Precisando de ideias para um almoço em casa? Fiz pratos leves e fáceis de fazer nesse Domingo de Páscoa, mas vale para qualquer outro almoço!
No domingo, mostrei minha mesa de Páscoa nesse post AQUI. Hoje vou falar de todo o resto.
LOOK PARA UM ALMOÇO EM CASA
Eu adoro usar branco: muito mais do que preto, por sinal! Esse vestido tem leveza, é fesquinho e eu adoro usá-lo assim, de dia!
Mas … eu queria alguma coisa legal. Da 1a. vez que usei, coloquei brincos de ouro no coque, como se fossem broches ou acessórios de cabelo. Veja AQUI . Dessa vez, folheando uma Vogue desse verão, vi esse colar bijuteria com búzios e balangandãs.
Foi exatamente essa ideia que reproduzi: vestidão branco + make fresh + um fio de búzios + um colar de balangandãs em ouro JOIAS PD.
Na verdade, são 2 peças que se unem para formar o colar. Pode ser usado como tornozeleira ou como 2 pulseiras.
MENU
ENTRADAS VARIADAS PARA UM ALMOÇO EM DIA DE CALOR
Eu adoro entradas leves e sempre faço, aos Domingos, entradas vegetarianas – minha sogra é. E … na verdade, é também o meu paladar. Eu não gosto de entradas pesadas que acabam com o prazer do almoço.
SALADA DE CENOURAS CARAMELIZADAS
Essa salada é ótima! Já dei a receita dela AQUI . Dessa vez, incrementei com 2 ovos cozidos bem duros ralados no ralo grosso! Ficou muito bom! ( E a cenoura ainda faz uma alusão á Páscoa, né? )
TOMATINHOS CONFITADOS
INGREDIENTES: 200g de tomates-cereja ( fica lindo de 2 cores! ) – 2 dentes de alho grandes ralados – 100 ml de azeite extravirgem – sal e pimenta-do-reino moída – folhas de manjericão
PREPARO: Frite os tomates no azeite já bem quente até que eles abram as cascas. Acrescente o alho, sal e a pimenta. Desligue o fogo e adicione as folhas de manjericão fresco. Guarde na geladeira. Sirva como aperitivo, como salada, acompanhamento ou com pão.
RENDIMENTO: 6 pesssoas
CARPACCIO DE PEIXE BRANCO COM MOLHO DE MISSÔ
INGREDIENTES: 600g de filé de peixe branco limpo; 1 xícara de salsinha bem picada; 2 colheres(sopa) de peixe bonito em flocos; flor de sal;pimenta-do-reino moída na hora | MOLHO: 1 colher (sopa) rasa de pasta de missô; 100 ml de sakê mirim ( culinário); 1 colher (sopa) de açúcar; 3 colheres (sopa) de shoyo; 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado; 1 colher(sopa) de gengibre em pó. Pincele o peixe com óleo
PREPARO: Misture todos os ingredientes do molho e leve ao fogo médio até ferver e o missô derreter. Desligue e deixe esfriar. Pincele o peixe com óleo de gergelim, cubra com a salsinha e congele por 3 a 4 horas nesse tempero antes de usar. Retire o peixe do freezer e corte em fatias chanfradas o mais fino que conseguir. Arranje-as no prato que for servir. Salpique pimenta-do-reino e flor de sal. Regue com o molho de missô e, por cima, disponha os flocos de peixe bonito (opcional) . Sirva frio.
RENDIMENTO: 6 pessoas
O ALMOÇO
Servi um BACALHAU COM BROA ( prato típico português ) e um strogonoff de filé para quem não gosta de bacalhau. Na aula da Agnes, ela deu a receita com musseline de batata e disse que ficaria bom também com musseline de baroa. Fiz das 2 maneiras e preferi com a baroa. Segue a receita.
BACALHAU COM BROA DE FUBÁ E TAIOBA
INGREDIENTES: 6 postas de bacalhau alto de 300g cada; 500 ml de azeite virgem; 3 dentes de alho; 1 cebola cortada em 4;1 xícara de miolo de broa de fubá esfarelado; 1 maço de taioba; 600g de baroa; 2 colheres(sopa) de manteiga; 1/2 xícara de creme de leite fresco; sal e pimenta-do-reino;
PREPARO: Dispor as postas de bacalhau de pé em um pirex para confitar junto das cebolas e dente de alho. Cobrir com azeite e assar em fogo baixo – 120graus – por 30 minutos.
Enquanto isso, preparar a musseline: Ferna a baroa em água com sal atéficar macia ao espetar com garfo. Bata em um processador até ficar bem liso. Adicione a manteiga aos poucos e também o creme de leite. Bata bastante para aerar. Leve ao fogo baixo e mexa até obter um purê homogêneo. Tempere com sal e pimenta. Reservar.
Retire aqueles veios das folhas de taioba e rasgue-as em pedaços grandes. Refogue-as rapidamente em azeite com alho- só um “susto” mesmo!
MONTAGEM PARA GRATINAR: Forre a travessa com a musseline e por cima coloque a taioba refogada.
Em cima, coloque as postas de bacalhau cobertas com a farofa de broa de fubá. Leve ao forno a 200 graus para dourar por 15 minutos e sirva bem quente.
A SOBREMESA
Rafa fez esses bolinhos de cenoura de microondas e serviu quentinhos individualmente com sorvete de creme. Fofo, né?
Embora tenha sido nosso almoço de Páscoa, as receitas caem bem em qualquer almoço. Pode fazer que dá certo, viu? E depois me conta se ficou bom!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS