Eu não ia a Tiradentes há 17 anos, acreditam? Pois foi uma delícia passar esse fim de semana lá. Vou aproveitar então, para dividir umas dicas fresquinhas da cidade com vocês. Acompanhem tudo aqui no blog.
De BH, são 190 km que são feitos em umas 3 horas de carro. De São Paulo são 480 km e do Rio são 280 kms. Na região de São Brás do Suaçuí, pare no CHARM COUNTRY . Todo mundo comenta o tal do pão-de-queijo com linguiça.
O local funciona como lanchonete há 26 anos no mesmo lugar e tem de tudo: sucos, sanduíches, doces, etc e muita coisa típica de Minas para comprar e levar para casa. Além disso, o visual é incrível. Já soube de gente que viu no meu instagram e já parou lá nesses dias. Bom,né ?
A linguagem de moda que se comunica ! Flor na Sandália PRADA e também no ANEL JOIAS PD.
OS NÚMEROS DO TURISMO EM TIRADENTES
Dizem que o maior número de turistas vem do Rio e ao todo podem chegar a um total de 15.000 nos maiores eventos da cidade. Nesse fim de semana tranquilo, dizem que a média era de uns 5000.
A cidade tem 5000 habitantes, são cerca de 300 pousadas, atendendo a todos os gostos e bolsos e a crise passa bem longe de lá. O turismo está bem fomentado desde a década de 90, com um calendário consistente de eventos em todos os meses do ano e super bem atendidos por ÓTIMOS RESTAURANTES .
Como eu adoro dar informação de qualidade aqui no blog, lancei uma enquete nas minhas redes sociais perguntando qual a melhor Pousada de lá. Obrigada por todas as respostas de vocês! É por isso que esse blog tem um conteúdo tão rico: sendo interativo, ele representa essa grande comunidade de leitores que gosta do que vê por aqui.
ONDE É MELHOR FICAR EM TIRADENTES ?
As respostas chegaram aos montes, pois eu acho que muita gente cai de amores pela cidade. Os mais votados foram o SANTÍSSIMO e o SOLAR DA PONTE, nessa mesma ordem, ambos no centro histórico.
Passei na porta do Santíssimo – O VENCEDOR DA ENQUETE! – e encontrei um hotel enorme e imponente. São 40 apartamentos e uma enorme estrutura de lazer e esportes que abriga inclusive festas e grandes casamentos. A construção é nova e luxuosa. Ótima opção também para famílias, pois tem atividades para crianças. Fica próximo ao centro histórico.
SOLAR DA PONTE – UM HOTEL COM A CARA DA CIDADE
Eu já prefiro me hospedar em prédios antigos quando estou em uma cidade histórica, tanto aqui no Brasil, quanto na Europa. ( Mas isso é uma particularidade de meu gosto pessoal! ). Entrei no Solar da Ponte – 2o. lugar da enquete – e me identifiquei de imediato,mesmo não sendo uma construção antiga autêntica . Construído na década de 70, ele fica bem no miolinho do centro histórico, o que acho fundamental para sentir a verdadeira alma da cidade. Andar a pé é imprescindível se você quer realmente conhecer um lugar!
São 13 apartamentos num casarão lindamente decorado no estilo inglês. Não vi os quartos: algumas poucas pessoas disseram não serem bons.. Mas enfim, mesmo ele tendo ficado em 2o. lugar na nossa enquete, eu ficaria lá. Gosto dessa cara antiga e gosto MUITO do ponto, o mais importante para mim, na verdade!
O hotel tem um jardim enooorme atrás, uma verdadeira paz!
Com era dia de bater perna no centro histórico, o look era bem confortável e a rasteira é fundamental! Aquele calçadão antigo de pedras torna-se inviável com qualquer mínimo salto.
A HOSPEDAGEM NO HOTEL 4 ANOS DEPOIS – set/21
Na verdade, confesso que sempre quis ficar no hotel, e não me decepcionei. Para mim, com certeza, é a melhor opção não só pela localização, quanto pela elegância do decor e do serviço.
Móveis garimpados nesses 50 anos de existência pela mineira Ana Maria e pelo inglês John Parsons e outros feitos no estilo inglês, trazem uma atmosfera chique e acolhedora em todos os ambientes.
O café da manhã não poderia ser mais mineiro com queijo, pão de queijo, bolos e geleias típicas , assim como sucos e frutas, tudo fesquinho e feito na hora.
De 4:45 ás 5:45h , isso mesmo, pontualidade britânica, é servido o chá da tarde. Capricho nas toalhas xadrez , nas cerâmicas artesanais Máximo Soalheiro e nos bules e peças em estanho JOHN SOMMERS . Aliás, o estanho é uma tradição da região.
OUTRAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
Na sequência da enquete, em 3o. lugar, ficaram empatadas BRISA DA SERRA, PEQUENA TIRADENTES e POUSADA ORATÓRIO. Fica aí mais dicas para vocês pesquisarem, caso queiram ir para Tiradentes.
Dessa vez, eu fiquei na SOLAR DA SERRA, na estrada para Bichinho, de cara para essa vista linda da SERRA DE SÃO JOSÉ. São 12 km de maciço de pedra circundando a cidade e chegando nas cidades vizinhas. Os bandeirantes chegaram na serra em 1702 atrás do ouro. A partir daí, o arraial foi fundado e funcionou movimentado até o final desse ciclo no séc XIX.
Ficar aqui é ficar de fora de todo esse ambiente de história do centro histórico e do verdadeiro charme da cidade, mas essa foi a escolha do casal que nos convidou para o findis. ( Eles hoje também preferem o centro, by the way! Numa próxima, eles querem ficar no Solar da Ponte! ) Embora essa seja uma pousada nova e linda, eu não acho que seja a melhor opção, por ser fora do centro. Você fica dependendo de táxis, pois não é possível estacionar seu carro na cidade.
Mas … é inegável que a vista é linda! O outro casal fez caminhadas e aproveitou do local! By the way, numa próxima vez, eu também quero fazer caminhada na Serra, mas quero ficar no centro mesmo.
Estando aqui, é claro que um dia fomos um pouco à piscina. Afinal de contas, não é todo dia que se tem uma vista dessa…
BRINCO PLANETA | 10 X R$280,00 = R$2800,00
MAIS DICAS DE TIRADENTES
Nesse post AQUI eu mostro o que Tiradentes tem de bom , assim como seus melhores RESTAURANTES . Já vou agradecer por antecedência o monte de dicas ótimas que vocês me deram.
Espero , antes de mais nada, estar ajudando você a sonhar com esse lugar lindo ou até a montar seu roteiro com essas dicas de Tiradentes! E se você tiver mais alguma, fale aqui nos comentários. A gente adora saber!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS