O estado mental de “Mindfulness” ( traduzido como “Atenção Plena” ) pode ser induzido ao focarmos nossa atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora. Trata-se de parar e estar presente. Para se “experimentar” e vivenciar esse momento presente são utilizadas algumas “âncoras” para a observação consciente, como a própria respiração, ou as sensações e movimentos corporais, por exemplo. Essa metodologia tem sido usada com sucesso na saúde em pacientes com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias, e outros transtornos relacionados ao “estresse”; bem como em indivíduos considerados saudáveis, profissionais, estudantes , atletas, e quaisquer outros, com níveis elevados de “ estresse “.
Aquei em BH, quem trabalha com a técnica é JUNIA CHIARI, e ela que estava convidando para participar de um JANTAR MINDFOODNESS – Dei uma pesquisada antes para saber um pouco o que estaria por vir. Nesse caso, o conceito seria ter a consciência plena da palavra COMIDA, devolvendo à gastronomia o valor que merece como era desde antigamente. ( Não disse ontem que estou amando essas “ novas experiências “ enriquecedoras? ) E se o grupo é bom, tudo fica melhor ainda!
A idéia é pensarmos na maneira como nos relacionamos com a comida, que tem muito a ver com nossa personalidade e nossas emoções. Quantas vezes comemos mais em situação de estresse? Ou recorremos ao chocolate quando há uma ruptura amorosa? Muitas vezes, usamos a comida para cobrir carências emocionais ou para ocultarmos o que está ocoorendo. Nesse sentido, a tendência é centrada em 2 objetivos : NA EXPERIÊNCIA DO ATO DE COMER e NA SAÚDE .
O chef Renato Quintino preparou um jantar harmonizado de 8 pratos invocando os 5 sentidos . Acima Blinis ao Caviar e Salmão Gravlax – 2 pratos tradicionais e fortes, harmonizados com o vinho branco correto . Sentimos cheiro de erva doce , limão e ainda tentávamos advinhar os sabores em cada prato. O jantar e o processo inteiro levou umas 4 horas .
Espetinho de camarão com especiarias e Torrada com ovo de codorna trufado e confit de cebola roxa.
Ouvíamos um 1o. gongo para provar apenas a comida demoradamente e em silêncio. Depois um 2o. gongo para provarmos apenas o vinho – e depois um 3o. gongo nos autorizava a falar. é um exercicio de paciencia e concentração. Incrível, pois dá vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, que é o que a gente faz: comer, beber e conversar –
Ao final da degustação completa de cada prato, Renato explicava os ingredientes e o motivo da escolha do vinho. Consegui algumas receitas de quem faz o curso com ele. Obrigada Gabi Marcondes !
Arroz de Pato ( ele serviu com cogumelos – vale a pena! )
Filé ao molho de foie gras e cordeiro com molho de vinho do porto e lãminas de abacate.
Sobremesa : Terra – cacau , chocolate , café e especiarias –
MINDFOODNESS – 5 Pilares para pensar sobre –
1) Quantas vezes você come com os olhos? * evite ir ao supermercado com fome ou “ atacar “ um buffet self-service ou em festa com fome
2) Você devora seu prato de comida preferida? * é importante saboreá-lo lentamente até o fim
3) Você vê TV enquanto come? * é importante se concentrar no ato de comer, e não apenas comer como um ato-reflexo
4) Você come muito em fast-food ? * é importante optar por locais de comida saudável
5) Você costuma comer muito em restaurantes ? * é importante que quando você vá a um restaurante , o faça por prazer imenso , não apenas por hábito.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.