Essa é a segunda vez que passo férias de julho na Bahia e quero dizer que tem sido sempre muito bom. Sol ameno de inverno, chuvas que não incomodam. Na verdade, prefiro mesmo menos sol e menos gente. A chuvinha da noite é certamente uma delícia para dormir e de manhã, mais no final dela, o solzinho abre gostoso.
Na outra vez, fomos para Trancoso, Caraíva e Ajuda – veja AQUI . Dessa vez, fomos para o litoral norte – PRAIA DO FORTE – que eu não ia há 12 anos. A chegada é pelo aeroporto de Salvador ( vôo de 1hora e 20 do Sudeste ) e essa é a foto clássica da chegada.
ONDE FICAR NA PRAIA DO FORTE
É uma região de pousadas simples e grandes resorts. O melhor hotel é com certeza o TIVOLI ECORESORT , para mim, na verdade, o melhor resort do Brasil. Eu, particularmente, não sou uma típica cliente de resorts, pois prefiro sempre ficar mais solta nas vilas e viver a vida do lugar.
Mas, tenho que reconhecer que o TÍVOLI é impecável em seu serviço e instalações. Os quartos ( a partir de 38m2 ) estão todos reformados, têm excelente tamanho e conforto e todos ainda têm essa varanda gostosa para o jardim e o mar.
O hotel fica a 1 hora do aeroporto de Salvador em estrada ótima. No nosso caso, que não precisaríamos de carro, fomos de ubermesmo ( 120 reais ) , pois não sairíamos muito de lá. Afinal, era a nossa 3a. vez na região e já tínhamos feito todos os passeios por lá.
Essas varandas cobertas da foto abaixo circundam todos os 287 quartos, protegendo os hóspedes de chuva e sol. Crianças novas e idosos podem pedir quartos mais próximos dos restaurantes ou usar o carrinho de golfe.
MALA DE PRAIA PARA JULHO NA BAHIA
Esse foi o meu aerolook e como sempre faço, repeti as peças em outras situações, otimizando a mala. O clima era 26 a 27 graus de dia, e na faixa de 22 à noite. Um tricô ou uma pashmina bastam. Clima ótimo, sem excessos.
Transito facilmente com uma peça do dia para a noite e adoro fazer isso, pois não levo muita coisa. Acho mais prático arrumar e desarrumar a mala estando com menos coisa e o quarto fica mais organizado se cabe tudo nos armários.
A PRAIA DO TIVOLI
Na Praia do Forte, a melhor praia é justamente aquela onde está o hotel. As águas são calmas e quentes e o extenso gramado do resort chega até a areia.
As choupanas de sapé oferecem sombra e conforto máximo. Há um excelente serviço de praia nos bares do hotel.
O mesmo Caftã foi usado em uma noite, com o mesmo brinco de tanzanita, inclusive. Mas dessa vez, adaptei as correntes que estava usando direto nas tarrachas e obtive um brinco com tamanhos diferentes.
Mas, voltando à praia, bem na frente do hotel ficam as piscinas naturais que podem ser desfrutadas de acordo com o horário das marés.
Da frente, também saem passeios de barco para conhecer a região e arredores. A praia é extensa e durante a caminhada você vai passando por lugares assim…
AS PISCINAS DO TIVOLI
Por incrível que pareça, os 800 hóspedes não se trombam e nem há falta de cadeiras ou lugar para ficar na área de praia ou de piscina. Tudo é pensado para fluir muito naturalmente, sem atropelos, barulho ou filas.
Essa é a área da piscina central, enorme também. Essa piscina é atendida por um restaurante que funciona nas 24 horas com comidas mais simples e rápidas. Exatamente por isso, é o lugar preferido para famílias com filhos pequenos.
A PISCINA INFINITA
Essa é a maravilhosa piscina com borda infinita, música suave e ela não é aberta a crianças. É atendida por um restaurante internacional, que serve inclusive comida japonesa. Um bom lugar para ler um livro, com certeza!
Esse fio longo me acompanhou em vários looks, não só de dia, como também à noite.
