Dessa vez fomos para Trancoso e arredores com filhas nas férias de julho. Trancoso, Ajuda e Caraíva foram as cidades da vez!
Descendo no aeroporto de Porto Seguro, a 1a. cidade em direção ao sul é Ajuda. Olha essas fotos que tirei desse jardim tropical lindo e exuberante na nossa pousada em Ajuda. Achei muito lindo!
ARRAIAL DA AJUDA – A PORTA DE ENTRADA DO LITORAL SUL
Como moro em casa e tenho jardim grande, fiquei com “invejinha” desse jardim bem cheio e com cara de Brasil! Essas plantas tropicais são as mais resistentes e adaptáveis ao nosso clima.
A faixa litorânea da Bahia é a região com a maior umidade do estado, e por isso, abriga uma uma vasta vegetação de mangue e restinga e também uma exuberante floresta tropical – a MATA ATLÂNTICA, que pela sua grande biodiversidade, é uma das florestas mais importantes do planeta.
O problema? Como ela segue toda essa faixa tropical litorânea, começou a ser devastada desde o início da chegada dos portugueses em 1500 para a retirada do pau-brasil. A devastação continuou com a implantação das maiores cidades do país nessa mesma faixa. Há algum tempo, tem havido uma maior preocupação com a preservação e com a reconstituição dessas áreas e nos projetos de paisagismo, as plantas nativas e/ou adaptáveis são as mais usadas para não interferir na biodiversidade. Uma planta exótica pode tornar-se invasora, causando a morte das espécies locais e um consequente desequilíbrio ambiental.
MAS POR QUE EU FUI PARAR NA BAHIA?
COMO ESCOLHO MEUS ROTEIROS?
COMO MONTO MINHAS VIAGENS?
Estava aqui analisando “com meus botões ” .. rsrs
Bem, eu realmente viajo muito, mas percebi que há séculos não escolho um destino aleatoriamente ou simplesmente por “apenas” alguma vontade especial, acreditam?? As coisas vão acontecendo, e eu sempre preciso me “encaixar”. Só que eu me encaixo DE VERDADE: eu arrumo um destino, foco nele e nos pontos de interesse e a gente aproveita “até o bagaço” rsrsr
SUL DA BAHIA DESSA VEZ
Dessa vez, a Gabi estaria naquela viagem típica de 3o. ano para Porto Seguro. Como sempre temos o hábito de viajar com elas nas férias escolares, não gostaríamos de quebrar isso, não importando para onde fôssemos. Esse é o nosso tempo precioso de convivência intensa, de atenção exclusiva a nós mesmos, e a gente preza e defende esses momentos a ferro e fogo. São apenas 15 dias de férias escolares em julho, e dentro desses, ela estaria em Porto durante 7 dias.
Outra coisa: nosso ritmo de viagem é em slow motion: a gente fica MUUUITO tempo nos lugares, aproveitando MESMO e conhecendo MESMO. E a gente se desloca pouco, o mínimo possível! Então: se a Gabi estava na Bahia, era para lá que iríamos para otimizarmos nosso tempo/deslocamento. Enquanto ela estava em Porto, eu, marido e Rafa ficamos em Trancoso, minha praia preferida no Brasil.
Ao final da semana, ela não voltou com o grupo para BH : nos encontrou em Trancoso, e seguimos no dia seguinte para Caraíva, local que elas ainda não conheciam e a gente queria mostrar . Arraial da Ajuda foi a nossa ultima noite, para já ficarmos já próximos do aeroporto na volta.
TRANCOSO E ARREDORES
A Costa do Descobrimento engloba o litoral que vai de Belmonte até Prado e leva esse nome por ter sido a porta de entrada dos portugueses no Brasil. Essa região ao sul da Bahia é extremamente rica em diversos atrativos naturais, e também se destaca por ser considerada o berço da história e da cultura brasileira.
Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal , na região de Caraíva, em 22 de abril de 1500. Só que as treze embarcações resolveram atracar com segurança mais ao norte em um lugar que hoje é chamado de Santa Cruz de Cabrália.
Nessa região, hoje o turismo gira em torno de Santo André, lugar que ainda não conheço, e ouço maravilhas a respeito. Abaixo fica Porto Seguro, local central dessa rota por sediar o aeroporto e o turismo de massa. Como d-e-t-e-s-t-o locais muvucados, esse não me atrai.
Mas foi a partir daí que iniciou-se a ocupação do Brasil pelos homens brancos, com mais de 600 pessoas enviadas pelo rei para fundar a vila Nossa Senhora da Pena, conhecida hoje como a parte alta da cidade de Porto Seguro. Toda esta história está estampada em toda a região na medida em que nós nos deparamos o tempo todo com construções coloniais e com diversas aldeias indígenas.
A LOGÍSTICA DO TRAJETO
O ideal teria sido dar um esticão até Caraíva, depois ficar em Trancoso e a última noite em Ajuda pela proximidade do aeroporto. Mas por causa da logística com a Gabi, Caraíva ficou para depois. Se eu ainda não conhecesse Porto Seguro, eu passaria essa última noite lá apenas mesmo para conhecer a parte histórica. Mas como a gente já fez isso antes, optamos por Ajuda mesmo.
