Ontem postei aquela foto na Ponte Vecchio, resolvi então terminar esse assunto Florença aqui no site que estava ainda pendente. Se você digitar na busca do site Florença e clicar na lupa, as postagens vêm todas em ordem decrescente. Vamos viajar juntos? Lembrando que dos 20 dias na Itália, 9 foram em Florença!
No caminho do nosso ap ( Piazza della Signoria ) até Santa Croce, muita coisa linda passa. Já falei do MUSEU BARGELLO ( clique no azul para ver ) e seus tesouros de Michelangelo. Mas passam também coisas encantadoras como essas:
Essa é a linda loja BARTOLUCCI que pode ser considerada a verdadeira Casa do Gepetto em Florença. Foi eleita uma das 10 Lojas Mais Bonitas do Mundo. Parece que a gente está em um filme do Pinóquio com todos os bonecos em madeira, vários deles ainda se mexem!
Em cada cantinho você se depara com um mimo diferente! Pura magia desde 1936.
E a gente não pode perder a piada jamais, né?? rsrs
Mas enfim, eu não sabia da existência dessa loja e tomei um choque quando vi! E fui pesquisar – enfim: Pinóquio nasceu em 1883 no romance de Carlo Collodi – o entalhador Geppetto criou esse boneco de madeira que queria ser um menino de verdade. Tudo isso aconteceu na Toscana, na pequena San Miniato. Bonitinho demais, né?
Na mesma rua , muita arte fiorentina -essas peças em madeira pintadas em cores e folha de ouro!
Estávamos já chegando na praça medieval da Santa Croce, essa gigantesca basílica franciscana no final dessa praça com ares meio rústicos, que foi criada para que os fiéis se reunissem quando a igreja estivesse cheia.
A magnífica fachada é toda em mosaicos de vários tons de mármores coloridos. Nessa igreja construida entre 1294 e 1385 estão as tumbas de Michelangelo, Galileu e Ghiberti.
A maravilha continua no interior, com afrescos pintados por Giotto.
O jardim do pátio interno é outra maravilha que vale a visita.
A área no entorno de Santa Croce é uma área mais popular , lotada dessas cantinas típicas deliciosas que existem sempre ao lado dos teatros, praças populares, etc
Afinal : o que é a comida típica de Florença? A cozinha Toscana é constituída principalmente por pratos e doces tradicionais que mantém suas receitas inalteradas por muitos anos. É uma comida tradicional camponesa. O primeiro produto que não se encontra igual em nenhuma parte da Itália é o pão toscano. Caracterizado pela falta de sal, parece que o costume de fazer esse pão remonta ao século XII, quando, no auge da rivalidade entre Pisa e Florença, Pisa bloqueou comércio de cloreto de sódio precioso.
O pão para os toscanos é precioso. O fato de não jogá-lo fora, e sim usa-lo, mesmo quando ele é velho, é evidenciado por uma longa série de receitas antigas ainda muito usadas como ribollita e Pappa al pomodoro. Provei ambas : são pratos simples e pesados, feitos em grandes quantidades para as famílias .
Papa al pomodoro
Melanzane ao forno –
Beringela gratinada ao molho de tomate.
A tradicional cozinha toscana usa bastante carnes de animais selvagens. Também são muito usados produtos da fazenda, como galinhas, perus, gansos, galinha d’angola e pombos junto com coelhos e animais de caça, a lebre e javali selvagem, faisão e porco-espinho. Mas a estrela é …
Bistecca alla Fiorentina
O prato fiorentino por excelência, servido como secondo piatto. É um corte alto com osso grosso e macio de carne bovina de raça Chianina, típica toscana, feita mal passada na brasa. O preço no cardápio é sempre de 100g e um pedaço pequeno pesa cerca de 800g, que serve 2 pessoas, mas o ideal é pegar um pedaço de cerca 1,2 Kg. Em geral, ele vem acompanhado de feijão branco bem temperado. O interior da bistecca deve ser macia e suculenta, enquanto os externos devem ser nítidos e parecerem bem assados. A carne deve ter aproximadamente cinco centímetros de espessura, macia e da melhor qualidade. Os vinhos produzidos na zona de Firenze e província que acompanham super bem todos esses pratos são: Chianti Classico, Chianti Colli Fiorentini e Chianti Rufina
DOCES TOSCANOS
Sobremesas à base de amêndoas ou farinha de castanha são as prediletas. Eu amei isso!