A comida baiana é das mais famosas do Brasil. Dentro da Costa do Descobrimento temos sabores deslumbrantes, matérias primas frescas e fartura de peixes e frutos de mar. Quando eu viajo, gosto de experimentar a culinária regional. Os pratos mais tradicionais são sempre regados aos temperos dos africanos – muita pimenta malagueta, azeite de dendê e leite de coco – e a mandioca e o milho são usados em bolos variados, doces, mingaus, farofas e pirão.
Seja Camarão na Moranga, seja Mix de Frutos de mar grelhados, Moqueca de Badejo, Casquinha de Siri, Bolinho de aipim, Acarajé, Lula a Doré ou Polvo à Vinagrete… O importante é aproveitar cada chance, abraçar cada novo sabor e se entregar – o paladar agradece.
» Moquecas. Gilberto Freyre mencionou em Casa Grande & Senzala que a moqueca é uma síntese das culinárias que formaram o Brasil: os índios mostraram os ingredientes (peixes, legumes), os negros trouxeram os temperos (dendê, leite de coco), os portugueses trouxeram as grandes panelas de barro ( os índios, inclusive os antropófagos, preparavam suas moquecas utilizando brasas no chão).Todas as moquecas baianas são preparadas de forma parecida: em panela de barro grande, onde são colocadas camadas de vegetais (cebola, pimentão, tomate, etc), o peixe (ou camarão, aratu, etc), temperos, tudo coberto com óleo de coco e azeite de dendê. O segredo é que, após iniciado o cozimento, a panela é tampada e os ingredientes não são remexidos; os gostos se misturam e resultam num sabor único. Já dei a receita de peixada AQUI – para ser MOQUECA , basta acrescentar ao final da montagem 500 ml de leite de coco e 4 colheres ( sopa de azeite de dendê ) – eu não uso pimentões pois muita gente detesta ( eu amo! ) e sirvo o coentro à parte – pelo mesmo motivo.
Acompanhamentos : arroz, pirão e farofa de banana OU arroz, pirão, farofa temperada ( uso farofa de bacon comprada pronta ) + a BANANA DA MORENA LEITE ( banana em rodelas com molho – limão, azeite, sal, gergelim, passas e castanha do pará )
BOBÓ DE CAMARÃO
INGREDIENTES : 1 kg de tomates sem sementes cortados em 4 ; 800g de cebolas grandes cortadas em pedaços ; 1,2 kgs de camarões ( 700g de VG e 500g de médios ) ; 4 colheres ( sopa ) de azeite; 3/4 xicara de azeite de dendê; 1 xícara e 1/4 de leite de coco; 1 limão, sal e 2 dentes de alho socados; 1 kg de mandioca; 1 maço de salsa e 1 maço de coentro; 1 litro de caldo de camarão ( ou 4 knorr camarão dissolvidos em 4 copos de água )
PREPARO : Cozinhe a mandioca cortada em pedaços na panela de pressão até amolecer bem. Tempere o camarão com sal, limão e alho. Deixe por 5 minutos e refogue bem ligeiramente em frigideira em 1 colher( sopa ) de dendê e reserve. Faça 1 litro de caldo de cascas de camarão e temperos e deixe reduzir por 20 minutos ( ou dissolva 4 knorr camarão em 4 copos de água fervente ). Na panela de barro aquecida, coloque azeite de oliva e refogue cebola e tomates. Coloque a mandioca, a salsa , o leite de coco e o caldo de camarão. Deixe ferver . Esfrie e bata no liquidificador. Se ficar muito grosso, acrescente mais caldo de camarão, até que fique pastoso. Volte com tudo à panela e acrescente os camarões. Acrescente o restante do dendê, mexa e ferva mais um pouco. Sirva a seguir. ( eu sirvo coentro picadinho à parte ). Acompanha arroz e farinha temperada ( de dendê ou de bacon ) .
RENDIMENTO : 6 pessoas
E as sobremesas da Bahia?
No caso das sobremesas, foi dos Portugueses que vieram as influências mais fortes. Afinal, eles vieram ao Brasil para produzir açúcar e juntaram a ele os produtos tradicionais de Portugal (principalmente o ovo, tanto a clara quanto a gema) e ingredientes do Brasil (amendoim, macaxeira, milho). Assim, muitos doces populares do Brasil tiveram origem na Bahia : baba-de-moça, beiju, canjica, cocada, munguzá ( a nossa canjica aqui no sudeste), pamonha, pé-de-moleque, quindim e o arroz-doce. Essa receita abaixo é cremosa e especial!
ARROZ DOCE COM COCO
INGREDIENTES : 1 e 1/2 xícaras de arroz cru, 1 e 1/2 litros de água, 1 colher ( chá ) de sal, 200 ml de leite de coco, 1/2 l de leite, 1 lata de leite moça, 3 gemas dissolvidas em um pouco de leite, canela em pó.
PREPARO : Leve a cozinhar o arroz com a água e o sal. Quando a água tiver secado, abaixe o fogo e misture o leite de coco, o leite, o leite moça, e por último, as gemas. Deixe em fogo baixo por 10 minutos e sirva gelado polvilhado com canela.
RENDIMENTO : 10 PESSOAS
Pode ser montado individualmente também.
Outra boa opção? Os brigadeiros da Morena Leite! Não tem nada mais brasileiro. Receitas AQUI .