Da seara das artes, essa exposição da YAYOI KUSAMA foi a que mais amei dessa vez, aliás, uma das mais lindas que já fui na vida! Fica até 27 de julho/2014 no INSTITUTO TOMIE OHTAKE , inegavelmente um prédio já lindo desde o lado de fora – obra prima do arquiteto Rui Ohtake – palco sempre de grandes exposições.
A ARTISTA YAYOI KUSAMA
Essa artista – YAYOI KUSAMA – é a maior artista japonesa viva da atualidade. É aquela das bolinhas e mais bolinhas, que colaborou, inclusive, com a LOUIS VUITTON, lembra?
Ainda na infância Yayoi Kusama conheceu as primeiras alucinações. Pontos, bolas e formas fálicas povoavam a mente da criança japonesa, diagnosticando um transtorno compulsivo. Com 11 anos a menina encontrou a cura em sua própria criatividade. Hoje, aos 84, ainda vê as mesmas formas e continua produzindo, mas vive, desde 1977, voluntariamente, em uma instituição psiquiátrica.
A EXPOSIÇÃO OBSESSÃO INFINITA
nós 4 no meio da sala de espelhos infinitos – Campo de Falos
Em outra sala-instalação: Experiência atrás de experiência !
Os padrões circulares que se tornaram marca registrada da artista, estão em toda a obra dela. As pinturas também são lindas!
Essa foi a sala que mais amei! Sala de espelhos infinitos – Cheia de brilho da vida – Achei uma sensação indescritível estar dentro dessa sala com esse mundo de pontos de luz , que ainda mudam de cor enquanto você atravessa ! Tipo assim ooohhhhhhhhhh
Essa outra sala é muito legal, pois é interativa – na entrada você recebe uma cartela de… advinha de queee??? Bolinhas … rsrs… e cola como e onde achar melhor …
YAYOI KUSAMA EM INHOTIM
Se você já foi ao Inhotim, certamente conhece Narcissus garden Inhotim, uma versão da obra criada originalmente por Kusama para a 33ª Bienal de Veneza. Na ocasião, Yayoi Kusama instalou, clandestinamente, sobre um gramado em meio aos pavilhões, 1.500 bolas espelhadas.
Ao passar pela instalação lia-se a placa : “Seu narcisismo à venda.” O preço? US$ 2 cada. A artista foi retirada da Bienal, onde só colocaria os pés novamente 27 anos mais tarde, como convidada.
Essa é a obra de Inhotim na foto abaixo.
Se estiver em SP, aproveite e vá, bem como programe para ver Kusama nas Minas Gerais.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.