Antes de arrumar minha mala para 10 dias na Bahia, pesquisei em vários blogs e livros para fazer um post bem legal sobre malas de praia.
Só que … eu não me encaixei em nenhum, infelizmente … São listas prontas, de quantidades certas, de looks neutros para otimizar a mala e tudo combinar com tudo. Enfim : Essa pessoa neutra DEFINITIVAMENTE não sou eu! rsrs
A MINHA MALA OTIMIZADA PARA 10 DIAS NA BAHIA
Resolvi , então, dividir com vocês a minha experiência pessoal no assunto. Lembrando que nunca levo coisa demais e nem mala demais. Para essa viagem, levei 1 mala média – e só!- com 17 kgs –
Nada na mão, exceto minha bolsa! E lembrando ainda que , na qualidade de mãe, sou eu quem leva os remédios, protetores solar da família toda, etc etc
MINHAS REGRAS BÁSICAS
- Eu gosto de fazer mala, acredita?? rsrs Só que eu demooooro! Gosto de deixar a mala no chão do meu closet ( é possível, pois eu tenho um espaço só meu e é bem grande! Quando eu não tinha, eu colocava a mala debaixo da cama enquanto estava montando.) Esse tempo pode ser 2 dias, 4 dias … pois faço aos poucos.
- Primeira coisa: adequação ao clima – uso o app TEMPO do i-phone e vou acompanhando o clima da cidade 1 semana antes. Dessa vez, inverno na Bahia, os dias seriam em torno de 24 a 26 o e as noites em torno de 22 o. Casaquinho de tricô resolveu bem o friozinho das noites de julho.
- Havia a certeza de chuvas e elas realmente aconteceram todos os dias. Chovia muito forte de madrugada e no início da manhã até umas 9:30/10 . A partir das 11, o sol começava a abrir e a gente ia para a praia. Sinceramente? Não incomodou em nada, e até preferi ir para a Bahia no inverno ( pela 1a. vez! ) do que no verãozão, pois sofro muito com sol forte.
- Segunda coisa: adequação ao local – avalio MESMO para onde estou indo e gosto de me sentir uma pessoa inserida no contexto. Não falo que sou temática?? rsrs / Acho as viagens ótimas oportunidades de me reinventar e de me permitir. Na Bahia, quero estar com cara de Bahia e levar “coisinhas” que me façam entrar no clima e me abstrair da cidade de onde venho – BH – e da vida que levo no meu dia-a-dia.
ESSAS COISINHAS PODEM SER:
- um chapéu panamá pintado a mão; um óculos espelhado bem doidão; flor para o cabelo; maquiagem colorida; brinco de pena; batas de renda; jóias em turquesa e coral; bolsa de praia com cara de praia; um lenço amarrado na cabeça de maneira interessante; uma bolsa étnica bem colorida… etc etc
QUE TIPO DE VIAGEM VOCÊ ESTÁ FAZENDO?
- Adequação ao estilo e programação da viagem é fundamental! Que tipo de lugar é esse? Tem alguma festa na programação? Como se janta á noite? O que se faz de dia? Nesse caso de passar uns dias na BAHIA: os dias são sempre na praia e as noites são nas vilas. Em Trancoso, todo mundo faz um estilo “casual-hippie-chic-colorido-estou de férias” rsrsr e em Caraíva, a exigência é havaiana nos pés, pois as ruas são de areia. Nada de salto em nenhum dos lugares, e só levei 2 sapatos ( um jeans e uma rasteira amarrada e mais 1 havaiana branca simples para a praia e para Caraíva .
A INSPIRAÇÃO DA MINHA MALA
De onde tiro o Norte da minha mala? Sempre tenho alguma inspiração – dessa vez, as VOGUES de maio, junho e julho que estavam mostrando o verão europeu e a moda de lá.
Pego essas influências ( que são todas up-to-date ! ) e me viro com minhas próprias coisinhas mesmo. Ah! Uma indulgência : sempre compro uma coisa nova para a mala – “for luck” ! Dessa vez esse biquini de tricô super hippie-chic da SOFIA by VIX !
INSPIRAÇÕES
Defini que a minha “estampa azulejo ” seria a calça PUCCI e os geométricos eu completei com as blusas.
