardanapos, cada um disposto de uma maneira diferente, dando movimento ao conjunto.
Repare como os tomates e as flores amarelas fizeram um lindo contraste com a sobriedade do ambiente.
Os guardanapos em xadrez e listras foram posicionados de forma diferente , assim como foi feita também a colocação do cardápio impresso .
. Aliás, seria a Festa de Babette ou um quadro de Rembrandt ? O cenário era propício para o lançamento da Coleção Antiquário em Ouro Preto. Certamente uma noite para ser lembrada!
OA FESTA DE BABETTE DO CHEF ELOI
Assim sendo, às 20 horas, descemos para o bistrô aberto apenas nessa noite exclusivamente para o grupo do evento. Embora o cardápio já tivesse sido previamente anunciado, a sequência de 5 pratos surpreendeu a todos, ainda mais tendo como inspiração o filme A FESTA DE BABETTE .
* Ceviche de Vieiras frescas com limão siciliano e vinagrete de tomate cereja com endro dill.
*Sopa de tomates com crisps de azeitonas pretas, pistache e basílico com mini torradas.
* Cauda de lagosta grelhada com azeite de ervas e espaguete nero com creme de limão e manga com broto de beterraba.
*Codorna recheada com palmito folhada e creme de baroa com trufas raladas ao molho de zimbro.
* Enfim, a sobremesa :Peras cozidas na tangerina com souflê de chocolate e purê de frutas vermelhas.
Posteriormente, ao final do jantar , o chef veio até o salão receber os devidos aplausos.
Certamente , sem sombra de dúvidas, ele nos proporcional uma noite maravilhosa!
Certamente, por tudo isso, eu só tenho a agradecer à Mondego pela confiança depositada em mim! Assim agradeço também a esse chef que acredita , topa e sonha junto e a essas pessoas maravilhosas e de coração aberto que quiseram fazer desse fim de semana algo muito especial.
Dessa forma, recebam meu Muito Obrigada mesmo, de coração!
Afinal , foi muito lindo ver vocês aproveitando a energia incrível dessa nossa Ouro Preto!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS