Vou começar falando do meu último roteiro pelo viés da culinária, que para falar a verdade, nem é das minhas preferidas. But … estando lá, como sempre faço, dou oportunidade à gastronomia típica, pois essa é, com certeza, uma forte expressão da cultura de qualquer local .
Mas afinal, o que é a comida típica alemã? Aqui estão os principais pratos típicos sempre muito ricos e substanciais.
Guten Appetit!
Apfelstrudel (strudel de maçã) é uma massa recheada com maçãs adoçada com açúcar, canela, passas e migalhas de pão – e tem sido popular desde o século 18! É servido quente em fatias polvilhadas com açúcar em pó ou de confeiteiro
2. Brezel
Brezel são suaves – pretzels – come-se como um prato ou lanche – ou com uma cerveja. Eles são vendidos simples, fatiado com manteiga (butterbrezel) ou com fatias de carnes frias ou queijo.
3. Käsespätzle
Spatzle – macarrão feito de farinha de trigo e ovo, são muito populares, especialmente no sul do país. Eles são muitas vezes servido coberto com queijo (kasepatzle) – um pouco como macarrão com queijo – e às vezes com cebolas assadas.
4. Costeleta de vitela
A schnitzel é uma fina costeleta de carne desossada, que é revestida na farinha de rosca e, muitas vezes servido com uma fatia de limão.Você pode escolher um Weiner schnitzel, que é feito de carne de vitela ou uma Wiener schnitzel feito de carne de porco.
5. Schwarzwalder Kirschtorte
Esse é o famoso bolo Floresta Negra. Alternando camadas de bolo de chocolate, cerejas e chantilly são rematados com mais creme, cerejas e raspas de chocolate.
6. Wurst
Há mais de 1500 tipos diferentes de wurst (salsicha) fabricados na Alemanha . Come-se com mostarda e repolho picado fermentado chamado chucrute.
7. CHUCRUTE (Sauerkraut)
O chucrute não é nada mais do que uma conserva de repolho fermentado. É servido como acompanhamento de um prato principal.
8. EISBEIN
Com o nome em alemão, poucas pessoas sabem que o Eisbein não é nada além do Joelho de Porco, que pode ser servido frito ou assado. É feito com diversas especiarias, e costuma vir acompanhado de chucrute.
9. KARTOFFELSALAT
Essa salada está sempre presente em pratos alemães, especialmente acompanhando carnes e bistecas.
10. AGORA É A MINHA VERSÃO DE UM ALMOÇO ALEMÃO
Pois bem, ontem foi dia de receber a família depois da viagem, e como sempre, gosto de fazer ( e falar sobre! ) a comida do local! Fiz um cardápio bem típico mesmo e servi vinho RIESLING, o melhor de lá. Atenção: peça sempre QUALITATSWEIN ( são os melhores ) , TROCKEN ( secos ) . O melhor tinto deles é Pinot Noir, caso queira variar.
De entrada, servi salsichão assado na churrasqueira com ketchup e 3 tipos diferentes de mostarda. Como prato principal, costelinha de porco assada no forno, pepino e chucrute em conserva ( ambos HEMMER ), uma massa estilo SPATZEL e Salada de Batata ( receita abaixo) .
A massa SPATZEL é tradicionalmente feita em casa com farinha e ovos, mas optei por comprar massa pronta. Cozinhei um mini-fusili com ovos, passei na manteiga derretida e adicionei mussarela ralada em grande quantidade .
A salada de batatas ficou ótima. Ela é tradicionalmente feita SEM MAIONESE e eu obedeci à risca. Pode fazer! Ficou igualzinha às de lá. ( Dica: usar batata asterix – aquela da casca rosada )
De sobremesa, sou péssima ( detesto comer e fazer doces …. ) . Comprei então na DOCE DENGO ( 3492-1188 ) uma TORTA FLORESTA NEGRA . E servi com o delicioso EISWEIN , dica ótima do super chef querido ELÓI MOREIRA. Eu, que não conhecia, aprovei.
Enfim, deu para brincar e “gerar assunto” … rsrsr
Fica a dica para uma refeição diferente em casa. Que tal?
siga @patdiasjoias no instagram