A idéia era fazer o BOEUF BOURGUIGNON – um prato que faço sempre – receita AQUI – ( porém, dessa vez fiz com maçã de peito ) e preferi do que com filé. Por isso, já até troquei no site , agora, com maçã de peito. Aproveitei e quis brincar um pouco com os vinhos, fazendo a harmonização. Nada tão caro, mas todos franceses , pois o prato é.
HARMONIZAÇÃO
Escolhi 3 vinhos que foram indicados pelo sommelier para a harmonização com o Boeuf Bourguignon, mas da Bourgogne mesmo, região do prato, só um deles – o Ropiteau Pommard. Ele e o Fortant são Pinot Noir, a uva certa para esse prato. O Le Clos nem foi aberto infelizmente, por falta de quorum , pois eu realmente queria também experimentá-lo.
O vencedor nas preferências? O Fortant de France – um vinho com um preço ótimo mesmo. Acho que por ser menos robusto que o Pommard, agradou às maiorias. Euzinha … preferi o Pommard, by the way!
OS VINHOS
Le Clos AOC Corbieres Rouge 2013 – região: Sainte-Eugénie
Fortant de France Reserve des Grands Monts Pinot Noir 2013 – região: Languedoc
Ropiteau Frères Pommard Rouge 2011 – região: Bourgogne
MINHA MESA
Inspirada no ig que amo seguir ( @recebercomcharme ) fiz minha mesa, mantendo essas cores e astral de primavera!
louça azul, jogos de fibra, guardanapo amarelo, porta-guardanapo rosa e vasos brancos com flores coloridas!
Comprei as flores no supermercado mesmo ( detalhe: R$58,00 ) e distribuí nos vários vasinhos brancos que tenho para tentar um efeito próximo ao da foto. E … ainda coloquei meus passarinhos brancos também. Mais primaveril impossível!
Eu gosto muito de ter uma foto-idéia como orientação, porque assim, vario o uso das coisas que já tenho, compro uma coisinha ou outra de vez em quando e o resultado final fica sempre totalmente diferente das vezes anteriores.
Dessa vez, eu tinha tudo, exceto a louça azul! Procurei até : encontrei onde?? Na Etna ! #ficaadica
A SOBREMESA
Inovei na montagem da sobremesa : uma mesma mousse de chocolate facinha de fazer, uma das 1as. receitas que fiz na vida, que me foi dada pela minha cunhada Maura lá pelos idos dos anos 80… Ela leva apenas Nescau, e tem sabor de chocolate bem suave. O que fiz para dar uma “incrementada” ??
Coloquei a mousse já pronta para gelar nos vidros individualmente. Na hora de servir, salpiquei BIS gelado em pedaços ( 2 BIS por porção ) e por cima coloquei 2 bolas de sorvete Haagen-Dazs, 1 de cada sabor ( chocolate belga e macadâmia ). Por cima , decorei com um raminho de hortelã.
Ficou fofo, né? E bem gostosinho! Minhas filhas amaram!
Segue a receita: lembrando que não é uma mousse de chocolate tradicional. É uma coisa mais vapt-vupt mesmo!
MOUSSE DE CHOCOLATE
INGREDIENTES: 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite sem o soro ; 5 folhas de gelatina incolor ; 4 colheres ( sopa ) de NESCAU e 3 claras em neve bem firmes.
PREPARO: *dica boa : hidrate a gelatina em um pouco de água fria por uns minutos para amolecer …
… e esprema bem a água com as mãos antes de dissolvê-la em 5 colheres de sopa de água fervente . Bata então todos os ingredientes no liquidificador, exceto as claras em neve . Adicione depois essa mistura suavemente às claras. Coloque para gelar por aproximadamente 4 horas.
RENDIMENTO: 8 pessoas
BOM DOMINGO !