A exposição ECOMATERIOTECA visa socializar e democratizar o conhecimento, a pesquisa e a inovação de práticas sustentáveis utilizando os ECO materiais têxteis e não têxteis disponíveis no mercado nacional.
Gabriela Marcondes Schott e Geanetti Tavares Salomon convidaram designers de várias áreas para desenvolverem produtos usando as amostras de tecidos recicláveis disponibilizados pela ECOMATERIOTECA .
Eu recebi 5 amostras de 50 X 50 cm e comecei a pensar no meu projeto. Eu não queria apenas usar o tecido em si. Eu queria resignificar alguma peça como um todo, partindo de outros materiais também já utilizados anteriormente. Fiz 3 rosas como experiência, antes de partir para o BRAINSTORMING .
Aliás, sempre começo um novo projeto ou peça assim: em um turbilhão de pensamentos! Quem vai usar? Em que ela vai ser diferente do que está por aí? Que materiais posso usar? Como ela vai emocionar?
BRAINSTORMING
Fui, então, fazer pesquisa nos antiquários da Rua Itapecerica, no Bairro Lagoinha e lá encontrei essas rosas de latão que me remeteram imediatamente à cada da minha avó.
No meu trabalho como designer de joias, as rosas sempre estiveram presentes desde a minha 1a. coleção. Senti afinidade imediata e uma vontade grande de resignificá-las em um colar.
O PROJETO
Depois das idéias na cabeça, é hora de colocar no papel. Pensei em um aro aberto no meio, com uma rosa de um lado só. Eu enrolaria o galho no aro e do outro lado, colococaria as 3 flores de tecido ECOMATERIOTECA.
Pensei em um aro de prata, para que eu pudesse banhar as flores de latão também em prata, dando uma unidade à peça.
Só que eu tinha mais rosas! Comprei sem saber quantas utilizaria! Fui até o BRECHÓ NA VILA em Lourdes e comprei 2 bolsinhas usadas para forrar com o tecido ECOMATERIOTECA reciclado a partir de garrafas PET. Adaptei as rosinhas de latão em cada uma delas, usando prata como suporte.
Veja abaixo o COLAR ROSEIRAL em detalhe!
A exposição está montada nos 2 andares do Museu da Moda. No andar de cima, uma instalação sustentável mostra moda feita com tecidos reciclados e design autoral. No andar debaixo, as peças pensadas pelos designers com as amostras de tecido que receberam. São bijuterias, tapetes, almofadas, carteiras, etc … e joias!
Denise Frade posa ao lado do seu modelo feito a partir de tecido ECOMATERIOTECA – Ela usa JOIAS PD.
Veja a entrevista com a idealizadora do projeto AQUI .
As peças estarão expostas até dia 10/11/2017 no MUSEU DA MODA , aquele prédio lindo ali na Rua da Bahia, 1149.
O prédio foi construído em 1914 em estilo neogótico manuelino. é conhecido como Castelinho da Bahia.É um dos edifícios mais lindos da cidade, situado em uma das áreas mais tradicionais também.
De noite, o prédio do MUMO fica lindo iluminado e os bares do Maletta ficam lotados de cara para essa vista! O MUMO fica exatamente em frente ao Edifício Maletta – já falei dele AQUI .
Quem sabe você não faz um programa diferente nesse findis?
Um duplo programa “alternativo” e fora da caixinha?
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS