Bem … após postar todas as cidades visitadas e dicas, e com tempo de sobra para pensar na vida ( + 18 horas de vôo de Auckland até Dubai …afff ), resolvi dessa vez dar uma opinião mais pessoal sobre viajar ou não para a Nova Zelândia .
1) É um destino MUITO LONGE MESMO para nós brasileiros, e ,como fui via Dubai ,tornou-se mais longe ainda. A maioria vai por Santiago, mas o melhor trajeto é via Africa do Sul.
2) A capital é Wellington, mas ninguém fala dela. Todo mundo chega e sai por Auckland, na Ilha Norte.Para nós,ocidentais, acostumados com grandes metróples dentro e fora do Brasil, Auckland não surpreende nem em beleza, nem em bacanice , nem como metrópole. E nem dá uma idéia real de NZ ,pois nela vivem tantos asiáticos, que é meio terra de ninguém. As grandes redes de hotéis quase não podem ser encontradas( são poucos os hotéis 5*) e culinária gourmet também não existe. Muito restaurante chinês, tailandês, indiano…mas, uma coisa mais simples mesmo. O lugar dos restaurantes é na marina, mas nem ali, a coisa é de surpreender. Mas ,pelo menos, o lugar é agradável. A oferta de peixe no cardápio( para minha surpresa,pois a NZ é uma ilha !!!! ) é pequena, e a oferta de cordeiro também é pequena ( surpresa 2 !!! pois a NZ tem 4 milhões de habitantes e 40 milhões de carneiros, o que dá para concluir, que é tudo para a exportação.) Não há uma culinária típica , pois o colonizador ( Inglaterra ) , também já é por si só, uma negação em culinária. O que salva agora em Londres é a culinária internacional nadando de braçada por lá, pois todos os grandes chefes se instalaram e estão arrebentando!
3)culinária : então, curiosa como sou, perguntei em TODAS as cidades qual é o prato típico da NZ : RESPOSTA = FISH AND CHIPS, pode????? kkk Mas enfim, tem everywhere, e identico ao de Londres. No mais, carnes assadas com french fries, lots of!
salmão, linguado, cordeiro,filé, veado(venisson), salada e batata ( na foto, a inglesa harsh brown, que eles fazem bem,por sinal!) Ah! e só nesse dia, consegui esse prato, pois é sempre um tipo só de carne, salada e batata frita- tudo sem tempero- e vc põe os molhos na hora.No mais, eles almoçam mesmo é sanduiche com… french fries …again and again…
3) A cidades must-go :
*ROTORUA ( VULCÕES, GEISERES e CULTURA MAORI), que por sinal, eu não fui por opção minha mesmo,por ter visto tudo isso nesse ano e ter que ver minha filha por mais tempo )
* e na ilha sul, voe até Christchurch, e não perca tempo lá, pois está mega-destruída – pegue o trem TRANZ ALPINE até Greymouth, lá alugue um carro e desça até FOX ou FRANZ JOSEPH, os glaciares, estes sim, a cereja do bolo. FAÇA O PASSEIO DE HELICÓPTERO!!! ( Mas ,mesmo assim, pensando em glaciares, temos mais perto em Perito Moreno,na Patagonia Argentina, uma opção + fácil pra nós brasileiros). Dos glaciares,dirija em direção a QUEENSTOWN ( maior e + estruturada ) ou WANAKA (menorzinha e provinciana) – A estrada vale a pena como uma das mais lindas por onde já passei! E durma numa dessas 2 cidades: aí sim, vc vai ver como é a vida da NZ! Povo simples, amigável, calmo, de bem com a vida… alíás, nunca vi gente TÃO SIMPLES na minha vida, considerando em ser um povo estudado e com condição financeira! A simplicidade deles choca a nós , os brasileiros : enfeitados, consumistas, que falamos alto, expansivos, insaciáveis, comilões…etc etc…tudo pra nós é muito,não é? kkk para eles tudo = nada, fiquei boba !!!
4) melhor época para ir: de setembro a novembro, na PRIMAVERA, pois os picos ainda estão com neve, mas as flores estão explodindo de beleza, as montanhas estão verdes, os lagos estão azuis, o céu também, e o frio… dá pra aguentar… Sim, êta lugar frio!!!!!
