A PIAZZA DELLA REPUBBLICA foi local de um forum romano e coração da Florença medieval. Se você chega até meados de janeiro, é assim que você a encontra : vestida de diamantes!
Esse agitado centro foi criado em 1880 como parte de um plano controverso de “melhorias cívicas” , que envolveu a demolição do antigo mercado, do gueto judeu, de cortiços , e a realocação de quase 6 mil moradores. Hoje a praça é de novo o coração da cidade. Arte por todo lado nas mais variadas formas, até mesmo no chão!
Ali moram também as melhores sorveterias da cidade! A fama não é a toa!
Todas as inúmeras lojas de fast fashion estão na praça, vários hotéis e um alto tráfego de pessoas, que cruzam a praça passando pelo carrossel. All black funciona bem para inverno, e essa foi minha escolha para esse dia de temperatura amena, e claro: pausa para fotos! Quem nunca?
completei o look com brilhantes e ônix
Nessa área ficam vários cafés históricos, dentre eles o lindo CAFÉ GILLI , que funciona desde 1733 e veio transferido para essa praça em 1910. O interior art nouveau está lindamente preservado.
Amei esse arranjo de flores que muda a cada dia!
Do último andar da loja RINASCENTE na praça mesmo, avista-se o DUOMO e o mar de telhados em “50 tons de bege” característicos da cidade.
A caminhadinha é curta até o Duomo , mas quando a gente chega … .. surreal !!!
Além do nome particular, a planta do Duomo de Firenze também é muito incomum. Não é uma cruz latina ou cruz grega (4 lados iguais), mas uma junção entre uma planta longitudinal típica das Basílicas Paleocristãs e de uma planta central. O mais interessante é que na região onde se encontra o altar, em planta se vê o contorno de uma flor estilizada, que retoma o nome da igreja e da cidade.
Quando Arnolfo di Cambio, arquiteto da catedral, foi encarregado do projeto, recebeu o pedido de realizar “a maior e mais bela igreja nunca antes construída”. E assim ele o fez: cumprida 153 metros, larga 38 no ponto mais estreito e 90 metros no mais largo e altura de 86,7 metros. Por muito tempo o Duomo de Florença foi o maior do mundo. Hoje ele encontra-se na quarta posição, depois de San Pietro em Roma, Saint Paul em Londres e do Duomo de Milão.
Quando foi projetado em 1294, a construção de uma grande cúpula ( mais de 100 m de altura ! ) se tornaria o novo símbolo de Firenze, mas antes de Arnolfo morrer no início de 1300 , ele havia conseguido realizar apenas parte da fachada que por séculos ficou incompleta. Na parte interna da cúpula, os quase 4.000 metros quadrados retratam o Juízo Final, pintado por Giorgio Vasari e Federico Zuccari entre os anos de 1572 e 1579.
Em 1864, Emilio de Fabris venceu um concurso para uma nova fachada, que é a que vemos hoje: um enorme e magistral trabalho de mosaico em mármores coloridos em estilo neogótico, com uma volumetria dinâmica e harmoniosa. Pronta em 1887, foi dedicada à Virgem Maria, e é ricamente adornada com estatuas de desenho elegante e austero . Em 1903 terminaram-se as monumentais portas de bronze, com várias cenas em relevo e outras decorações.
Nas proximidades do Duomo, fica ainda a mais icônica multimarcas da cidade: a Luisa Via Roma – As vitrines são sempre “ talk of the town “.
Entrar no número 19 da Via Roma, pertinho da praça da Duomo, em Firenze, na Itália, é uma experiência diferente por vários motivos. Ali, fica a sede física da Luisa Via Roma, uma das gigantes de venda on-line de moda no mundo. Embora a empresa exista desde a década de 1930, nada aqui funciona no esquema tradicional. Muito pela mão do CEO da empresa, Andrea Panconesi. Apaixonado por moda, ele dirige pessoalmente cada detalhe e está sempre em busca de novos nomes para compor seu portfólio. Por esse motivo, é comum ver grifes estabelecidas como Dolce&Gabbana, Armani ou Balmain lado a lado nas araras com estilistas que podem ter acabado de estourar. Ou que ainda vão. Os buyers são mais “olheiros” do que compradores. Viajam o mundo inteiro à procura de novidades ultrafresh. Vale a visita!
Contato: [email protected] / @patdiasjoias / whats app 31 99955-5410
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.