O meu ” vestido em chamas ” eu ainda ia incendiar mais ainda com corais
Reparem na maquiagem colorida : um truque a jato que muda tudo e não ocupa espaço na mala! Adoro!
tudo velhinho … tudo MAC
- Definido o ” estilão ” da mala, eu penso se o esquema de cor está afinado. Nunca tenho malas neutras – tenho bases neutras + 2 cores ( dessa vez, azuis e vermelhos ). Detalhe: esse ” estilão ” da mala, eu gosto que tenha o ” estilão ” do lugar … rsrs … exemplo: minha mala de praia no Algarve há 2 meses atrás, não tem nada a ver com essa mala de praia de Trancoso… Nada disso aqui abaixo estava na outra mala !
- Dá trabalho? Dá ! Toma tempo? Sim! Mas tudo isso acontece ANTES da viagem acontecer. Na hora H, eu me arrumo em 15 minutos, pois já foi tudo extra programado e está tudo extra organizado. Eu peso na balança e acho que compensa eu perder esse tempo em casa, e não na viagem. E mais: nos dias em que estou arrumando a minha mala, estou entrando no clima: estou sabendo da temperatura, da programação, estou lendo sobre o lugar.. enfim, já começo a viajar fazendo a mala. Deve ser por isso que gosto de fazer malas! rsrs
- Ah!Eu experimento tudo! E prego botão, mando apertar, encurtar, alargar, etc Aproveito e dou uma arrumada no closet , circulo a energia das minhas próprias coisas e dou a elas uma oportunidade de passear. Nessas horas, às vezes, me deparo com coisas que podem ser eliminadas e com outras que eu nem me lembrava que gostava tanto! Faço um quebra-cabeça para que eu possa repetir peças sem ficar com a mesma cara e esse quebra-cabeça me ajuda na escolha das jóias.
AS JOIAS PARA UNS DIAS NA BAHIA
Esses vermelhos e azuis combinariam com tudo nesse mood BAHIA , e ainda sempre curto levar algo não-jóia : dessa vez, a pulseira em resina imitando um coral e o colar de sementes comprado na última vez que estive em Trancoso feito pelos indios pataxós.
- Dei uma checada no BLOG DA CONSUELO para ver como ela se virou com sua mala para St Tropez no mês passado. Ela também segue um “color scheme” e abusa dos acessórios, porém é bem mais clássica do que eu. Leia no azul . Aliás, ela é sempre uma inspiração para quem já passou dos “enta” – inteligente, engraçada, descolada, viajada e escreve super bem! #ficaadica
- Outra que pensa como eu : a HELENA LUNARDELLI faz uma coisa que faço também em 2 situações diferentes: O closet – pirâmide. Quando eu compro uma roupa nova, sempre quero usá-la da maneira ” certa ” : no lugar certo, na hora apropriada, com os complementos perfeitos, e inclusive eu espero ” essa conspiração de fatores ” acontecer … rsrrs .. A partir daí, minha amiga, a mesma roupa que JÁ foi à festa, vai para o clube, para o almoço, para a praia… para onde precisar. O meu preciosismo e a minha brincadeira de ” Style me ” desaparece depois do 1o. uso. Na mala faço o mesmo: Uso primeiro de noite alguma peça, e depois lasco ela na praia. A mala fica pela metade: o que foi roupa ,vira saída – e como é mais ” arrumadinho ” posso andar na vila, posso almoçar onde eu quiser etc etc… Funciona super bem para mim há anos e para a Helena também. Clica no azul.
PESQUISAS NO SITE
Se você clicar na categoria VIAGENS, elas aparecerão em ordem cronológica, das últimas para as 1as. Para ser mais específico em algum destino, clique nas tags ( EXEMPLO : NORDESTE BRASIL para ver essa e a última em Trancoso há 4 anos atrás ) . Se quiser saber sobre malas, clique na tag O QUE VAI NA MALA – também vai abrir cronologicamente, da última para a primeira )
CONVERSE CONOSCO
- E você? Como faz sua mala de praia? Conversa com a gente aqui pelo email [email protected] , no instagram @patdias_pd ou me manda wahts app 31 99955-5410. Vamos colocar nossas opiniões no post de praia?