Nesse último domingo fui com as filhas à CASA FIAT DE CULTURA, para ver a exposição do Caravaggio, que vai até 15/07/2012- de 3a a 6a:de 10 ás 21 hs/sab e dom:de 14 as 21hs
blusa TAHARI – calça TOMMY HILFINGER – sneakers LOJA OBA – jaqueta de Amsterdã – bolsa MIU MIU para CLÔ – óculos CARRERA – JÓIAS PATRICIA DIAS (coisinhas … tô )
colar nome de brilhantes com 4 letras ———————— 10 x 140,00 = 1400,00
essas coisinhas delicadas , quando juntas , ficam charmosinhas …
brinco de esmeraldas ————————————– 10 x 160,00 = 1600,00 anel de dedão com brilhantinhos ————————— 10 x 60,00 = 600,00 anel estrelinha ——————————————– 10 x 60,00 = 600,00 pulseira eternidade —————————————- 10 x 60,00 = 600,00
* * * * * * * *
Sobre Caravaggio :
Pintor italiano atuante entre 1593 e 1610,é normalmente identificado como um artista Barroco, ,sendo o primeiro grande representante do estilo. Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos, mas preferia escolher por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras. Não tinha qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distingue as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros originou “Tenebrismo” , onde os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.
- Características da pintura barroca
- Composição assimétrica, em diagonal – que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
- Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) – era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
- Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
- Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
- A luz não aparece por um meio natural, mas sim projetada para guiar o olhar do observador até o acontecimento principal da obra, como acontece na obra “Vocação de São Mateus“, de Caravaggio.
Seis obras dele estão expostas na CASA FIAT, dentre elas a famosa MEDUSA MURTOLA.
Cabeça de Medusa – Michelangelo Merisi Caravaggio (1598)
A cabeça de Medusa – de Caravaggio, 1597
Caravaggio recria a figura de Medusa, besta mitológica transformada em escoria por ofender à divinidade Atena (na mitologia grega, é considerada a deusa da sabedoria, da estratégia e da guerra justa).O quadro mostra uma cabeça de mulher com os cabelos arrepiados, sangue brotando do pescoço. Muitos críticos de arte foram duramente feridos em sua sensibilidade por esta obra, a que é considerada a mais sangrenta de Caravaggio.
Pode-se perceber a genialidade no jogo psicológico deste objeto-pintura que reside num fator perturbante – a representação do reflexo de Medusa no escudo é um auto-retrato de Caravaggio travestido de Medusa. A representação que o artista nos dá a ver de si próprio é a representação máxima do horror, da definitiva e absoluta vertigem do momento da morte. Representou no espelho, no escudo côncavo de Perseu, a imagem que viu de si no espelho real imaginando-se a morrer como Medusa. Esta obra é, por isso, um duplo espelho, real e mitológico. Esta duplicidade atravessa aliás toda a obra do artista que sempre usou para as suas composições pictóricas pessoas comuns, o “homem da rua” como modelo das personagens bíblicas e mitológicas.Veja outrras obras de Caravaggio no link http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/slideshow/as-obras-de-caravaggio
A LENDA SOBRE MEDUSA:
Das três temíveis Górgonas, irmãs filhas das divindades marinhas Fórcis e Ceto, duas eram imortais, Eusteno e Euríale. A terceira, Medusa, era mortal. Outrora tinha sido belíssima e particularmente belos teriam sido os seus cabelos que tanto atraíam os olhares. O esplendor da sua figura seduziu Poseidon que a violou no templo de Minerva. A profanação do templo levou Atena a punir Medusa, transformando os seus belos cabelos num emaranhado de serpentes vivas e amaldiçoando o seu olhar com o poder da morte pela petrificação. Medusa tornou-se evocação de medo, de horror, da implacabilidade da morte.
Perseu era filho de Zeus e Danae. O Rei de Acrisius, pai de Danae, temendo a profecia que anunciava a sua morte às mãos do neto, abandonou Perseu e sua mãe no mar. Os dois vaguearam até serem finalmente recolhidos pelo Rei de Serifo, Polidectes, que acabou mais tarde por se apaixonar por Danae. Incapaz de se aproximar dela porque Perseu era irredutível na protecção à mãe, Polidectes decidiu livrar-se do filho da amada, incumbindo-o de uma impossível demanda – decapitar Medusa e trazer a sua cabeça. Escondido por detrás de um escudo espelhado e munido de outros objectos mágicos, Perseu protegeu-se do olhar terrífico e mortal ao mesmo tempo que o devolvia em reflexo a Medusa, decapitando-a no exato momento em que ela contemplou o horror da sua própria figura, o horror da sua própria morte.
Face à lenda, Medusa representa o absolutamente inacessível, dado não ser possível vê-la sem morrer. Encarar Medusa seria ver a própria morte e morrer nesse exato instante, quando o próprio corpo se fixa eternizando o seu esgar de espanto e horror em pedra, para sempre.
* * * * *
Não aguentei , né gente ??? rsrsr Tiiiiive que fazer a fotinha com a Medusa… rsrsrs
E tá na moda!!! – coincidência ou não (eu mesma acredito no inconsciente coletivo!!!) –
* * * * *
Cheios de arabescos, medusas, correntes e motivos animais, as estampas com motivos barrocos, à la Gianne Versace na década de 80, voltaram com tudo. Vários estilistas foram buscar inspiração nessa estética deliciosamente over: de Riccardo Tisci, da Givenchy, à própria Versace, que revisitou seus arquivos com pegada mais pop para a coleção recém-lançada em parceira com a H&M.
Gianni Versace , ele mesmo um grande interessado pela arte clássica e arquitetura, escolheu desde seu início, a Medusa como símbolo de suas criações, como uma figura da mitologia grega que representa um poder de beleza que enfeitiça e encanta.
* * * * *
E por aqui , Ronaldo Fraga fez seu desfile em junho/12 , com as cabeças das modelos em medusas estilizadas. Tá no blog da Lilian Pace. Muito lindo e muito cênico,não acham?
Depois de tudo isso, minha vontade era de sair A-G-O-R-A e comprar qualquer coisa medusa-inspired …rsrsr… ou montar uma jóia, why not???? Por enquanto, anel cobra pra consolar… ANEL DUPLO COBRA EM OURO AMARELO E BRILHANTES– 10 X 350,00= 3500,00
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.