Como eu contei para vocês ONTEM, na palestra com a Ticha Ribeiro, além de vários ensinamentos maravilhosos, ela deu umas dicas preciosas para quem tem curiosidade aguçada e adora aprender. Ela falou sobre Lidewij Edelkoort, a holandesa por trás do Bureau de Tendências – TREND UNION – um dos mais respeitados do mundo. Mas qual é o trabalho dela afinal? Detectar o que vai ser desejo, o que vai virar necessidade e prioridade em um mundo tão cheio de influências e informações. Ela coleta imagens, propostas, insights , junta tudo em um caldeirão e solta para as empresas do globo 2 vezes por ano. Fiquei fascinada, quis saber mais, segui no instagram e … comprei o livro BLOOM que acaba de ser lançado no Brasil.
No prefácio, ela já posiciona o mundo nesse momento e já dá o remédio certo: FÉ. Nesse ano de tantos desastres, atos de terrorismo, escândalos políticos, genocídio na Síria, movimento migratório, só essa “VONTADE” de sobrevivência, de criatividade e crença no ser humano pode salvar e curar. Nesse momento, apego a asas, anjos, cruz, deuses, a própria Bíblia ou outras historias alternativas remetem a alguma paz interior, ou pelo menos, ao desejo dela. O artesanato carrega essa mensagem, pois tem fontes históricas, princípios lentos, individualidade, criatividade e “alma humana” por trás dele. E me fala: não é isso que a gente quer agora?
Mas não basta ser qualquer artesanato, visto que somos filhos da era industrial e temos um pé no futurismo. Tem que ter alma, mas tem também que ter design e qualidade. Os brasileiros IRMÃOS CAMPANA ( fotos acima ) fazem tanto sucesso mundo afora porque entendem bem essa linguagem: fazem cadeiras funcionais com couro do cangaço; poltrona de design com cordas; puffs com bichos de pelúcia. Com isso, eles pegam a alma da pessoa pelo encantamento através do utilitário. E atenção ao ZEITGEIST , que é exatamente esse pensamento coletivo que move todas as pessoas para um mesmo lugar.
O que temos então para 2017?
Ofertas amarelas do solo – colheita dourada da terra – sol
E o tanto que isso combina com uma mesa de Reveillon?
Já falamos antes de como funciona o processo criativo, lembra?
Vamos pensar então, em amarelo, sementes, fartura e riqueza. Folhas e galhos dourados. Corpos deformados pela fusão de espíritos. A energia brasileira ( Axé! ) . A mega-tendência FAFA = favela fashion. As imagens abaixo vão para meu moodboard ( vieram todas do livro BLOOM ) .
A partir daí, a minha mesa de Reveillon vai tomar corpo pensando em todas essas idéias acima. Amanhã eu mostro ela pronta. E vou querer usar ouro ! Muito ouro! E você? Vamos entrar nessa onda juntas? Eu já comecei.
Siga @patdiasjoias no instagram . Hoje a montagem da mesa FÉ estará no #stories