A dica de hoje começa com um livro para ler e termina com um programa incrível para fazer, ambos sobre o mesmo tema. Afinal, quem não ama Salvador Dali? A VOGUE novembro indicou a leitura desse livro lindo – na verdade, ele mesmo uma obra de arte – com os jantares de Gala e Dali na Paris do século passado . O pintor catalão Salvador Dali sabia que ser um surrealista não era simplesmente seu estilo de pintura, mas sim sua condição de vida. Dali era surrealista em todas as esferas possíveis, de seu jeito de se vestir, falar, amar e pensar, até sua alimentação – sua maneira de cozinhar, as receitas que preparava e os próprios ingredientes dos pratos. Dessa forma, o livro de receitas que publicou em 1973 não poderia ser menos do que uma obra de arte completamente surreal.
Sob o título de “Os jantares de Gala”, nome de sua obsessivamente amada mulher e musa, o livro mistura erotismo, arte e culinária em doze capítulos. Repletos de ilustrações e pinturas, indo de pratos exóticos a vegetais, passando por lesmas e rãs e por pratos afrodisíacos, é possível literalmente sentir o sabor do surrealismo. “Quando eu tinha seis anos, queria ser um cozinheiro”, disse o pintor em sua biografia. “Aos sete queria ser Napoleão, e minhas ambições vem crescendo firmemente desde então”, define humildemente Dali, até que 68 anos depois, em 1973, ele satisfez sua ambição lançando esse livro LES DÎNERS DE GALA .
Reza a lenda que somente 400 cópias do livro original foram impressas, que já seriam avaliadas em até 25 mil dólares, no caso de exemplares assinados pelo autor. O título do capítulo afrodisíaco foi sugestivamente batizado de “Les ‘je mange GALA’”, ou “Eu como Gala”. Esse capítulo contém sopas, pratos picantes, saladas, fricassês, assados, presuntos, salmão e muito mais. O drink? CASANOVA, claro! rsrs
Corri e comprei o último exemplar na Leitura e comecei a me deliciar com as fotos e as histórias. Esse 1o. jantar foi no Maxim´s e a gente quer se teletransportar já.
Reparem no luxo, na opulência, na apresentação das comidas , nas pratarias e porcelanas… Muito requinte e arte!
As esculturas de lagosta são inspiração para sua arte, assim como ovos, camarões, aves, etc
Ao ler o livro, me lembrei imediatamente do restaurante LE TRAIN BLEU , na Gare de Lyon – clique no azul para ver uma volta ao passado. Esse era um dos restaurantes preferidos do casal.
****************
Exatamente nesse contexto de relançamento desse livro lindo , a Agnes Farkasvolgyi – Bouquet Garni – teve a iniciativa de promover uma jantar-arte no Museu da Pampulha nesse dia 07/12 dentro desse tema :
EATART 2016 : Jantar de ‘Gala’ – MAP : 07 dez 2016 : 19:30Hs
GALA – DICIONÁRIO
DO LUXO:
traje próprio para ocasiões solenes
grande fartura; riqueza, abundância; fausto
festa com caráter solene; acontecimento ou celebração formal
pompa; ostentação
OUTROS :
esposa e musa de Salvador Dali
ejaculação – ‘galar’ expressão do nordeste brasileiro
FICHA TÉCNICA de GALA & os sentidos
Traje de Gala (tato do corpo, visão) – cada um escolhe o que entende por Gala ao vestir
Local de Gala (visão, experiência/sentimento) – MAP / Museu de Arte da Pampulha
Comida de Gala (paladar, olfato, visão, tato da boca) – abundância, fausto & surpresa
Música de Gala (audição, memória)- Blue/jazz band e surpresas
Bebidas de Gala (visão, audição, paladar) – Muitas borbulhas e outras calmarias
E, mais importante ‘um ar’, ‘o ar’ de Gala
Informações técnicas
investimento : R$ 300,00
Reservas e confirmação: envie um whatsapp 99942.0980 para Agnes OU para mim 99955-5410
Nem preciso falar do tanto que fiquei empolgada com a idéia, e como esse blog AMA coisas legais, tratei de divulgar por aqui. Acho um programa imperdível, pois como ando sempre dizendo, atualmente estou atrás de experiências, e essa me parece uma delas. Em um lugar incrível, com um tema bárbaro e uma comida “artística” , isso só pode ser bom!
Ah! Procurei por uma única foto de Gala no livro para me inspirar tanto sobre o que escrever aqui, quanto sobre o que vestir no dia. Resultado? Nenhuma foto dela! Mas perguntei para a Agnes sobre o traje, ela me disse que as pessoas estão empolgadas em usar algo diferente do que usam sempre. Algo glamouroso, ou retrô, ou artístico ou … apenas chique! Eu vou começar a pensar sobre isso. Espero que esse post tenha servido de alguma inspiração.
Como são APENAS 80 LUGARES , peço que garantam logo o lugar de vocês. Podem entrar em contato comigo, ok?
[email protected] / @patdiasjoias / whats app 31 99955-5410