Eu já havia me hospedado antes no Hotel do Parque Aquático com filhas bem pequenas, e depois disso nunca mais. Sempre optei mesmo por ficar mais ao sul nas praias menos cheias. Há 4 anos atrás, jantei na minha última noite de em Ajuda e fiquei aterrorizada com a super-lotação da vila no verão.
Dessa vez era inverno, e mesmo eu estando reticente, a maioria venceu. Abri mão de uma das 3 noites em Caraíva ficando apenas 2 e seguimos para uma noite em Ajuda. Reservei pelo telefone mesmo uma pousada na praia, sem grandes luxos, mas bastante confortável e pé na areia, para mim , uma condição. Tem gente que prefere ficar no alto na praça … It´s up to you !
A Pousada Atmosphera é simples, mas tem essa carinha simpática e preços honestos. São apenas 16 apartamentos e a arquitetura me lembrou Búzios – as cores, o estilo e o paisagismo. Rede na varanda e uns caprichos aqui e ali:
Meu olho gosta de ver e filtrar coisas legais: eu amei essas cadeiras coloridas nas varandas e na área da piscina. Vou incorporar essa idéia aqui em casa também. Achei alegre!
E vou investir também em umas almofadas de folhagens, já que estou ” no mood ” … rsrrs
A LEITURA “TEMÁTICA” DA VEZ
Não adianta : sou temática mesmo ! rsrs Posso ir ali na esquina, que já volto ” nativa ” ! Quero comer ( e fazer! ) a comida do lugar , copiar a decoração, os detalhes, etc etc / Que livros levei?? rsrs … Advinha!
Li ambos, nessa ordem: A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA é um livro que comecei não gostando e terminei amando. Daquelas coisas que todo brasileiro deveria fazer! Eu nunca tinha lido e fiquei super tocada com a forma emocionada que Caminha descreveu os primeiros sentimentos em relação ao Brasil : eles ficaram encantados com o paraíso tropical , com a Mata Atlãntica , os rios, as aves, as frutas, tudo absolutamente diferente da Europa, India e África , locais já conhecidos. Os índios foram amáveis e os primeiros contatos foram carismáticos. Recomendo a leitura!
A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO de Eduardo Bueno, é uma delícia do início ao fim, pois ele escreve fácil para leigos sobre a história do Brasil. Fernando Henrique Cardoso apresenta o livro assim: ” Uma das artes mais difíceis é a de escrever bem, de modo claro e sintético, mantendo-se fiel aos acontecimentos. Pois é isso que Eduardo Bueno consegue em uma síntese de séculos de nossa história. Não há melhor introdução para um público não especializado que queira ter uma noção da história do Brasil ”
Dessa maneira, eu me situei no local que estava visitando, dentro do contexto histórico em que ele se encontra. E foi muito rico para mim, ainda mais por eu ter acabado de voltar de Portugal e ter visitado vários dos locais que os dois livros mencionam. Aliás, para quem gosta de ler, fica a dica: em viagens, leia livros relacionados . Enriquece muito e faz aumentar o seu interesse no que você está vendo e vivendo.
EM QUAL PRAIA FICAR NO LITORAL SUL?
Como escolher em qual praia se hospedar na Costa do Descobrimento- Trancoso e arredores? Depende de quantos dias você tem. Eu tinha 10 e escolhi 6 em Trancoso, 2 em Caraíva e 1 em Ajuda no final. Esse post do site VIAJE NA VIAGEM ajuda demais a escolher onde ficar. Li também que vale a pena dividir entre um vilarejo mais arrumadinho ( Ajuda ou Trancoso ) e um outro mais remoto/rústico se for seu perfil ( Caraíva ou Espelho ) . Foi o que eu fiz.
EM ARRAIAL DA AJUDA
Vamos falar de Arraial da Ajuda? Você, quando chega em Porto Seguro, já se dirige ao sul e o primeiro contato é com a travessia para Ajuda de balsa. Certamente você já começa a mudar de ares dali mesmo. A gente seguiu para Trancoso, mas vou falar logo sobre Arraial , já que comecei falando das plantas e da pousada.
A principal e mais movimentada praia é Mucugê e foi onde fiquei , embora para mim, seja ” too much” … Mas …. as meninas gostaram! E … no inverno estava ok! Porque no verão … só Jesus na causa ! Lotaaaaaada!
Na praia de Mucugê, descobrimos que a melhor barraca é a LA PLAGE . Tem conforto, DJ com boa música, serviço ótimo, comida boa, massagem, etc – Gostei de ter pegado praia aí.
Nessa mesma Rua Mucugê se concentra também o movimento à noite, se você sobe em direção à vila. São restaurantes dos mais variados estilos enfileirados ao lado de lojas, muvucas, bares, etc No verão fica superlotada também! Vale a pena pegar indicação de restaurante – tem muito gato por lebre!
Achei fofos esses sabonetes “temáticos” ( rsrs tão eu!!! ) com as frutas da região e com seus cheirinhos característicos! Uma fofura! Na Rua Mugugê, 37 – loja VIVAH – Eles já montam as cestinhas para presentes, inclusive!
siga @patdias_pd no instagram