Um menu afetivo com gostinho de passado foi o meu presente ontem para o meu namor(i)do, o mesmo há 35 anos. Sim! É uma história longa entre “tapas e beijos” … rsrs (Ainda bem que mais beijos! )
Comecei a arrumar nosso jantarzinho de Dia dos Namorados ao por-do-sol, minha hora preferida do dia. Como iríamos ficar em casa, eu queria fazer algo simples, mas carinhoso.
Aliás, acho que enquanto nós mulheres esperamos sempre algo grandioso, os homens ficam felizes com um carinho genuíno e verdadeiro. Algo que remeta a cuidado e atenção. Pois essa foi minha vontade ontem: fazer um menu afetivo que falasse um pouco da gente e dessa longa história.
A INSPIRAÇÃO DA MINHA MESA
Gostei dessa arrumação simpática de azul e branco com limões, suculentas e passarinhos.
Pronto: eu tinha tudo! Guardanapos em azul e branco, as suculentas da FORMATURA DA RAFA , os porta-guardanapos de limão-siciliano e até mesmo os pássaros!
Introduzi mais um tom de azul turquesa e acho que ficou ainda mais alegre. Os sousplats da @ANJOECIA nessa cor trouxeram uma certa “alegria” para a mesa. O mais legal é que ela vende as capas também separadamente e assim, você pode ir comprando em várias cores diferentes e ir aumentando o seu repertório de possibilidades de mesa. Cada capa custa R16,00 e podem ser adquiridas diretamente com ela ( vejo o link azul ).
A pomba é a ave que aparece associada à imagem de Afrodite e Eros, simbolizando a realização amorosa e dos desejos dos amantes. Representa, portanto, aquilo que o homem possui de imperecível e impalpável, um princípio vital, a alma, a essência do amor. É o símbolo do amor, sobretudo quando representado através de um casal de pombos. E vamos combinar? Fica super fofo colocar pombinhos na mesa, independente da data.
MENU AFETIVO PARA O NOSSO JANTAR
Marido anda falando há um mês que queria comer um camarão ao catupiry desde que estivemos em SP em maio e um amigo comentou que iria fazer. Eu nunca tinha feito, mas por que não tentar?
Ficou bem gostosinho, mesmo eu fazendo com tudo light . Acredito que ficaria ainda mais cremoso e saboroso com os ingredientes normais. Sirva com arroz branco e batata chips. Segue a receita:
A SOBREMESA
Esse é um clássico daqui de casa. Como comecei a namorar com 14 anos, eu não tinha dinheiro para o presente do Dia dos Namorados e nem queria pedir aos meus pais. Foi daí que comecei a fazer essa torta que ele levava para a casa dele e comia na semana inteira. E adorava! Faço até hoje aqui em casa, mas no Dia dos Namorados nunca pode faltar! A receita está AQUI .
Dicas para dar certo:
- embeba os biscoitos em pouco guaraná para não dar água
- faça o creme e espere esfriar antes de colocar sobre os biscoitos. Quando colocar, ponha na geladeira para firmar um pouco.
- espete os morangos no creme já bem firme e gelado.
- despeje a gelatina já começando a endurecer em colheradas suavemente para que o líquido não “fure” o creme e entre na torta.
HARMONIZAÇÃO
Aprendi ontem com o sommelier que me atende que esse prato fica melhor com um bom Bordeaux por causa do queijo. E eu imaginando que seria um vinho branco …
VIDA QUE VALE A PENA
Eu sigo insistindo que são esses pequenos momentos que produzem grandes resultados na nossa vida. Às vezes, a gente fica planejando ( ou esperando! ) coisas grandiosas e não faz nada.
Eu tenho vivido assim: priorizo cada momento e celebro sempre! Nem sempre a vida está perfeita e quase sempre poderia estar melhor do que está! Mas pense ao contrário: poderia estar pior também. Se você celebra as pequenas coisas ( que são muitas! ) a vida fica parecendo ser mais feliz!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS