Sei que tem gente que detesta, mas eu adoro arrumar uma mala, sabia? Mas para me livrar logo da tarefa e torná-la o mais eficiente possível, eu acabei desenvolvendo um método prático para fazer uma boa mala, que agora vou dividir com vocês.
-
Escolha a mala certa
Esta pode parecer óbvia, mas é super importante. Se você vai fazer uma viagem de dois meses pelo sudeste asiático, ficando em pousadas, de ilha em ilha, melhor levar um mochilão do que uma mala de rodinhas, certo? Se vai passar uma semana a trabalho em outro país não há necessidade de levar aquele trambolho GG, né? Enfim, a dica é escolher a mala adequada para a viagem.
Acho necessário ter um jogo completo, com os 3 tamanhos e de preferência ser super leve. Gosto de malas de policarbonato e para uma viagem de 4 dias, prefiro levar a mala M do que a de bordo. Na verdade, levo pouca coisa sempre, mas prefiro levar com folga de espaço.
-
Planeje antes de começar a selecionar as peças
De novo pode parecer lógico fazer isso, mas muita gente começa a fazer a mala sem pensar muito. Que tipo de viagem você vai fazer? A trabalho? A passeio? Qual a previsão do tempo? Você vai em algum evento formal, que pede um tipo de roupa mais elegante? Será que vai chover? Quantos dias você vai ficar longe? Que tipo de sapato levar? Enfim, são vários os fatores que irão influenciar na escolha das suas peças, então é sempre bom perder alguns minutos para pensar nestas coisas.
Se você é super organizado e sabe mais ou menos como vai ser seu dia a dia esta tarefa vai ser mais fácil. Mas o importante é tentar ao menos fazer uma mini programação para poder saber quantas peças levar, se será preciso levar um casaco mais pesado, etc.
Para esses 4 dias no Rio, levei apenas uma rasteira e um tênis para o dia, um chinelo para a praia e uma bolsa grande para dia e praia. Para as 3 noites, uma sandália de salto azul e uma clutch da mesma cor.
Maquiagem é um truque ótimo! Um simples potinho que não ocupa espaço na mala faz toda a diferença!
A inspiração : olho azul + batom SNOB ( MAC ) + a choker JOIAS PD
Nas outras 2 noites, sequência de pulseiras e na última foto, um colar de ouro e uma pulseira de lápis lázuli JOIAS PD
-
Separe tudo antes de colocar na mala
Fez a programação diária e já sabe mais ou menos o que vai levar? Hora de começar a colocar isso em prática então. Mas nada de ir colocando tudo direto na mala, não. Separe todas as peças, acessórios e sapatos que irá levar e dê uma boa olhada antes de começar a guardar. Assim você terá uma noção da quantidade de coisas que pretende levar, vai ver se há coisas repetidas e desnecessárias e perceber se falta alguma coisa.
Isso vai facilitar sua vida longe de casa. Tem um vestido que você ama de paixão mas que vai chegar todo amassado no seu destino? Que tal trocar por aquele outro de um tecido que não amassa?
Outra dica importante é escolher um color-scheme, pois assim as peças poderão ser misturadas mais facilmente. Ah! E esqueça esta história de não repetir roupa em viagem! Escolha peças que combinem entre si e que você possa fazer variações. Nessa viagem escolhi rosa e preto. Veja como funcionou bem!
A mesma blusa saiu de noite e depois de dia com saia longa, rasteira, carteirona e acessórios prateados. Repare na choker de ouro branco usada com colar de prata longo. O bracelete é de brilhantes negros JOIAS PD.
Eu tenho um truque para viagem de praia: uso uma roupa de noite, depois repito como saída. Otimiza e ajuda a arrumar uma mala enxuta e fácil de organizar!
4. Atenção na hora de escolher e guardar os sapatos
É importante escolher o tipo de sapato de acordo com o tipo de programa. A rua é de pedra? É de areia? Vou andar muito? Vai fazer frio ou calor? Vai chover? Tenho que levar salto?
Sei bem como é… Mas tente ser o mais racional possível na hora de selecionar seus sapatos. Além de ocupar bastante espaço, eles também pesam na mala. Na hora de guardar, coloque sempre dentro de organizadores específicos ou de sacos (eu guardo os de tecido que vêm quando a gente compra um sapato novo ou aqueles que algumas companhias aéreas dão).
Pensei em tênis para a ida e a volta! Nos outros dias, uma rasteirinha e um salto para a noite como já mostrei acima.
5. Leve apenas os produtos de beleza/higiene necessários
Pra que levar aquela embalagem de shampoo de 400 ml se você só vai passar uns dias fora? Vale a pena investir em um daqueles kits pequenos e levar apenas o necessário. Não levo creme de olhos, creme noturno, coisas desse tipo. Não acho que ficar sem usá-los alguns poucos dias vai fazer diferença no resultado do ano. Levo só o indispensável de cuidados diários. E o tanto que pesa, né?
Uma coisa que eu sempre faço, por conta das viagens constantes, é deixar uma necessaire de praia sempre pronta.
Levo: pente largo e gominha; óleo ELSEVE para tratar o cabelo depois do mar; protetor solar spray para o corpo fator 30; protetor tonalizante para o rosto NATURA; micropore ( pele fina do pé, costumo ter bolhas de caminhada ); repelente; lixa de unha e protetor labial .
6. Deixe sempre algum espaço sobrando na mala
Se você já sair de casa com a mala explodindo, a chance de ter que comprar uma segunda ou pagar excesso de bagagem na volta é enorme. Sempre tem aquela lembrancinha que a gente quer levar para alguém, aquela oferta imperdível que viu em uma loja ou mesmo algum material de trabalho que você tem que trazer na volta. Então nunca viaje com a mala no limite e sempre deixe um espaço para uma eventualidade.
Eu viajo só com um lado cheio. O outro vai só com a necessaire, os poucos sapatos e muito espaço vazio.
7. Leve uma mala dobrável dentro da mala
Esta dica serve mais para quem vai com a intenção de fazer compras. Eu, em geral, como sempre gosto de estar prevenida, sempre levo uma segunda mala mesmo quando o objetivo da minha viagem não é comprar. Sabe aquelas malas tipo de levar para a academia, de tecido, que são dobráveis e não ocupam muito espaço? Então, não custa ter uma delas em algum cantinho da sua mala para o caso de uma eventualidade. Quer coisa mais desagradável que perder tempo durante a viagem indo atrás de uma mala extra pra comprar? No fim a gente sempre tenta economizar, acaba comprando uma mala porcaria, ou uma caríssima, e se arrepende de não ter levado aquela que ficou em casa. Na dúvida, leve. ( Claro que nesse caso não levei, né, gente? Mas levo sempre em viagens maiores. Funciona bem! )
Esses posts de malas são queridinhos aqui do blog, pois parece que as pessoas se identificam com as mesmas dúvidas e dificuldades. Se você gosta desse assunto, clique AQUI , que eles vão abrir em sequência.
E você : tem alguma dica infalível para arrumar uma mala impecável e leve? Conta para a gente!
siga @PATDIAS_PD para lifestyle
siga @JOIASPD para joias