5) no inverno, vá para esquiar. Cardrona é super especial, e tem outros pontos tambem.
6)vá para esportes radicais-se vc curte , esse é o lugar: super profissionais,acostumados, e eles trabalham com uma variedade incrível! Bem…eu passei batido! Tenho H-O-R-R-O-R!
7) praias e ondas na Ilha Norte – tem gente que curte, mas eu jamais andaria até o outro lado do mundo para pegar praia na NZ. Sem dúvida, tem coisa melhor por essas bandas: Seychelles e IlhasMauricio, no índico- Bora-Bora,Maldivas, etc etc na Polinésia …
8)cultura- nada que me sobressaltasse os sentidos,embora eu tenha pulado ROTORUA,que é onde os MAORIS mostram sua dança, seu canto,e sua comida. Mas, repetindo, para conhecer a cultura ancestral dos polinésios, eu encararia um outro paraíso desses acima…
9) FIORDS- No post coloquei fotos- gente, na verdade é tudo lindo, mas é que essas belezas existem em outros lugares também. Então, não sei se justifica o trajeto… Aliás, vou fazer uma pegadinha abaixo, com as 1as. fotos dos fiords de MILFORD e os de ESCARPAS DO LAGO, em MG a seguir …
Gente, sério??? Acho que é pau-a-pau!!! Isso pq na NZ ele é largo ; não é estreitinho e recortado como na Europa e na Patagônia. Por isso, fiz essa comparação…. kkkk
10) vc tem que estar disposto a dirigir de 200 a 400 kms por dia, se quiser curtir o visual montanha+ flores + neve + lago, que é a C-A-R-A da NZ!!! Por isso, eu dormi 2 noites em cada lugar, tanto pra fazer os passeios locais, qto para dar uma pausa! Com isso, são necessários muitos dias para conhecer a NZ , fora 2 dias pra chegar e + 2 pra voltar, e fora o fuso horário de 15 horas…
11) pró X contras – é um roteiro fora do “circuito”, o que o faz ser interessante. Mas lembre-se: aqui não tem luxo, gastronomia, compras, nem uma super cultura para te enriquecer grandiosamente. O foco aqui é a N-A-T-U-R-E-Z-A !!!
12) a mala – ela PRECISA ser uma mala média,pois algumas companhias de vôos internos na NZ PROÍBEM mais de 23kgs, então, não adianta querer pagar. Tem que jogar kgs fora no aeroporto. Eu fui com 18 kgs( incluindo os presentes da familia da Rafa!!! ) , e sério??? Ainda levei coisa demais !!! kkkk Isso porque nas vilas não aprontei para jantar – 1o. porque os lugares são simplérrimos, e 2o. porque as pessoas emendam com os programas natureza, e 3o. porque é um frio do cão. Então, dá-lhe casacão mesmo, em cima do que vc já está usando. E tem gente ainda que opta por fazer ou levar pra casa, pois os melhores hotéis são chalés de 2 quartos,sala,cozinha, etc, super confortaveis, limpos e impecáveis, calefação excelente, roupa de cama e tal, mas nada de luxo !!! Essa é uma viagem contemplativa , de total “ desapego” !!! rsrsrs
* Com tudo isso,não quero desanimar ninguém,apenas considerar fatos muito importantes na hora de vc se programar. Aliás, recebi muitos e-mails, muitos mesmo, de gente que está pra vir e que está com sobrinhos estudando ou pra começar ano que vem! (Muito obgda por todos os elogios aos posts e ao incentivo que me dão, de mostrar, além da jóia, que é o meu foco, um pouco mais de outros assuntos que me ocorrem no dia-a-dia)
*sobre o intercâmbio da RAFA – amanhã vou fazer um post como esse, auto-explicativo, contando porque ela escolheu vir para a NZ e o que eu achei da escolha dela. Acompanhei de perto intercâmbio de sobrinha na NZ , outra na Inglaterra e outros no Canadá. Também tenho conversado com muita gente que está com filhos fora, e com outro tanto de gente , que está para mandar os seus. Dividir mãe-com-mãe é tudo de bom nessa hora, né?