Ainda falando sobre FRIDA KAHLO ( exposição segue em em SP até 10/1 )
Estamos falando de uma menina nascida em plena Revolução Mexicana, com aspirações intelectuais ambiciosas para a época. Querendo estudar Medicina, entrou junto com mais 34 moças para a Escola Preparatória no meio de 2000 alunos homens. Várias fotos a retratam em roupas masculinas, muito diferente do que ela usaria depois na sua vida adulta.
Um acidente dramático a deixou acamada por 1 ano e então ela ficou com graves sequelas no pé direito e ainda fortes dores na coluna. Para entretê-la , sua mãe mandou fazer um cavalete de forma que ela pudesse pintar deitada. No alto do dossel de sua cama, a mãe colocou um grande espelho, para que que ela pudesse sempre se ver. Daí vem sua obsessão por pintar auto-retratos :
“Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.”
Quebrou todos os tabus do seu tempo com suas imagens altamente pessoais, especialmente aquelas que diziam respeito ao corpo e à sexualidade femininos. Começou a usar vestidos bem enfeitados como os usados pelas mexicanas do istmo de Tehuantepec após se casar com Diego Rivera. Esse passou a ser seu tipo de roupa preferido, pois a saia comprida a permitia esconder sua deficiência física.
Nos anos 20 e 30, essa moda começou a ser adotada por muitas mulheres cultas e influentes da Cidade do México.
“ O vestido tipicamente mexicano foi criado pelo povo, para o povo “, na opinião de Diego Rivera. “ As mulheres mexicanas que não o usam , não pertencem ao povo, estão antes mentalmente e emocionalmente dependentes de uma classe estrangeira a que desejavam pertencer, isto é, à grande burguesia americana e francesa. “
Vendo tanto decorativismo e belas cores … não dá vontade de sair assim? E combina com nosso clima tropical! Ainda mais sendo verão. As lindas da Bahia estão assim, flanando como FRIDAS no Quadrado !
Tudo isso me encanta! E muito! Vendo a última coleção da GUCCI, me veio tudo isso na cabeça : COR + BORDADOS = GRANDE IDÉIA !
Peguei um vestidinho de malha amarelo da TAHARI como plano de fundo e me pus a montar uma composição com rendas que eu já tinha … comprei mais alguma coisa …
… enfim : Estou louca par usar ! ( Frida’s Feelings … rsrsr ) e com turquesas !!!
Aliás, tem muita gente bacana por aí se permitindo ser FRIDA por um dia … À direita, a condessa chiquérrima NATY ABASCAL , e á esquerda AGNES FARKASVOLGYI – que fez uma performance tão linda dia desses, que já estamos conversando sobre um jantar temático mexicano … rsrsr
***********************************
TURQUESAS NO REVEILLON
A turquesa já foi considerada a pedra símbolo da Pérsia, também muito usada pelos antigos egípcios, astecas, povos mesopotâmios, chineses e até pelos índios americanos, especialmente os Navajos. Todos esses povos utilizaram a turquesa por sua beleza e, principalmente, como amuleto para proteger de energias externas e sinalizar – por meio da mudança de tonalidade da pedra – o estado de saúde das pessoas.
Só a cor da pedra já encanta: entre o azul e o verde, a turquesa é uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante. Suas referências são sempre ligadas à beleza e ao bem-estar como, por exemplo, o mar turquesa. Além de ser bonita, a pedra relaxa todo o sistema nervoso, acalma a mente e ajuda a verbalizar os pensamentos. A Turquesa oferece uma energia de paz, harmonia e equilíbrio, e pode também auxiliar pessoas a lidarem de forma apropriada com as situações difíceis da vida. Pode tambem amenizar a dificuldade para dormir, o excitamento nervoso, a falta de fé em si mesmo, o negativismo, os pensamentos repetitivos e a inflexibilidade. Também melhora a qualidade de vida, pois trabalha o bem-estar físico e o aumento da imunidade.
Como se não bastassem todos esses benefícios, a pedra ainda nos anima a começar de novo, com forças renovadas e ideias novas. A Turquesa é indicada para os momentos em que nos sentimos sozinhos, e também nos ajuda a ser mais comunicativos, sensíveis e criativos. No geral, nos sintoniza com a energia de integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescor e limpeza.
Usada no chakra frontal (localizado entre as sobrancelhas) proporciona clareza nos pensamentos, aprofundamento no aprendizado e limpeza dos pensamentos repetitivos. Use a Turquesa para meditar e/ou relaxar. Coloque a pedra no chakra frontal, respire lenta e profundamente, de 15 a 20 minutos, e imagine que está inspirando um ar azul. Faça o exercício de duas a três vezes na semana.
Usada no chakra laríngeo (localizado na altura da garganta) ajuda a expressar o conhecimento por meio de palavras, desbloqueando e dissolvendo inibições exageradas. Use-a para meditar e/ou relaxar. Posicione-a na garganta, respire lenta e profundamente de 15 a 20 minutos e imagine que você está inspirando o ar azul. Faça o exercício de duas a três vezes na semana.
Por ser uma pedra macia, evite limpá-la na água (nunca a deixe de “molho”, por exemplo). Opte por deixá-la em cima de uma drusa ou sob o sol, de duas a três horas.
***************************
Depois disso tudo, vou usar turquesas, claaaro !! rsrs
Embora eu não seja mística, admiro a beleza e a singularidade de cada pedra,e a turquesa, com toda certeza, é das minhas preferidas!
siga @patdiasjoias no instagram
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.