A CASACOR SP é realmente um celeiro das novidades que vão ser usadas na decoração. Fomos para SP para ver a mostra no Jockey Club, que segue até esse domingo 10/7. Vale a visita! O que é tendência?
1. Madeira escura X Madeira clara – Painel de madeira
A madeira escura apareceu não só nos móveis mas também como revestimento em painéis. Detalhe dos complementos rosa bebê no sofá acima e no quarto abaixo. Vi muito! É tendência !
Amei esse banheiro com galhos secos, um dos ambientes mais lindos. Contrastava a madeira tratada com os galhos em sua versão natural. Muito chique! ( Repare nos metais dourados : a cor voltou com tudo! )
Por outro lado, a madeira clara apareceu também, inclusive em painéis ripados, que continuam em alta!
Repare no dourado de novo e no rosinha também! Tendência!
2. Preto e branco
O preto e o branco combinados nunca tem erro. Repare no tapete listado : tem aparecido também em muitos ambientes .
3. Cinza – Concreto
No revestimento dos pisos, das paredes, nos estofados e muitas vezes no concreto puro, o cinza apareceu na maioria dos ambientes da Casa Cor São Paulo 2016. O efeito do concreto traz um pouco da decoração industrial, que também é uma tendência. Repare novamente nos complementos em tons pastéis clarinhos: rosa, azul e bege .
4. Metal Dourado
O dourado estava em quase todos os ambientes da mostra e continua como uma tendência muito forte.
4. Fotos e Gravuras / Papel de Parede
Vi mais fotos do que telas na Casa Cor 2016, believe it or not! E colocados das maneiras mais inusitadas possiveis: fora do centro, apoiadas no chão, em fileiras verticais, tudo super moderno e em composições interessantes, deixando a decoração mais contemporânea, leve e personalizada.
E o papel de parede é uma febre! Além dos padrões decorativos, vi imitações de pedra, de madeira, de mármore, de pintura texturizada, tudo incrivelmente real.
5. Jardim vertical e Folhagens em geral
Vi jardins verticais nervosos, na intenção de trazer o verde em exuberãncia para a altura dos olhos. Nada de plantas tímidas; uma coisa bem brasileira mesmo!
Para dar uma ideia de cada vez mais aliados da natureza, decoradores, paisagistas e lojistas vem apostado nas
folhagens ao invés das flores também dentro dos ambientes. Além da durabilidade ser maior, elas contam com o lado mais místico da natureza:ervas, plantas que curam, que reenergizam, que limpam e que trazem novos aromas, mais cítricos e refrescantes que os das flores. O imbé foi onipresente nos ambientes da Casa Cor!
As folhas vieram de forma tão intensa, que estavam em tecidos…
… e também no papel de parede. Vi em vários ambientes. Esse foi um dos meus favoritos!
Chiquérrima essa biblioteca de Roberto Cimino/ Nelson Amorim ! Nela se vê quase todas as tendências que estão em voga: folhas, cinza, fotos, papel de parede, um toque de rosa .. Até o lustre em folhas foi desenvolvido para o local!
Amei o ambiente BACCARAT , coisa mais chique e linda! Principesco!
Essas tendências não são tão rápidas e passageiras como as da moda, por exemplo! Afinal, ninguém troca os móveis e revestimentos de casa a cada ano, mas inevitavelmente vamos mudando a casa ao longo do tempo. As tendências encontradas nestas mostras do gênero podem nos ajudar a nortear essas mudanças, de forma que a casa fique atual por muito mais tempo. Ou a gente pode escolher um detalhe, pintar uma parede da cor da moda ou mesmo ter alguma pequena grande idéia que faça a casa ficar de cara nova. Eu curto! E você?
siga @patdiasjoias no instagram