É uma tendência do comércio mundial começar a emocionar o cliente a partir das embalagens. Cada vez elas estão mais autorais e individualizadas!
AS EMBALAGENS DAS GRANDES GRIFES
Ando reparando com muita atenção nas embalagens das grifes, pois estou em processo de remodelar as minhas. Quanto mais reparo, mais me encanto! Por que? Pela idéia que vem por trás de mimar, envolver e seduzir o cliente em um mundo de sonhos.
A importância da embalagem está em sua função, uma vez que ela é o principal meio de conexão entre o produto e o comprador. Ela faz a comunicação da marca com o consumidor visualmente e serve também para ajudar a definir o valor de um produto, pois através da parte externa são adicionados valores emocionais em relação à marca e ao produto.
Com a embalagem também é feita a fidelização do cliente com a marca, por isso, o nome é repetido tantas vezes.
A EMBALAGEM DA DIOR
A embalagem da Dior começa com uma sacola e dentro vem a caixa, ambas em papel luxuosíssimo e com o nome sempre escrito em todas as etapas.
Excesso de informações em uma embalagem não é bem visto. No mercado do luxo, nunca deve haver abuso de nomes nem cores. Em publicidade de produto, menos é mais. É ser chique!
Dentro da caixa, o produto vem embalado em seda, com decalque com nome e fita também com o nome.
Os papéis têm sempre o toque perfeito: o mais macio, quando precisa ser; o mais rígido, quando necessário.
Me chama a atenção a quantidade de informações precisas dadas ao cliente, pois a embalagem deve ser sempre eficiente quanto a seu conteúdo. Ela deve mostrar claramente o que há dentro, seguindo inclusive as regras previstas por lei, como no caso dos alimentos. Essas normas sempre devem constar na embalagem como quantidade em unidades de grama ou litro, formula química, conteúdo, quem deve usar, como deve ser armazenado, entre outros.
Fico impressionada com os manuais que são fornecidos pela Dior. Além do Guia de Manutenção ( dos cuidados que você deve ter com o produto ), ainda vem um livreto sobre a bolsa em questão, nesse caso, a Lady Dior da foto, um dos ícones da marca. Além disso, ainda um certificado magnético com código de barras, local e data da compra, indispensável mesmo nesse mundo de tantas falsificações.
AS EMBALAGENS DA PRADA
Na Prada não foi diferente, exceto por não ter esses manuais e certificados etc. Sacola com nome, papel de seda com adesivo, fita com nome … mas … me encantou MUITO a idéia da caixa da coleção ser personalizada de acordo com o produto.
Esse tipo de cuidado tocou fundo no meu coração, pois eu ando fazendo isso desde Outubro de 2015, portanto bem antes deles. O que quero dizer com isso é que há mesmo um Zeitgeist – um inconsciente coletivo – que leva as pessoas e as idéias para um mesmo lugar.
EMBALAGENS PERSONALIZADAS COM CARINHO
Comecei assim, do nada mesmo, fazendo uns rabiscos de insetos no JANTAR INSETOMANIA que fiz para homenagear ( e mimar! rsrs ) as clientes que já haviam adquirido JÓIAS PD com motivos de insetos em datas anteriores.
Só que … elas amaram! Escolheram suas caixinhas e aí já viu, né? Cliente feliz = Designer empolgada! Rsrs
EMBALAGENS PINTADAS A MÃO
Fiz eu mesma novamente as caixinhas pintadas dessa vez para o evento OUTUBRO ROSA. Aliás, o coquetel foi todo rosa também… rsrs … coisas de Agnes -Bouquet Garni- que tem uma forma de trabalhar muito parecida com a minha por sinal. Ela também pensa no evento e no cliente como um todo, e não só na comida que vai servir!
Aí virou festa, né, gente? Fiz caixinhas para a Coleção Frida … e claro! Jantar temático junto!
E na sequência fiz para o evento MONDRIAN.
Agora, nesse verão, não teve evento, mas teve uma Coleção Cápsula – ABACAXIS – e dá-lhe novas caixinhas!
Fiz uma enquete no Stories do Instagram perguntando se as pessoas gostam disso. Retorno? Amam! Entendem como carinho. Claro, pois não tem a pretensão de ser nada além, até porque as caixinhas são descartáveis.
O traço é livre, as pinceladas também. Começa assim …
… e termina assim!
Ah! E corra porque essa coleção é mínima ( são apenas 8 peças! ) e elas estão acabando. Preços a partir de R$540,00.
Contato: [email protected] / @patdias_pd / whats app 31 99955-5410