stação linda e com cheiro de fim de ano chegando, boa época para retribuir alguns amigos que fizeram nosso ano mais feliz em um almoço de primavera.
De antemão pensei em usar algo bem suave e casual, rasteira inclusive, para ficar bem confortável em um dia quente e que seria bastante longo. Sim, os almoços da minha turma duram mais que 9, 10 horas seguidas … rsrs
Usei joias suaves também, pérolas, um broche rosa e um anel de borboleta, tudo bem alusivo à estação.
A MESA DO MEU ALMOÇO DE PRIMAVERA
Direto da minha pastinha de inspirações, resolvi repetir essa ideia, já que tinha rosas brancas em casa. Se vai colorir embaixo, é importante ser básica nas flores. O certo é usar anilina, mas como não encontrei, usei refresco em pó Fresh e licor de menta e Curaçau blue. Sabia que deu certo?
A minha inspiração da mesa veio do melhor ig @RECEBERCOMCHARME , que sempre posto tudo por aqui . Gostei dos tecidos florais ultra-coloridos com o contraste da madeira e da louça branca.
Assim montei então a minha mesa, adicionando mais branco ainda, nãos só nos sousplats e pratos, como também nos passarinhos. Mantive a unidade nas taças sem cor e nos guardanapos verde-musgo todos iguais. Quando a gente exagera para um lado, tem que manter a harmonia nos básicos.
Usei 3 tipos de padronagens florais, pois na verdade, eu não tinha 12 em tecido. Além disso, um deles era em papel da @OBELONOPAPEL que já mostrei AQUI .
Olhando bem de pertinho, você vê as anilinas nos vidros, as flores brancas e os jogos de flores, de maneira que nenhum lugar da mesa é igual ao outro.
Gostaram? Para falar a verdade, isso foi meio acontecendo com o que eu já tinha. Por isso, insisto tanto em vocês montarem as pastinhas de inspirações de vocês. Se gostaram dessa, já salva daqui mesmo. Isso ajuda DEMAIS! Eu fiz tudo isso no sábado mesmo, sem comprar nadica de nada, já que eu havia ganhado um lindo bouquet de rosas brancas, Usar coisas misturadas, porém com harmonia , é libertador porque você não precisa ter 12 de tudo SEMPRE!
AGORA AS COMIDINHAS DO MEU ALMOÇO DE PRIMAVERA
Aqui em casa, quase sempre, tudo é feito aqui, exatamente por isso, tudo precisa ser fácil. O meu jeito de receber é mais uma “enganação dos sentidos” do que uma SUPER comida de verdade! kkkk
A ideia é sempre variar os sabores, servir tudo de maneira interessante e coisas que podem ser preparadas ANTES, isso para mim é fundamental! Sempre gosto de servir uns antepastos estilo mesa aberta para quem vai chegando e um WELCOME DRINK festivo para dar o tom. Dessa vez, foi o CLERICOT .
Bonito e refrescante, é um ótimo drink para o calor. Nesse caso, acompanhou os pratos que já estavam montados na base do Help Yourself :
Uma BERINGELA SÍRIA para comer com pão, um CARPACCIO COM PESTO DE ESPINAFRE também com pães , um MELÃO EM CUBOS com hortelã e raspas de limão siciliano e uma SALADA DE FARFALE super interessante – receita abaixo .
SALADA DE FARFALLE E BROTOS
.
INGREDIENTES : 200g de farfalle; 100g de queijo feta (ou minas curado ) ralado no ralo grosso; 100g de ervilhas tortas cozidas no vapor e cortadas em tiras grossas; brotos de agrião ou beterraba; 2 colheres ( sopa ) de pistache; 2 colheres ( sopa ) de iogurte natural; 1 colher ( sopa ) de azeite; 3 ovos cozidos duros e ralados no ralo grosso; raspas de um limão siciliano; passas pretas e brancas
.
MOLHO VINAGRETE FRANCÊS : 6 colheres (sopa) de azeite; 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto; ½ colher (sopa) de mostarda de Dijon; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto .PREPARO : Coloque todos os ingredientes num vidro com tampa, feche e chacoalhe bem para misturar. Utilize a seguir.
.
PREPARO DA SALADA : coxinhe a massa al dente. Misture a ervilha cozida, com os brotos, queijo e ovos. Junte ao macarrão e tempere comiogurte, azeite, raspas de limão, passas e o vinagrete francês. Misture delicadamente, corrija o sal e adicione pistaches
.
RENDIMENTO : 4 pessoas.
COMIDINHAS EMPRATADAS ANTES DO ALMOÇO
A panelinha foi montada com uma camada de arroz branc0 + camada de strogonoff de filé + batata palha . Uma hora depois, servi empratado um agnollotti verde com ragu de maçã de peito. Importante dizer que tudo isso eu já TINHA EM CASA , eu apenas remodelo o jeito de servir . Por exemplo: o strogonoff eu fiz antes e guardei desfiado bem miúdo para servir na panelinha; a maçã de peito foi feita antes e eu desfiei e fiz o ragu para servir com a massa, que eu também já tinha. Fica prático para mim e fica bem servido, pois são comidas ricas e substanciosas para acompanhar quem está bebendo.
O PRATO PRINCIPAL
O prato principal foi BACALHAU COM NATAS , um prato único ótimo de servir, pois pode ser preparado antes e apenas assado na hora. Sirvo com arroz de alho e batata palha.
A SOBREMESA
A sobremesa também faço antes e apenas aqueço no forno na hora de servir – TORTA DE COOKIES E BROWNIE – com uma bola de sorvete e uma tacinha de vinho do porto. Me fala se não é uma delícia!
Eu sei que vendo assim, parece que foi uma função danada, mas preciso confessar que eu nem apareço na cozinha e apenas a minha funcionária mesmo dá conta de ir preparando a sequência toda na hora. Fica tudo anotadíssimo, inclusive as vasilhas já são separadas antes para não ter correria.
Logo depois da sobremesa, sempre sirvo um plateau de queijo, que também já deixo montadinho para a hora H. Monto com o que já tenho em casa, e vario exatamente por isso. Assim sendo, dessa vez, servi um brie com 2 tipos de mel e castanhas do pará.
Faço dessa forma, exatamente para evitar desperdícios e ir usando tudo o que já tenho, já que aqui em casa, cozinha-se demais. Anteriormente, se fiz uma maçã de peito, antes de guardar, já faço um ragu. Se sirvo uma torta de chocolate, congelo já as fatias para servir quente com sorvete em uma próxima vez.
E posso confessar? Não existe melhor comida do que a feita em casa, concorda? Experimenta pensar dessa forma e usar um pouco de criatividade para servir coisas muito simples de maneira caprichosa. Você vai ver como agrada as pessoas!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS