Azulejaria em Ouro Preto : Busquei esse curso de ao ver a matéria no jornal, aliás, esses assuntos muito me interessam.
Não conheci esse Palácio em Portugal, mas já estou enlouquecida para conhecer também.
O TEMA AZULEJARIA ME ATRAI
Simultaneamente, é interessante ver como as peças do quebra-cabeça se encaixam. No último SPFW , o desfile que mais amei foi do Reinaldo Lourenço , sobretudo pela temática Azulejos . Pois ele ficou 30 dias em Portugal pesquisando desenhos e cores , assim como trouxe de uma maneira muito linda para sua coleção. Clique AQUI para ver e depois volte ao blog.
Pois bem, me inscrevi no curso de 2 dias que terminou ontem. Tudo incrivelmente interessante, a começar pelo local do curso. A CERÃMICA SARAMENHA começou a ser produzida em Ouro Preto no séc XIX, e de uns tempos para cá , tomou novo impulso pelas mãos “ apaixonadas “ De Paulo Rogério que tive o prazer de conhecer no curso. Ele não só está revitalizando esse tipo de cerãmica tão típica das nossas Minas Gerais, como está querendo começar a produzir azulejos em seus fornos, para atender a uma demanda totalmente órfã no Brasil. Por isso ele trouxe a craque Maria Tereza de Portugal para dar esse curso, e veio gente do Brasil inteiro.
A OFICINA DE AZULEJARIA NA SARAMENHA
Ela começou ensinando sobre o pigmento azul cobalto – o azul português – essa é a cor característica dos azulejos de lá, e aliás, Portugal é líder na azulejaria mundial. Aprenderam com os espanhóis que haviam aprendido com os árabes quando foram dominados por eles, e esses com os chineses – daí o tradicional azul e branco – De vez em quando, colocam uma nuance de amarelo, mas é raro. Essa foi a técnica com a qual mais me identifiquei, e pintei “ ensandecidamente “ rsrsr
Tudo muito artesanal e muito autoral. Primeiro, desenha-se um risco em vegetal, fura-se com agulha todo o contorno e aplica-o sobre o azulejo.
* curiosidade : mistura-se açúcar de confeiteiro ao pigmento para trabalhar em azulejo já cozido e esmaltado industrialmente.
O desenho vai evoluindo e ficando cada vez mais bonito!
Ela pediu que fizéssemos 2 – fiz de cara 6! kkk e ainda um anjo enorme que não fiz foto!
Depois eles vão para os fornos a 1000 oC. Tudo super rústico, feito á moda antiga – uma maravilha! É claro que eu estava de JÓIAS PD!
Que tal essa sala de aula com vista??
O Espaço Saramenha fica na beira da Rodovia dos Inconfidentes – km 86 – Eles têm, no mesmo local, uma hospedagem – na verdade, é uma casa para 12 pessoas para aluguel, mas na ocasião, cederam os quartos para o pessoal do curso que optasse por ficar perto do local das aulas. Foi o que eu fiz:
Optei ficar à moda mineira – tudo simples, mas feito com carinho !
E as quaresmeiras? Como a propriedade é no meio do mato, elas estão por todo lado!
E por falar em Quaresma, nada como estar em Ouro Preto nessa época. A cidade fica toda voltada para as tradições religiosas, com os panos roxos nas janelas e as celebrações acontecendo. De sábado para Domingo eles farão os tapetes de serragem!
CASA CÂMARA EM OURO PRETO
Aproveitei para conhecer a Casa Cãmara , que eu havia acabado de ver no site ND, que sempre dá ótimas dicas! O Rodrigo – aka Studio Futton – vai inaugurar amanhã sua loja/ antiquário , logo ali em frente á Igraja do Rosário, onde funcionava há muitos e muitos anos a loja de seu avô Arlindo. As peças têm uma curadoria criteriosa e são bárbaras.
De quebra, ele ainda mora em cima, nesse solar deslumbrante do sec XVIII , que já foi moradia do artista Nello Nuno na década de 60. Na outra casa da familia, viveu Joaquina , a filha de Tiradentes. A vista da sala para a Igreja do Rosário é de cair o queixo.
Em síntese, Ouro Preto tem mesmo muita história, e como eu sempre fico louca para entrar dentro da intimidade dessas casas, não resisti e fiz fotos e mais fotos!
Em seguida ainda fui jantar no O PASSO – e fiquei no terraço nessa noite de lua cheia!
Aliás, andar a pé nessas ruas é voltar no tempo!
No dia seguinte, acordei assim e em seguida já fui direto para mais um dia de curso na Cerâmica, dentro da mesma propriedade!
SIGA @PATDIAS_PD NO INSTAGRAM
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.