Caraíva é daqueles lugares que você precisa se informar bastante antes de ir para saber se é ou não a sua praia para não se decepcionar.
Tem gente que ama! Tem gente que detesta! por isso, hoje vou mostrar aqui bem detalhadamente essa vilazinha isolada do mundo para você saber direitinho se vale a pena ou não para você.
O TRAJETO DIFÍCIL ATÉ LÁ
Estou colocando assim os mapas bem explicadinhos, porque eu não entendo muito bem como as pessoas conseguem fazer bate-volta para Caraíva , às vezes vindo até de Porto Seguro!
Antes de mais nada, se Porto Seguro até Ajuda já é longe e ainda tem uma balsa para atravessar o rio no percurso, imagina o resto!. Logo depois, de Ajuda a Trancoso são mais 20 km de asfalto sem demarcação nem iluminação, ao passo que até para transitar para jantar ( sem beber nada nunca ?? ) é complicado! De maneira idêntica, de Trancoso a Caraíva são mais 50 km, sendo 40km de estrada de terra bastante ruim.
De acordo com minhas experiências, se a estadia for longa, pode e deve ser dividida: se gosta de agito e muvuca, fique em Ajuda e Caraíva. Se gosta de lugares mais exclusivos, fique em Trancoso e Caraíva, tal qual minha opção. E se eu tivesse que escolher um pouso só, seria CERTAMENTE Trancoso, pelo conjunto da obra. Fica no centro de todos os passeios e ainda tem pousadas e restaurantes deliciosos.
Mas … Caraíva tem seu público!
Como estávamos de carro alugado, ele ficou do outro lado do rio nos dias em que estivemos lá. O único jeito de entrar na vila é fazendo a travessia nessas canoas.
Caraíva é cercada pelo rio, pelo mar e do outro lado pela reserva indígena. Por esse motivo, lá dentro não circulam carros. Melhor já chegar de havaianas.
Me agarrei em lenço e corais vermelhos – no mood !
Parece Veneza, né?? rsrs
ONDE FICAR EM CARAÍVA?
Em Caraíva, beira-rio é mais importante que beira-mar. Por que? Porque as ruas são de areia e não são iluminadas à noite. Como tudo acontece na beira do rio, se você já está lá, facilita demais. Nosso barqueiro, por exemplo, nos deixou na boca da Pousada Lagoa, a melhor opção beira-rio na vila. Se estivéssemos na praia, ou longe do rio, seguiríamos de carroça para a pousada.
As casinhas são assim: não é estilo rústico-chique como Trancoso! É rústico-rústico mesmo!
Essa é a rua principal. De noite essas casinhas são restaurantes, forrós e fica todo mundo na rua!
A POUSADA LAGOA
Esse é um dos 7 bangalôs da POUSADA LAGOA , no melhor ponto da Vila.
De manhã, o café-da-manhã é servido com essa vista singela.
Tudo muito simples, mas muito atencioso. Leve repelente, pois é beira-rio e tem um lago no meio do lote.
FIM DE TARDE BEIRA-RIO
Direto da praia, todo mundo para no Boteco do Pará para pastéis, caipis, almoço, PF , etc
No final do dia, a gente voltava para a Pousada, saía para jantar, ouvir música, tem o forró ( mas abre meia-noite …)
A NOITE EM CARAÍVA
Esse acima é o Bar do Porto, na beira-rio, sem telhado, MPB de 1a. ao ar livre! Amei esse lugar! E abaixo, é o Bar Lagoa, na mesma pousada. Vira point descoladinho à noite. Música mecânica.
vestido M MISSONI + havaianas + bolsinha do México + JÓIAS PD
colar indígena + colar com coral + brinco em ouro , esmeraldas e pena de arara azul
Ainda na vibe de make colorida em outra noite em Caraíva.
brinco em ouro amarelo, citrine, esmeraldas e pena de arara-azul
O melhor restaurante de Caraíva é o CACHAÇARIA , também na beira-rio. Chef paulista, comida divina!
Coral, turquesa e cor-de-rosa tudo junto e misturado
DE DIA – O QUE FAZER EM CARAÍVA
A descida dura 1 hora e 40′ e o melhor horário de correnteza é meio-dia. Fizemos o final puxados pelo barco.
Fomos também aldeia indígena BARRA VELHA dos índios pataxós. Só eles podem levar turistas de bugre, pois só eles têm a permissão de trabalhar nas áreas delimitadas. Pega-se o buggy na praia e segue o passeio.
O percurso é MARAVILHOSO pela praia e pode-se prosseguir até Corumbau , uma das praias mais lindas da Bahia.
Chegando na aldeia, visita-se a escola, o centrinho, e tem o artesanato para vender. Tudo MUUUITO simples!
A PRAIA
A praia oficial de Caraíva em si nem é lá essas maravilhas, perto das outras da região, mas …
… esse é o Bar Casa de Praia – lindo, gostoso e confortável! Meu ponto de praia!
Outro ponto para pegar praia é a Pousada da Barra
IR OU NÃO A CARAÍVA?
Enfim, só vá para Caraíva se natureza com tranquilidade com rusticidade fizer o seu perfil . Fui há 13 anos atrás, voltei agora com filhas e acho que não volto mais. Afinal, o Brasil é grande e é um lugar difícil de chegar. Me arrependi de não ter ido à Praia do Satu ( Caminhada de 2,5 km ) e na Ponta de Corumbau- dizem ser maravilhosas! – em nenhuma das 2 vezes em que estive .
Não acho que Caraíva vale nenhum bate-volta pela distância e dificuldade da estrada de terra e 2 noites são suficientes para você se sentir fora do mundo ( wi-fi e telefone só pegam em poucos locais ) e fazer os principais programas. Tem gente que fica 1 mês! Tem gente que tem casa lá.
Eu ficaria a 3a. noite prevista, mas a maioria venceu. Depois que as filhas pediram para ficarmos em Ajuda na última noite , marido concordou por causa da proximidade do aeroporto. Senão, seriam 3 horas no mínimo de viagem difícil, sujeita a contratempos. (Na nossa 1a. vez , atolamos , fomos rebocados por um trator e depois ainda o bugre quebrou e chegamos em Caraíva de carona de caminhão de coco na boléia. Tá rindo?? Pois é tudo verdade ! srsrs – casos pra contar! Pelo menos! )
TOP 5 EM 2 DIAS DE CARAÍVA
- Descer de bóia no Rio Caraíva
- Comer pastel no fim de tarde no Boteco do Pará debaixo das castanheiras
- Ir de buggy a Corumbau passar o dia, parando antes na aldeia Barra Velha para conhecer
- Ir a pé (2,5 km ) para Satu ( ou vá à Praia do Espelho – IMPERDÍVEL! – se não tiver ido antes )
- Música no Bar do Porto, Jantar na Cachaçaria e forró depois ( para os fortes – abre meia-noite ! )
siga @patdias_pd no instagram