Ao receber informalmente, a gente evita excessos, mas também não pode descuidar. Então eu sirvo comidas descomplicadas, porém de uma maneira caprichada. Além disso, coloco carinho na mesa. Mesmo sem grandes investimentos e produções, se você faz um pouco de graça, já agrada em cheio quem você vai receber.
COMIDA DESCOMPLICADA PARA AMIGOS DAS FILHAS
Como eu disse ontem, no sábado a Rafa recebeu casais para assistirem um filme e comerem uma coisinha. Aquele momento gostoso entre amigos que só estando em casa você consegue curtir. Como ela não teria tempo e eles pensaram em pedir Delivery, resolvi eu mesma providenciar alguma coisinha com o que eu já tinha em casa.
Servi e BOLA DE CHEDDAR com pão de queijo caseiro, receita de Anna Laura Kayser, para mim, a melhor de todas. O melhor, é que tudo isso pode ser preparado em quantidade maior e congelado em porções menores a fim de que você possa ir usando à medida que tiver eventos em casa.
TERRINE DE FIGO
Na sequência servi 2 petit-goumets, coisa simples, mas que encantam pela apresentação.
Servir um CREME DE BAROA em xícaras de café é um mimo fácil e fofo! Você pode fazer a receita certa – ver no azul – ou fazer como fiz dessa vez. Bati a baroa do almoço com água e um caldo knorr galinha. Servi com bacon torradinho e cebolinha. Pode colocar caviar e creme de leite, assim como servir apenas ele, sem nada mais!
O 2o. foi um nhoque ao ragu de pato, que lógico eu já tinha no freezer! Rsrs. Basta cozinhar o nhoque, jogar o ragu por cima e queijo ralado. Servido assim, individualmente, fica uma graça, né?
PRATO PRINCIPAL E SOBREMESA
Strogonoff de frango, arroz e batata palha para a turma jovem que veio e de sobremesa, as pipocas-gourmet que eles trouxeram. Nem precisa dizer que aproveitaram a noite, né? Que é o que realmente importa! Por isso bato sempre tanto na MESMA TECLA : descomplique para não inviabilizar os encontros. Ninguém tem vontade, energia, nem tempo e nem dinheiro ( rsrs ) para receber no “top do top” com muita frequência.
COMIDAS DESCOMPLICADAS DE NOVO NA 4a.
Apenas 4 dias depois, foi a vez de receber algumas amigas da mamãe, aliás, faço isso de vez em quando para dar uma “animada” na vida dela. Usei as mesmas flores porém de outra maneira, como já mostrei AQUI .
Montei um aparador de saladas frias, vinho pinot noir e chardonnay. As BOLAS DE QUEIJO again and again ( rsrs ), dessa vez com chips de batata-doce feitos na air-fryer. Gosto de servir sabores bem diferentes: CARPACCIO COM PESTO DE ESPINAFRE , SALADA DE ARROZ NEGRO COM FRUTOS DO MAR e Frango Xadrez com quinoa e MOLHO DE MANGA .
Prato principal : CONCHIGLIONI de frango, prato único e fácil, que pode ser preparado na véspera.
Sobremesa : Bolo de laranja com maçã, calda baba de moça, macãs ao forno e sorvete de creme.
DICAS PRÁTICAS
Como consigo me virar tão rapidamente? Vou dar alguns exemplos.
As bolas de queijo, quando fiz, congelei várias delas. Olha como é prático ter! No dia que faço as coisas, geralmente faço a mais e já guardo. Como por exemplo, o bolo. Aqui em casa, ninguém come bolo, mas quando faço, faço dois. Tiro no Domingo com a família, levo para algum lanche, sirvo como sobremesa com calda e sorvete, enfim, uma mão-na-roda!
O pesto de espinafre desse dia, já fiz o dobro e já está guardado para qualquer “massinha ao pesto”. Olha que delícia!
Arroz negro: sempre tenho mini-porções dele já cozido e congelado, pois adoro servir uma salada de mar.Uso ele como base, passo um alho poró no azeite, douro os frutos do mar e a salada está pronta em 10 minutos!
Frango xadrez : já tinha pronto e apenas adicionei a quinoa. O molho de manga já fiz a mais e está guardado para servir com qualquer carne ou salada aí pela frente.
Caldas : sempre tenho no freezer, ou baba-de-moça, ou de chocolate, ou de frutas vermelhas.
Conchiglioni: o recheio pode ser do que você tem em casa, e dessa forma, pense em strogonoff, bacalhau em lascas, carne de sol desfiado, queijo e tomate, ou o que mais sua imaginação mandar.
MAÇÃS AO FORNO
Faltou dar essa receita antiguinha mesmo, do meu 1o. caderninho de receitas de quando casei, e lá se vão 25 anos! Fica ótima com sorvete, com bolo, com calda e até com nada! Simples e fácil, do jeito que eu gosto!
Animou a fazer?
Manda foto, comenta aqui embaixo, que eu adoro saber e multiplicar essa energia boa!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS