Visitar Ouro Preto na pandemia precisa ser bem programado, pois todos os museus e igrejas estão fechados, e agora, restaurantes também.
Recebi muitas mensagens como essa, de gente que me acompanhou nesses 5 dias de visita a Ouro Preto na pandemia, agora na zona vermelha. Já sabemos que a maioria das pessoas está se movendo mesmo assim, e portanto, uma viagem pertinho, de carro, pode ser uma excelente opção.
VAMOS FALAR SOBRE HOTÉIS?
Nesse momento em que os restaurantes estão fechados, certamente é importante escolher uma pousada que sirva refeições. Todas as listadas abaixo atendem a esse requisito e lembro a você que a cidade tem muitos hoteis e pousadas além desses. Esses são os que eu conheço pessoalmente e posso falar a respeito.
Confirme antes, por telefone, a disponibilidade e as condiçôes, já que tudo muda a cada semana.
O QUE FAZER EM OURO PRETO NA PANDEMIA?
Minas Gerais acaba de ser eleito como um dos 10 lugares mais acolhedores do mundo e Ouro Preto, com certeza, tem grande parte nisso. A beleza da estrada já é um atrativo à parte e os 98 km que a separam de BH , passam como uma pintura na frente dos nossos olhos.
Pode ser que você queira apenas descansar nesse cenário idílico de século XVIII e circular pelas ruas vazias admirando toda essa joia arquitetônica.
No final da tarde, escolha um lugar bem especial para ver o por-do-sol nas montanhas.
E à noite, passeie sozinho pelas ruas escuras e sinta o silêncio da noite cair. Ou contrate um guia para fazer um passeio noturno pelos caminhos da cidade.
PROGRAMAS DIFERENTES
Acordou cedo? Coloque um tênis e saia sem rumo e volte para o café da manhã mineiro cheio das nossas quitandas famosas no mundo inteiro.
Na hora do almoço, esbalde-se na nossa gastronomia, certamente uma das melhores do Brasil.
Ou contrate um guia local para fazer um tour por fora dos monumentos e ouça com mais detalhe sobre a arquitetura e a história por trás de todas as coisas.
Não se esqueça de tênis e água, pois o calçamento é irregular e as ladeiras são íngremes. Sugiro fazer o roteiro em fatias, cada dia uma pedacinho diferente, tanto para não cansar, quanto para poder se aprofundar mais. Dessa vez, fiemos da Igreja São Francisco até o bairro Antônio Dias, passando pela Igreja da Conceição, casa do pai de Aleijadinho e terminamos na Ponte dos Suspiros. Fomos com o guia @DIMNEGUINHO , que no final nos presenteou com uma serenata com sua gaita.
É lindo e mágico, e cabe a família toda na programação.
E lembre-se :
Compartilhe esse post com quem ama uma escapada gostosa e despretensiosa. Afinal, estamos em pleno verão, e mesmo na pandemia, estamos vendo as pessoas buscarem viagens e refúgios seguros e próximos.
Quem vai animar?
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS