Para falarmos a respeito da jóia contemporânea brasileira vamos apontar algumas definições que norteiam
essa questão. Jóia diz respeito ao objeto resultante de um trabalho rico e detalhado, produzido em metal precioso onde também podem ser incluídas pedras preciosas ou semipreciosas e onde pode ser empregada grande diversidade de técnicas de acabamento, tais como, aplicação de esmaltes, lustração, polimentos, acetinados, cravejamento, filigranas, granulação, burilamento em linhas, gravações, entre outros. Qualquer objeto trabalhado com arte pode ser considerado uma jóia, como também, tudo aquilo que é muito bonito, perfeito ou de excelência.
Por sua vez, o contemporâneo é constituído de multiplicidades que implicam diretamente nas manifestações de sentidos, na criação, na concepção e produção dos objetos e no rompimento de fronteiras com o pré-existente. O
contemporâneo diz respeito ao presente, aponta o futuro, mas transita bem no passado próximo e diferentes tempos históricos.
A joia contemporânea compreende objetos que são trabalhados com arte, no sentido de explorar as
potencialidades da criação e expressão. Na peça pronta ocorre a convivência de materiais preciosos ou não preciosos de diferentes naturezas (metais, pedras e outros não convencionais). Esses materiais podem ser empregados em conjunto ou separadamente. Portanto, existem joias contemporâneas feitas de materiais não preciosos, como PET e couro, osso, madeira, etc e ainda, são encontradas peças constituídas apenas com materiais preciosos que estabelecem pelo seu desenho ou forma a relação com a contemporaneidade. São sempre peças especiais!
Peça exclusiva PD | Brinco Colômbia em osso e ouro amarelo | 10 X R$660,00 | Para ser seu: 31 99955-5410
A jóia contemporânea brasileira resgata e explora materiais, processos e tecnologias, sejam artesanais ou
industriais, busca e aponta as discussões a respeito da sustentabilidade em processos de reutilização, reciclagem, redução e atua no resgate das tradições artesanais e da memória da cultura brasileira, contextualizando processos e materiais na atualidade.
Portanto, uma jóia contemporânea resulta da relação entre a criação, design, artesanato e moda, utiliza conhecimentos do campo da arte, do design, da moda, da ourivesaria e da gemologia. Relaciona-se com a moda, pois uma jóia pode ajudar a construir a imagem ou o estilo de moda (look), estabelecendo diálogos entre corpo e roupa. Porém, é importante destacar que a joia é um objeto atemporal, diferente de muitos produtos de moda, que são datados e sazonais. Essa peça poderia, por exemplo, ser usada em várias situações diferentes e carregaria em cada uma delas uma informação diferenciada. Nesse look clássico, ela entrou como peça de destaque, mas sempre “conversando” com o look todo – nesse caso, com o âmbar do colar e as madrepérolas e olhos-de-tigre da bolsa.
Por tudo isso, a jóia contemporânea é tão valorizada hoje em dia. Ela carrega personalidade e imprime sua marca .
siga @patdiasjoias no instagram