Como fui sem programação, vou dividir as minhas dicas de Itaipava com vocês, já que as viagens de carro voltaram à cena.
Esse é o cenário no qual as pousadas recebem seus hóspedes e essa é uma pousada simpática ALBERGO DEL LEONE , com as SUITES LUXO E CHALÉS ( recomendo só essas ) com bom custo-benefício. A ideia é estar sempre em meio à natureza, ao pé de montanhas e Mata Atlântica, mesmo a pousada de fácil acesso sendo colada na rodovia 040, e portanto, perto dos restaurantes gostoso da região .
A piscina fica colada na mata e ao lado corre um fiozinho de água que desce da montanha.
Uma delícia desfrutar desse silêncio e paz com cheiro de mato e ouvindo canto de passarinhos.
A sauna linda em vidro tem saída para a piscina, conforme você vê na foto,
Pertinho do Rio ( 98 km ) e razoavelmente de BH ( 360 km ), pode ser um gostoso pit-stop no caminho do Rio, ou mesmo uma parada gostosa por 2 ou 3 dias para curtir esse astral de montanha.
Saindo do Rio, 1 hora e 30 depois de estrada linda na Serra, já chegamos para curtir o dia.
Algumas pousadas ficam mais afastadas do centrinho , no meio dos vales e montanhas ao redor. Essa é a linda LES ROCHES , com chalés com hidro, lareira, etc. Uma opção para quem quer ficar mais recluso e junto à natureza, mas sem circular tanto pela vila.
Hospedagens românticas para casais fazem parte da “cara” do local, portanto, espere encontrar lareiras acesas em todos os lugares para combinar com o friozinho gostoso que faz.
DICAS DE POUSADAS
Peguei dicas com o @WILBERTNOVAES , um mineiro craque no bem-viver, que por ser de Juiz de Fora, está sempre por lá nos finais de semana. Ele indica : QUINTA DA PAZ ( pousada-boutique ), TANKAMANA , LA BELLE BRUNA ( em Araras ) e LOCANDA DELLA MIMOSA . Se você clicar no azul , vai abrir em cada uma delas.
O QUE VESTIR
Roupas e calçados confortáveis e prepare-se sempre para um friozinho, mesmo nos meses mais quentes.
E na hora do jantar, mesmo no verão,nunca vá sem manga comprida ou xale, etc
O QUE FAZER EM ITAIPAVA
É um lugar de descanso e relaxamento, sem grandes pretensões. Passear a pé pelo centrinho com lojinhas típicas e shoppings de madeira, fazer caminhadas, trilhas e cavalgadas, visitar cachoeiras, fazer turismo gastronômico rural ( queijos, vinhos, trutas) , ver o por-do-sol no Mirante da Serra ou no Vale da Lua, aproveitar os restaurantes da região.
DICAS DE RESTAURANTES
O Wilbert me deu essas dicas , mas nem todos ficam abertos durante a semana. Cheque antes.
PERGUGINO ( italiano ) – LOCANDA ( tradicional, refinado ) – BORDEAUX ( petiscos, comidinhas e vinhos ) – MARIA MARIA ( almoço e jantar – pízza á lenha ) – BENDITO ARMAZÉM ( vinho , pães, delicatessen ) – PARADOR VALÊNCIA – AFRÂNIO ( em Araras para almoço ) .
De noite, os lugares têm luzinhas e velas, nesse sentido, são bastante romênticos. A foto acima é no BORDEAUX. De dia, ombrellones, muito verde e uma vibe gostosa e relaxada.
As fotos abaixo são do @EMPORIOMARIAMARIA e @BENDITOARMAZEM , um lugar incrível com carros antigos, restaurante, loja de roupas e antiquário e coisas de casa. IMPERDÍVEL, meu lugar preferido!
Esse é o LOCANDA DELLA MIMOSA , hospedagem de luxo ,bem como um restaurante refinado.
Pedimos o bacalhau confitado e o risoto de rabada, carros-chefe da casa, e portanto ambos deliciosos!
AFRÃNIO
Além de lindo e delicioso em Araras, no meio da mata, servem uma comida ótima, com destaque para o bacalhau.
Quem tiver mais dicas, me envie para que eu possa acrescentar aqui e aumentar nosso repertório de ITAIPAVA.
Assista à LIVE sobre RIO E ARREDORES no instagram @PATDIAS_PD .