As possibilidades do ecoturismo em Minas Gerais, aliado à sua cultura , história e gastronomia, colocam o estado no 2o destino do país.
Afinal, a boa notícia de setembro/2020 é que Minas está no segundo lugar como destino turístico mais procurado no Brasil. Atrás apenas de SP e na frente do Rio e Bahia, vale a pena ver a matéria completa AQUI .
A saber, segundo dados da OMT, 56% dos viajantes procuram destinos culturais. É nesse cenário que Minas se destaca! Você sabia que 62% de todo o patrimônio nacional está no estado? Além disso, ainda tendo a rica cozinha mineira como atrativo, torna-se destino de ponta .
Ao mesmo tempo, o turismo regional sem grandes deslocamentos é naturalmente o primeiro a retornar na pandemia, associado ao ecoturismo . Ao passo que ressalta o valor do contato com a natureza, da liberdade e das coisas simples, é exatamente esse o ambiente ideal para amenizar a sensação de confinamento das cidades.
CACHOEIRAS NA REGIÃO DE OURO PRETO
Antes de tudo, Ouro Preto , Patrimônio Mundial Unesco, já atrai visitantes pela suas características históricas tão peculiares. Ao mesmo tempo, tem associado à sua capacidade turística, a vantagem de ser também um centro de ecoturismo em Minas Gerais.
Região já naturalmente muito bonita, o relevo acidentado provoca muitas quedas e cachoeiras .
O complexo de CACHOEIRAS DO CABRAL fica bem pertinho de Ouro Preto, no distrito de Acuruí. São 3 cachoeiras acessíveis por trilha fácil, a 1a. delas a 5 minutos de caminhada.
NO DISTRITO DE LAVRAS NOVAS
Outra opção bem pertinho de Ouro Preto, a cerca de 20 km é a CACHOEIRA DO CASTELINHO , na região de Chapada. Também de fácil acesso, é mais uma opção para quem quer trilhas fáceis e hospedagem confortável por perto. Tanto a pessoa pode ficar em Ouro Preto, como também na minúscula e bucólica Lavras Novas.
ECOTURISMO EM MINAS GERAIS : NA SERRA DA CANASTRA
Minas tem 44 circuitos turísticos mapeados, número superior até mesmo à França. A diversidade cultural, natural e de interesses mapeia regiões com interesses parecidos que se agrupam em sub-nichos.
O Parque Nacional da Serra da Canastra foi inaugurado em 1972 para proteger a nascente do Rio São Francisco. Lugar de natureza exuberante, atrai apaixonados por trilhas e grupos de jeepeiros. Essa foi a experiência da Rafa nesse outubro e as fotos são dela.
Todos esses destinos de ecoturismo em Minas Gerais têm chamado a atenção não só dos mineiros, mas de todos os brasileiros. A saber, hoje parto para mais um destino super especial: IBITIPOCA!
Portanto, ao final da viagem vou escrever sobre as maravilhas de lá.
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PÁRA JOIAS
,