Hoje estou aproveitando para repostar um prato que sempre faço em casa e certamente é um sucesso – o BOEUF BOURGUIGNON . Fiz na semana passada e achei que caiu super bem com esse friozinho que anda fazendo! Além disso, aproveitei e fiz novas fotos do passo-a-passo que podem ajudar!
Bom domingo!
ALMOÇO DE DOMINGO
Almoço último domingo em casa – look bem relax e colorido ! E turquesas JOIAS PD , claro !!!
O MEU BOEUF BOURGUIGNON
Esse prato é um clássico na minha casa , comfort food que agrada muita gente de uma vez só. Sirvo sempre com batatas sautee , batatas assadas ao alecrim, batatas gratinadas ou purê de batatas.
PESQUISAS
Antes de postar, me dei ao trabalho de dar uma pesquisada, pois sei que é um prato com mil versões. Conversando com uma amiga que cozinha super bem, a Roberta, discutimos sobre tamanho da carne, qual carne , qual vinho usar, se faz com legumes ou não, etc … Eu gosto com pedaços maiores , acho que fica mais rico e posso servi-lo como prato único, apenas com arroz e batatas. O OLIVIER ANQUIER , que é francês, e a Carla Pernambuco , chefe mais que premiada, fazem o boeuf bourguignon com alcatra. A Andréa, outra amiga que cozinha muito bem, faz com miolo de alcatra também. Os franceses que seguem à risca mesmo ( LAURENT SUAUDEAU , por exemplo ), fazem com músculo.
Eu fiz por anos e anos o boeuf bourguignon com filé mignon mesmo – por achar que fica mais macio e mais requintado, a agora, nesse ano, me rendi à maçã de peito . O vinho tem que ser tinto seco, de preferência Pinot Noir : uso sempre um chileno com bom preço, ou mesmo um bom nacional, . Não faço com legumes – a minha receita é simplesmente carne + bacon + cebola + champignon + vinho + alho + ervas e caldo de carne knorr mesmo ( ou o demi-glace comprado pronto). Como a intenção é sempre ser prato único, assim agrado a crianças, gregos e troianos … rsrsr
Embora seja um prato simples, leva tempo para fazer,pois o molho precisa reduzir e as etapas precisam ser feitas todas bem direitinho. Outro dia , me ferrei em Escarpas , na minha vez de ser “Chef por um dia “. Fui querer ficar batendo papo, e apressei tudo ! Resultado ? Uma comida ácida, aguada , sem o tempero que lhe é tão característico !
A REBEITA: BOEUF BOURGUIGNON
* receita para 10 pessoas – servir com arroz branco e a batata da sua preferência *
INGREDIENTES
para a marinada :
( 4 cenouras descascadas em rodelas grandes; 2 cebolas grandes picadas em cubos; ramos de alecrim e tomilho; 2 folhas de louro; 2 talos de alho-poró; 2 talos de salsão;2 dentes de alho )
para o prato:
150 g de bacon defumado (pedaço inteiro) cortado em cubos de 1 X 1cm – conhaque – 200 g de echalote (aquela mini-cebola inteira ) – 500 g de champignons grandes em conserva – 4 colheres (sopa) de óleo –2 kgs de maçã de peito já limpa (ou miolo de alcatra se preferir ou músculo ) cortado em cubos grandes –5 dentes de alho espremidos –1/2 xícara (chá) de farinha de trigo – 2 garrafas de vinho tinto seco pinot noir, de preferencia – 1 colher (chá) de açúcar – 5 talos de salsinha – 1 colher (chá) de tomilho seco –1 folha de louro – 1/2 xicara de extrato de tomate – sal e pimenta do reino a gosto – 2 knorr carne dissolvidos em 2 xicaras (chá) de água ( ou 2 colheres sopa de Demi Glace dissolvidas em 2 xicaras de água – eu prefiro !!)
PREPARO
* preparo – dessa vez deixei a carne marinando 24 horas em 1 garrafa de vinho e todos os legumes da marinada. Como a maçã de peito é uma carne mais gorda, tirei o excesso antes de marinar.
No dia seguinte, o dia do preparo, deixe o bacon em cubos de molho em conhaque para encobri-lo por 2horas.
Tempere a carne com sal e pimenta–do-reino e deixe por 30 minutos.
Polvilhe farinha de trigo por cima levemente para que ela fique corada ao fritar.
Escorra o conhaque e reserve –o. Leve o bacon ao fogo médio e frite até dourar ligeiramente. Junte a mini-cebola e frite por mais alguns minutos, mexendo de vez em quando . Acrescente o cogumelo escorrido, tampe e deixe cozinhar por 10 minutos .
Retire o bacon, a cebola e o cogumelo .Reserve .Aqueça o óleo numa panela e doure a carne levemente de todos os lados. Flambe com o conhaque reservado.
Adicione o alho e frite mais um pouco e também acrescente o extrato de tomate . Mexa bem e cozinhe até que a carne fique macia e dourada por umas 2 horas. Junte outra garrafa de vinho ( a 2a.) , o demi-glace (ou caldo knorr carne), o açucar, o tomilho, a salsinha e o louro.Tempere com sal e pimenta.Quando começar a ferver, mexa bem, tampe e cozinhe em fogo baixo por mais umas 2 horas, até reduzir um pouco o molho e ficar encorpado.
Espere esfriar para que seja possivel retirar a camada de gordura que se forma por cima.
Acrescente a mistura de bacon,cebola e cogumelos e então misture bem. A fim de que pegue mais sabor, cozinhe por mais 10 minutos até a hora de servir.
PARA ACOMPANHAR
Conforme eu já disse, prefiro servir com batatas sautèe ou gratinadas . Eventualmente, já pode ficar pré-preparada e deixar apenas para colocar no forno na hora. Dessa forma, pode ser feita até no dia anterior e deixar coberta com filme plástico na geladeira.
Para a batatas sautèe: Cozinho as batatas bolinha mais durinhas, descasco e passo em azeite levemente. Sapico sal fino e cebolinha verde picadinha.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.