Sempre percebo que o assunto FESTAS gera grande interesse nas pessoas. Pensando nisso, marquei uma entrevista com Fabiana Brito, a responsável pela CAMARERO BH – a empresa de animação e entretenimento mais bacana da cidade .
A ENTREVISTA
PD : Fabiana, você que faz e vai em todas as melhores festas, conta pra nós: Quais são as 3 coisas mais importantes para a festa ser uma festa “boa de verdade” ?
CAMARERO : O entretenimento, a música e a lista de convidados. Não adianta você programar uma festa bacanérrima e os convidados não se jogarem na pista. Para mim, são essas 3 coisas que fazem a festa “bombar”.
A HISTÓRIA DA EMPRESA
PD : E como você começou a sua história com a Camarero?
CAMARERO : Eu fiz intercâmbio na África do Sul apenas 4 anos após o Apartheid. Eu vi que lá todo jovem trabalhava para ganhar algum dinheiro enquanto estudava. Quando eu voltei, falei com meu pai que eu queria trabalhar durante a faculdade. Decidi então ser garçonete no Restaurante Chevals a contragosto dele, mas foi lá que eu atendi uma pessoa da Brastemp que iria montar uma feira gigantesca no Expominas . Encantada com meu bom atendimento, ele me convidou para trabalhar com ele no stand e pediu que eu levasse alguns amigos no grupo. O resultado disso? O stand bombou! Afinal, éramos diferenciados, pois além de bem treinados, falávamos inglês. Depois desse sucesso assim “de cara”, minha mãe, que tinha uma grande agência de publicidade na época, disse: vamos então lançar esse negócio. O nome CAMARERO significa garçom em espanhol.
PD : E qual foi o grande pulo para o sucesso?
CAMARERO: Há quinze anos atrás, fizemos a nossa 1a. grande festa de 15 anos e foi tamanho sucesso que saiu na VEJA, pois lá estávamos nós com cabelos pintados, uniformes com neon … Ali eu vi que cada um de nós era bom em alguma coisa: uns cantam, outros dançam, outros atuam, outros são engraçados, outros são bonitos, enfim, esse é o nosso diferencial.
O DIFERENCIAL DA EQUIPE
PD : Quem treina a equipe?
CAMARERO : Eu mesma, pessoalmente. Sou psicóloga de formação e isso para mim é muito importante. Eu mesma faço a entrevista com cada um que chega. A nossa equipe é o que define a empresa! Inclusive eu vou dar uma palestra nessa semana sobre entretenimento e eu pedi para falar de PESSOAS, pois sem a nossa equipe, não somos ninguém.
PD : Como você sugere as atrações para cada festa individualmente?
CAMARERO : Eu faço pesquisas de mercado em Las Vegas, NY e nesse ano quero ir para a China ver uma feira só de led, laser, etc. (Minhas amigas falam que eu tenho algum trauma de infância, pois tudo o que pisca e brilha, eu amo! Até meu vestido de casamento tinha um “negócio” que brilhava ! Rsrsrs ) Além das viagens, eu vejo vídeos de Ibiza, festas rave e crio da minha cabeça também. Foram poucas as atrações que eu criei e lancei que não foram sucesso absoluto.
TRAZENDO NOVIDADES
PD : Qual a vida útil de cada atração sem que ela fique com a imagem “desgastada” ?
CAMARERO : Depende… eu tenho algumas atrações que existem há 4 anos e são sucesso até hoje. O que eu faço é um remanejamento de público. Eu lanço no público AA e depois de um tempo, eu abaixo o preço e atendo as classes B e C, pois para eles continua sendo uma novidade. Na festa da Gabi eu vou lançar um produto novo que eu acredito que vai ser super sucesso!
PD : O que o público jovem prefere é diferente do que o público adulto pede?
CAMARERO : Sim, é diferente. Os jovens preferem coisas modernas com led, laser, gente bonita, uma atração mesmo, para que possam tirar fotos, postar etc ! O público adulto gosta de interação na pista com passinhos de dança, uns personagens Black Power, alguma coisa que agite a pista linkando a animação com a música.
AS FESTAS DE HOJE X AS FESTAS DE ANTIGAMENTE
PD : E você vê alguma diferença das festas de 15 anos hoje e de quando você começou há 15 anos atrás?
CAMARERO : Muita! A 1a. coisa que eu vejo é um ponto negativo: quando eu comecei, as festas eram mais “15 anos mesmo” – tinha muita cor, uns temas legais e as pessoas entravam neles “de cabeça”, os convites eram lindos! De uns 3 anos para cá, tudo tem muita cara de casamento: lustres enormes, orquídeas, o mesmo DJ toca em todas .. tudo muito igual.. e eu gosto das coisas lúdicas!
SENDO LÚDICO
PD : Nossa! Concordo demais! Eu bati muito nessa tecla com minhas filhas: Genteee, é para “brincar” ! Essa é a única festa da sua vida que seu convite pode ter foto, que não precisa ser preto… Mas foi um embate viu? Mas hoje elas assinam embaixo e acham que foi válida a “briga” .. rsrs ( VEJA AQUI )
CAMARERO: O ponto positivo que eu vejo hoje é o grande leque de opções de fornecedores e serviços que é oferecido. Há 15 anos atrás eram 2 ou 3 de cada ( buffet, bar, decoração… ) Hoje há uma infinidade de coisas legais para sua escolha: carrinho de churros, Camarero, foto na hora … Tudo fica mais caro, mas em compensação fica muito mais legal!
PD : Fabiana, é esse seu entusiasmo que contagia e convence seus clientes e que faz com que as pessoas curtam muito as atrações da CAMARERO nas festas. Espero continuar contando com suas boas idéias, pois assim como você, eu acredito que festa precisa ser divertida para ser legal. De mesmice o mundo tá cheio. Doida para mostrar as atrações da festa da Gabi por aqui. Obrigada por tudo e pela entrevista ” por acaso” . Mas sabia que eu gostei? Vou procurar a Dani, as meninas da Patricia Andrade, Zoom Vip … Vou fazer um arquivo legal com muita entrevista boa para o blog. Os leitores cativos e fiéis do dia-a-dia amam coisas legais e adoram ficar sabendo de tudo.
FABIANA : Eu que agradeço a confiança no meu trabalho e as pessoas que você me indica. A CAMARERO vive mesmo de boas energias.
GOSTOU? QUER OUTRA ENTREVISTA?
MANDE SUGESTÕES EM UM DE NOSSOS CANAIS
facebook PATRICIA DIAS JOIAS| instagram @PATDIASJOIAS| [email protected]
whats up 31 99955-5410