Montar a casa no Natal é uma motivação extra que o mês de Dezembro n os traz. Um sentimento de renovação, de arrumação e movimento toma conta e nos anima !
Na verdade, tudo começa nelas e é feito para elas, que AMAM o Natal. A cada ano montamos a árvore em um lugar diferente e de maneiras diferentes. Na verdade, o valor sentimental é grande, pois é a mesma desde que me casei. Há 26 anos atrás, minha avó me deu dólares para que eu trouxesse da lua de mel nos EUA. A cada ano, pegamos algumas inspirações de revistas antigas, visto que não compro mais. Percebi que já tenho tantas, que estou mesmo é me desfazendo delas aos poucos. Para vocês terem uma ideia, acabo de chegar de viagem sem NENHUMA revista de Natal, acreditam? Isso antes seria impossível de acontecer!
Se você clicar AQUI , vai ver um pouco dos nossos Natais a cada ano, desde que me mudei para essa casa há 8 anos , mesmo tempo que tenho o blog. Talvez sirva de inspiração para você que ainda quer dicas para montar a casa no Natal.
MEU NATAL DO ANO PASSADO
Tão corrido foi meu final de 2018, que não tive tempo de postar aqui nem a decoração e nem a ceia. Hoje estou montando a casa para esse Natal de 2019 e aproveitando então para dividir com vocês essas ideias também.
A montagem sempre começa da árvore, pois é dela que vem a orientação de cores e estilo para todo o resto. Nesse ano, foram feitas guirlandas de bolas coloridas que circulavam toda a árvore, segundo uma inspiração de uma revista de 1997.
Com a árvore montada, fica fácil partir para todo o resto. Em decoração de Natal, quanto mais, melhor! O maximalismo combina com a época de ostentação,e fartura e grandes emoções.
As outras inspirações vieram de uma revista da MARTHA STEWART , essa americana que dá show nas dicas do bem receber, principalmente no Natal. Gostei dessa novidade do rosa com azul nessa época do ano. Com alguns detalhes, fui adaptando para montar a casa no Natal do ano passado.
As guirlandas davam as boas vindas e já introduziam as cores do decor, mesmo mantendo um pouco de vermelho, que dá essa cara de Natal.
Coloquei sal grosso com anilina nos vidros e aos poucos fui trazendo mais detalhes azuis para dentro de casa. Uma bobagem que não custa nada e dá um efeito bem lindo!
O lavabo também recebeu toque de azul, assim como a mesa de jantar durante o mês, antes da ceia.
A MESA DA CEIA
A ideia da mesa veio da mesma revista, com tons de azul , flores brancas e esse presentinho individual em cima de cada prato.
O potinho prateado era uma lembrancinha com uma trufa dentro. O potinho de vidro guardava uma surpresa – O JOGO DAS EMOÇÕES – que vou explicar abaixo.
COMO FUNCIONA O JOGO DAS EMOÇÕES
Primeiro eu colhi cada sugestão de “desejos” entre os presentes , anotei em um papel,. recortei e coloquei uma palavra dentro de cada potinho aleatoriamente. Onde você se assentasse, teria um potinho com uma palavra secreta dentro.
Na hora H, a pessoa sorteava um nome, abria o potinho e desejava aquela palavra para a pessoa sorteada e ainda explicava o porquê. Incrível ver como foi bacana ver os sentimentos e as emoções aflorarem dentro do melhor espírito do Natal. Depois do jogo, fazemos a nossa oração agradecendo as bênçãos do ano e entregando o próximo que está por vir.
O decor seguiu pela casa com as coisas que fui adquirindo nesses 26 anos de casada.
AS COMIDAS E BEBIDAS DA CEIA
Servi 2 lindos Welcome Drinks : Appletini e Ponche de Laranja – veja AQUI . Aliás, adoro servir esses drinks logo na chegada, pois acho festivo e acolhedor!
Fiz os gelos de laranja antecipadamente, congelando os gomos para serem usados na hora de servir . Fiz também 3 molhos diferentes com antecedência para o buffet de saladas, que foi montado atendendo a pedidos. Vinagrete francês, mostarda e mel e pesto são sabores diferentes entre si e agradam maiorias.
O buffet de saladas funcionou super bem, pois comida leve não atrapalha o apetite da comida de Natal, tradicionalmente mais rica e mais pesada. Além desses ingrediente e molhos servidos assim separadamente, servi ainda 3 pratos frios bem interessantes que enriqueceriam os antepastos. A terrine de figo vou repetir esse ano – receita abaixo.
Além dos antepastos, as frutas frescas e secas não podem faltar, acompanhando vinhos e espumantes. A ceia é bastante tradicional , inclusive desde o preparo. Marido sai sozinho com as filhas para comprar a leitoa, compram alguns presentes e almoçam os 3. Na hora da ceia, ele mesmo cuida dos assados, inclusive da pururuca.
Como vocês podem ver, não é nada muito sofisticado, mas é tudo preparado com muito carinho. A comida é toda feita em casa e a gente faz questão que seja assim. Curtir desde o preparo faz toda a diferença e assim vamos mantendo e criando nossas tradições e memórias afetivas.
Eu adoro usar vermelho no Natal e dessa vez, escolhi complementos pretos, brinco de ônix e pulseira de madeira. Uma releitura moderna para uma saia super clássica , que sempre que uso, ADORO !
A partir de hioje, acompanhe no instagram @PATDIAS_PD a montagem do nosso Natal 2019, que com toda certeza, vai ser bem diferente desse e dos anos anteriores. Vou estar dividindo tudo com vocês diariamente por lá.