Ando atrás de experiências enriquecedoras, já que agora tenho mais tempo que há 10 anos e minhas filhas ( enoormes ! ) já não demandam aquela presença física 100% de tempo com elas. Com isso, comecei esse ano me permitindo experimentar novos conhecimentos. Aliás, desde o fim do ano passado dei meus primeiros passos. Entrei em aula de culinária pela 1a. vez na vida embora eu amaaasse cozinhar desde sempre; comecei a frequentar aulas de arte esporadicamente e nesse ano continuei com ambos; fiz um curso de azulejos em Ouro Preto ; tive uma outra linda experiência também em Ouro Preto ( Uma Noite no Antiquário ) – essa vou contar depois ; e tive A TRAVESSA É : um projeto lindo da Agnes Farkasvolgyi que tive o prazer de participar.
“A Travessa É” _ é uma ação que reúne arte, gastronomia e um terceiro eixo de discussão em torno de um bom papo e de uma boa comida. A conversa começa no Espai (em frente ao Bouquet Garni ), ateliê de arte de Nydia Negromonte e Marcelo Drumond. O convidado fala sobre um assunto determinado e as discussões e conversas são abertas . Depois desse 1o. mometo, atravessamos a rua em direção ao outro espaço, a cozinha do Bouquet Garni onde continuamos o papo e ‘comemos ‘ o assunto.
Desta vez , nessa “A TRAVESSA É : novas configurações familiares – o convidado foi o advogado, presidente do IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira, reunindo no evento ARTE + DIREITO + GASTRONOMIA. Discutimos juntos todas essas novas formas de família ( com 2 pais e 2 mães – de 1 pessoa só – união homoafetiva – familia ectogenética – famílias simultâneas, adoção … ) São tantos os termos e novas formas e a turma era tão inteligente, que o papo foi bacanérrimo. Depois, atravessamos a rua , para jantar esses “conceitos “. E aí, amigos, vocês já sabem que a Agnes sabe ser lúdica como ninguém.
Ela começou com essa surpresinha fora do cardápio : uma massinha com chantilly de limão e ovas em pó – tipo : surreal de delícia! – ( Ah! é lógico que vou mandar cortar esses mármores pra mim, né?? rsrs * me aguardem! * ) A partir daí, ela foi interpretando os verbetes que o proprio advogado palestrante passou para ela, numa sequência linda de pratos mais lindos ainda, e ainda carregados de sentido!
Primeiro Prato: Desejo – sopa de morangos e salmão defumado
Na nossa mesa, ficamos “ tentando interpretar “ cada prato. Nesse, achamos que o morango tem essa aura de desejo, conquista, sedução / e a sopa com a cor vermelha era o próprio DESEJO.
*****
Segundo Prato : Família Ectogenética – ravioli de gema trufada, pistilos de açafrão
“ nossa “ interpretação : essas famílias ectogenéticas são as que existem via fertilização in vitro – Daí o ovo , e também o açafrão ( não parecem espermatozóides ?? rsrs )
*****
Prato Principal – Herança – frango com catupiry, batata palha
Achamos que enquanto todos os outros pratos foram servidos a la carte, empratados individualmente , esse já foi servido de maneira coletiva, como se tivéssemos que repartir e compartilhar. Foi ainda um prato que remete ás famílias . Em qual casa nunca foi servido um frango ao catupiry?
*****
Quarto Prato : Gênero – Sorvete de Frutas vermelhas
Um sorbet – um neutralizador – para limparmos o paladar do jantar para a sobremesa.
*****
Quinto Prato – Adoção – pera com chocolate
Achamos que simbolizava um encobrindo e acobertando o outro – uma possível diferença de tom de pele – muito amor envolvido !
*****
Bonito tudo isso , não? Simbólico, faz pensar, faz conhecer gente interessante e interessada e faz pensarmos sobre novos assuntos. Esse foi meu 1o. e pretendo ir aos próximos ! Quer saber mais? Contato : [email protected]
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.