MAIS OUTRA ÁREA DE PISCINA
Deu para perceber que não tem como você não encontrar o seu lugar, né? Cada um em um estilo diferente, para atender realmente a gostos variados.
JULHO NA BAHIA – MAS E A COMIDA DO TIVOLI?
Comida de resort vai ser sempre comida de resort, concordam? Mas o Tivoli “tenta” certamente minimizar isso . O salão do café da manhã é enorme e assenta TODOS os hóspedes que são muito bem atendidos por um exército de garçons. Sucos frescos trazidos na mesa á sua escolha; buffet enorme com tudo o que você pensar e mais as estações de tapiocas e omeletes. O café vem em garrafas pequenas para a mesa, o que é ótimo. São pequenos detalhes que fazem grande diferença.
Para almoçar ou petiscar, são 3 os restaurantes: um de comida rápida e simples, um internacional excelente ( com japa inclusive ) e um de comida regional. Eu, por exemplo, sempre gosto da comida do lugar que estou visitando e esse restaurante serve, bobó, moqueca, peixe na folha de bananeira, etc etc
O jantar é incluído no valor pago e é servido em sistema de buffet. São saladas refinadas, pães feitos no hotel, queijos finos e essas entradas são realmente fantásticas. Toda noite tem um prato quente regional, e foi sempre essa a minha escolha: uma comida baiana preparada especialmente para cada noite. As estações de carnes e massas passadas na hora atendem quem não come certo tipo de comida e as sobremesas são realmente muito elogiadas. Janta-se informalmente; eu nem levei salto.
E usei tudo mil vezes, como sempre faço!
Eu, que sempre prefiro jantar cada noite em um lugar, me aventurei na vila e não gostei. Restaurantes sem charme nenhum, principalmente comparando-se com Trancoso, minha praia favorita no Brasil. Por esse motivo, comer no hotel foi sempre a nossa opção mesmo, e muitos de vocês falaram comigo no direct que é mesmo o melhor de lá.
ATIVIDADES DO HOTEL E DA PRAIA DO FORTE
Eu nunca faço atividade nenhuma em hotel nenhum e nem assisto aos shows. Mas é preciso dizer que o hotel é excelente em programação para crianças e tenta atender os adultos com esportes náuticos, música ao vivo à noite e passeios guiados pela região. Para ver o que fazer , clique AQUI.
Como eu disse antes, não fiz nada, pois era minha 3a. vez na região. Entretanto, meu programa favorito é mesmo sempre ler: levei JORGE AMADO – Capitães de Areia – e amei! Não lia há o autor séculos, e como sempre digo, gosto de leitura “temática” nas minhas viagens. Acho que ajuda a entrar no clima.
E lugar gostoso para leitura não falta nesse lindo e imenso jardim.
Mesmo brinco de tanzanita em outro dia de praia ; aliás, adoro usar azul no mar!
PORQUE O TÍVOLI É TÃO BEM CONCEITUADO?
No quesito resorts grandões, O TIVOLI é certamente considerado o mais charmoso e eu confirmo isso. Aliás, achei extremamente gostoso passar uma semana lá, mesmo não sendo o meu perfil. Contudo, o hotel é TÃO BOM, que ele me convenceu. Vale ainda ressaltar que ele fica dentro de uma reserva natural ocupando apenas 20% do seu terreno de 300 mil m2. É parceiro do Projeto Tamar e não acende as luzes da praia á noite para não prejudicar os filhotes de tartarugas.
O SPA é famosíssimo e você se sente em um paraíso. Além de ser especialista em terapias com água do mar, o local é belíssimo como você pode ver pelas fotos abaixo.
Por tudo isso eu indico e recomendo o TIVOLI , não só para quem NÃO é fã de resorts em geral como eu, como também para quem quer tirar uns dias para não fazer nada com muito conforto e serviço. Nós amamos esse nosso julho na Bahia.
Mas vou confessar … que eu já estava doidinha mesmo para passar os próximos 5 dias em Salvador. Amanhã conto tudo de lá.
SIGA @ PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS