Os GEISERS DEL TATIO, as LAGUNAS ALTIPLÂNICAS e o VALE DA LUA são os clássicos. Esse último não pude fazer,pois ele é feito ao pôr–do-sol ,e no dia previsto, ocorreram ventos de 40 a 60 km/h na parte da tarde, e ele teve que ser cancelado. Os hotéis indicam outros passeios , e na minha opinião,é sempre importante fazê-los via hotel mesmo.Na vila de San Pedro,várias agências oferecem os mesmos roteiros a 1/3 do preço. Porém o hotel nos dá algumas garantias que são imprescindíveis em um local como esse : 1) segurança (veículos novos,automáticos,motoristas experientes e treinados) 2) guias bilíngues (ou tri ) ,todos de fora e formados em turismo, conectados por rádio com o hotel,treinados em 1os. socorros e no uso de oxigênio,caso seja necessário. 3) saída direto do hotel,poupando esperas longas-as agencias buscam de hotel em hotel 4)piqueniques ,café da manhã ou almoço –tudo providenciado pelo hotel – café quente nessa hora é artigo de 1a. necessidade !!! rsrsr 5)a garantia de que os passeios sairão com 2,4 ou no máximo 8 pessoas, diferente das agências da vila (com 20,30 pessoas )-e quando não conseguem o número, cancelam.
SUGESTÕES DE PASSEIOS DADAS PELO HOTEL( fiz os marcados em amarelo) Para desfrutar a região ,são necessárias no mínimo 4 noites. Eu fiquei 5.
De Carro
1. Lagunas Altiplânicas (Lagunas Miscanti e Meñiques) –fotos postadas ontem –
Duração: 6 a 8 horas Grau de dificuldade: Fácil ( fotos no post de ontem )
Descrição:
Partiremos do hotel para as Lagunas Altiplânicas de Miscanti e Miñiques, que se encontram a aproximadamente 4200 metros sobre o nível do mar. O cenário é perfeito para fazer uma parada em nosso caminho e contemplar a beleza desta paisagem do altiplano, com suas montanhas, contrastes e cores extraordinárias.Almoço nas lagunas. Este passeio inclui uma visita ao simples povoado de Socaire, um pequeno tributo à comunidade local.
2. Géiseres del Tatio – fotos postadas ontem –
Duração: 7 horas Grau de dificuldade: Fácil ( fotos no post de ontem )
Descrição:
A uma altura de 4.300 metros sobre o nível do mar encontramos os Géiseres del Tatio, um campo geotérmico impressionante que está vinculado a toda a atividade geotérmica da região. Neles, afloram colunas de vapor de água de mais de 12 metros de altura saindo de vários poços de água fervendo. Aqui tomaremos o café da manhã após a saída do sol. Possibilidade de banho em piscina natural geotérmica. No caminho de volta teremos a possibilidade de avistar vicunhas e, se a sorte nos acompanhar, raposas, vizcachas e nhandus. Além disso, visitaremos o povoado de Machuca, uma pequena vila de uma só rua. Localizado a 4.000 metros sobre o nível do mar, Machuca está rodeada por uma paisagem única, de onde se podem ver lhamas, aves, assim como a típica arquitetura local de pedra e palha de suas casas e igreja. Além disso, certo ponto do trajeto é a região de cactáceas por excelência.
3. Termas de Puritama
Duração: 3 horas Grau de dificuldade: Fácil
Descrição:
Esta viagem se consolida como experiência única de prazer em um ambiente em que encontrar água é algo inesperado. Escondido em uma quebrada com fundo verde, o rio Puritama nos espera com 8 poços, piscinas naturais de águas termais a aproximadamente 33 º C, a uma altura de 3500 metros sobre o nível do mar. Após o agradável banho, voltaremos de carro ao hotel.
4. Valle das 7 Colores (Arco-íris ) – fotos postadas ontem –
Duração : 4 horas Grau de dificuldade :Fácil
Visita ás formaçoes rochosas oxidadas pelo tempo ,formando verdadeiras esculturas ao ar livre. Lugar silencioso ,natureza rica em cores.
5.Valle de la Luna
Duração: 3 horas Grau de dificuldade: Fácil
Descrição:
Desfrutem a paisagem surrealista do Valle de la Luna (2.500 metros sobre o nível do mar), localizado na Cordillera de la Sal e a sudoeste de San Pedro de Atacama. Aqui encontrarão estranhas e belas formações rochosas, resultantes da erosão fluvial, do vento, da chuva e das temperaturas extremas. Teremos a oportunidade de caminhar por certos trechos desta paisagem única. Será uma experiência inesquecível.
6. Salar de Atacama (Laguna Chaxa)
Duração: 4 horas Grau de dificuldade: Fácil
Descrição:
Nossa viagem começa em direção sul. Após uns 30 minutos nos deteremos no povoado de Toconao, onde poderemos conhecer a praça do povoado, sua igreja e ver o artesanato local. Em seguida continuaremos nosso trajeto até um dos setores da reserva nacional Los Flamencos, localizada no Salar de Atacama. Aqui veremos alguns tipos de flamingos em seu habitat. Esta excursão se realiza à tarde, pois o entardecer no Salar de Atacama é realmente impressionante, pois esse é o 2o. maior salar do mundo . Picnic e tudo !!!!
Caminhadas.
1. Cornisas
Duração: 2h30 a 3h30 Grau de dificuldade: Fácil
Descrição:
Esta excursão pode ser realizada tanto pela manhã como durante a tarde. Partiremos do hotel de carro pelo antigo caminho que unia San Pedro e Calama, até chegar a um túnel, onde apreciaremos espetaculares vistas dos vulcões da região.
Manteremos nossa atividade a 2600 metros sobre o nível do mar, aproximadamente. Logo desceremos as dunas maiores do Valle de la Muerte, sendo esta uma experiência inesquecível.
2. Kari
Duração:2 a 3 hs de caminhada + 40 min de carro Grau de dificuldade: Fácil a Médio
Descrição:
Esta excursão pode ser realizada tanto pela manhã como durante a tarde. Partimos do hotel de carro até o Mirante de Kari, localizado a 2550 metros do nível do mar. Apreciaremos um estranho fenômeno: a água, o vento e a temperatura combinaram suas forças para produzir este estranho e único tipo de quebrada na Cordilheira de Sal. Caminharemos entre rios secos de argila e gesso, para continuar nossa caminhada por regiões labirínticas, descobrindo formas diferentes em cada local. Retornaremos de carro ao hotel.
3. Quebrada del Diablo/ Vilama
Duração: 2h30 a 3h30 Grau de dificuldade: Médio
Descrição:
Partimos do hotel de carro até a Quebrada del Diablo, localizada na Cordillera de la Sal. Caminhamos em terreno plano pelo leito de rio seco, com formações de gesso. Em seguida iniciamos uma subida gradual, terminando com uma vista de todos os vulcões circundantes. Continuaremos por uma rota de antigas caravanas, onde encontraremos alguns petróglifos que mostram a antiga atividade comercial da região. Concluiremos nossa caminhada visualizando um histórico bastião, conhecido como Vilama. Regressaremos de carro ao hotel.
4. Guatin / Gatchi
Duração: 2 a 3 horas de caminhada + 1 hora de carro Grau de dificuldade: Médio
Descrição:
Partimos do hotel de carro rumo ao noroeste. No Valle de Guatin acontece a união de dois rios: Puritama de água quente e Purifica de água fria. Ambos dão origem a um novo leito, o Vilama, que facilita o ecossistema único da quebrada de Guatin, por onde caminharemos. Aí poderemos encontrar os impressionantes cactos chamados cardones e variada vegetação, além das cascatas em rochas e saltos do rio, que fazem desta caminhada uma boa aventura.
5. Guatin / Puritama
Duração: 2h30 a 3h30 de caminhada + 1 hora de carro Grau de dificuldade: Médio
Descrição:
Recomenda-se que esta excursão seja realizada pela manhã, devido às altas temperaturas que se registram depois do meio dia. Caminharemos rio acima, pelo interior da Quebrada de Guatin, que se encontra coberta de rochas ígneas, mostra da grande atividade vulcânica de antigamente. Passaremos entre “caldas de raposas”, plantas que crescem na beira de afluentes, veremos também aves e o som da água nos acompanhará durante toda esta caminhada. Em Puritama poderemos relaxar em águas termais. Excelente opção para preparar subidas a vulcões. Regressaremos ao hotel de carro.
6. Machuca / Rio Grande
Duração: 7 a 9 horas (5 a 7 horas só de caminhada) Grau de dificuldade: Médio +
Descrição:
Esta caminhada é ideal para uma boa aclimatação, para aqueles que quiserem fazer alguma subida aos vulcões da região. Ela começa a 4.000 metros e segue o leito do rio Peñaliri, a uma altura aproximada de 3.600 metros, permitindo ver lhamas e pássaros característicos do altiplano. Almoçaremos no povoado abandonado de Peñaliri, antes de seguir pelos terraços desta quebrada. Nossa caminhada termina no Rio Grande, onde cultivam alhos, os típicos milhos do altiplano e outros vegetais. Regressaremos ao hotel de carro.
7. Rota Purilakti
Duração: 4 horas de caminhada + 2 horas de carro Nível de dificuldade: Fácil +
Descrição:
Viajaremos durante 1 hora rumo a oeste, pela estrada que conduz a Calama, pegando um desvio que nos conduzirá, através da Cordilheira de Domeyko, onde começa nossa caminhada (3.000 m). O caminho serpenteia por uma pequena quebrada, abre-se depois em grandes formações rochosas atapetadas de petróglifos, seguindo leitos de rios secos ladeados por montanhas. Pode-se admirar as vistas a partir dos mirantes. Finalizaremos nossa caminhada com um almoço, no famoso vale de Matancilla, conhecido também como vale do Arcoiris. Logo após retornaremos ao hotel.
Passeios de Bicicleta
1. Quebrada del Diablo / Catarpe
Duração: 2h30 a 3h30 Grau de dificuldade: Médio +
Descrição:
Pode se realizar pela manhã ou à tarde. Saímos de bicicleta do hotel a aproximadamente 2.400 metros acima do nível do mar, seguindo o percurso norte do Rio homônimo. Após cruzá-lo, chegaremos à Quebrada del Diablo que nos encantará com sua particular beleza e o percurso deste sinuoso rio seco com grandes paredes argilosas. Iremos por um caminho arenoso, em uma ascensão suave mas constante, até chegar à saida labiríntica desta cordilheira, que contrasta com o verde do oásis que foi se expandindo com as plantações de Catarpe.
2. Laguna Cejar
Duração: 4 horas aproximadamente (2 horas de bicicleta) Grau de dificuldade: Médio
Descrição:
É recomendável realizar esta excursão pela manhã, devido ao intenso sol do meio dia e ao vento da tarde. Partimos do hotel de bicicleta para o sul e adentramos pelo oásis até a entrada do Salar de Atacama a uma altura média de 2300 metros acima do nível do mar. Nestas lagoas, a concentração salina é tal, que o banho resulta em uma experiência comparável a banhar-se no Mar Morto, isto é, nossos corpos flutuam assombrosamente. Após o banho, regressamos de carro ao hotel.
3. Mirador del Viento / Valle de la Muerte / Duna
Duração: 2 a 3h30 Grau de dificuldade: Difícil
Descrição:
Esta excursão pode ser realizada tanto pela manhã como à tarde. Partimos do hotel pela estrada até o noroeste para dar de frente com a Cordilheira de Sal e à espetacular vista dos vulcões dos Andes. Continuaremos nas alturas contemplando as formações do Valle de la Muerte desde cima, para logo descer por caminhos antigos, até chegar ao oásis de San Pedro. Esta excursão tem subidas e descidas com fortes declives e os caminhos nos dão um bom percurso de categoria mountain bike.
4. Pedalando pelos Ayllus / Comunidades Atacamenhas
Duração: 1h30 a 2h30 Grau de dificuldade: Fácil
Descrição:
Esta excursão pode ser realizada tanto pela manhã como à tarde. Partimos do hotel de bicicleta para visitar alguns dos Ayllus mais característicos do oásis de San Pedro de Atacama, a 2400 metros do nível do mar. Depois de apreciar a fisionomia de chácaras, terrenos e a característica arquitetura de adobe da região, voltaremos ao hotel. É uma boa maneira de se aclimatar no primeiro dia de estadia em San Pedro de Atacama.
Escalada de Vulcões
1. Toco
Duração: 5 a 7 horas (Subida de 1 a 2h30 aproximadamente, descida 1 hora + 2h30 de carro) Grau de dificuldade: Difícil
Descrição:
Saímos a aproximadamente 2400 metros do nível do mar. Após 1h30 de carro, chegaremos a uma altura de 5000 metros acima do nível do mar, onde começará nossa subida ao cume de 5600 metros do nível do mar, aproximadamente. Uma vez ali, desfrutaremos a vista do lado Boliviano, com a bonita Laguna Blanca ao leste, e a região do Salar de Atacama a oeste. Começaremos a descida segura e gradualmente pela mesma rota de subida, até o encontro do carro que nos trará de volta ao hotel.
Esta excursão requer aclimatação e algumas caminhadas prévias. É recomendável para estadias entre 5 e 7 dias, sujeita à avaliação física do passageiro e condições climáticas adequadas para o desempenho da atividade.
Cavalgadas
Atacama à Cavalo
Descrição:
Temos disponível uma seleção de cavalgadas com cavalos da região do Atacama. Nossas montarias são de estilo Chileno. Temos dentro do terreno do hotel um lugar para conhecer e montar nossos cavalos, após termos colocado polainas e casco. Daí partiremos com nosso guia para descobrir as paisagens desérticas da Cordilheira do Sal, ou do oásis. Dependendo da experiência e desejo dos participantes, a viagem pode durar entre 2 a 5 horas.
Cultura, flora e fauna
1. Observação de Aves
Descrição:
Existem vários lugares onde poderemos observar aves nesta região, como Quebrada de Guatin, Salar de Atacama povoado de Machuca, Lagunas Tara, Rio Putana. Podemos encontrar uma ampla variedade de espécies de aves, de acordo o tipo de terreno e vegetação. Como exemplo, nos salares se encontram flamingos chilenos, andinos e de James, assim como o Caití, o chorlo de la Puna e Playeros. Nos pântanos altiplânicos há guayatas, perdizinhas cordilheiranas e vários tipos de dormilonas. Fatores como ciclos migratórios, condição alimentícia, horário, temperatura, altura, etc são determinantes para a observação destas espécies.
2. Flora e fauna
Descrição:
O Altiplano corresponde a uma gigantesca planície localizada a 4000 metros de altitude. É um ambiente de pradarias atravessadas por profundas quebradas, salpicadas de brancos salares e de massas de lavas provenientes de antigas erupções vulcânicas. O clima apresenta fortes mudanças de temperatura, as chuvas são escassas e a atmosfera a esta altura é transparente e luminosa. Aqui a natureza propõe algo diferente que nos espantará com espécies adaptadas ao rigor de condições climáticas extremas.
3. Museu Padre Le Paige / PuKará de Quitor ( fiz de bicicleta-fotos já postadas )
Duração: 3 a 4 horas Grau de dificuldade: Fácil
Descrição:
É importante ter uma idéia geral do que ocorreu nesta área através da história de sua ocupação. O passado toma especial importância para entender a cultura e a idiossincrasia de um povo. Visitas ao museu nos ajudarão a entender este processo. Também no solo poderemos descobrir elementos ainda existentes desta cultura.
4. Petróglifos
Duração: 3 a 4 horas Grau de dificuldade: Fácil
Descrição:
A arte rupestre tem muitas expressões e o homem gravou experiências, elementos comuns, símbolos e sinais. A descrição e o entendimento de tudo isso através de uma ciência, que é a arqueologia, nos permitem entender o ser humano. Petróglifo: inscrição ou gravação em pedra, fundamentalmente feita à mão através de um elemento sólido. Estes lugares, que agora parecem estar no meio do nada, nos transportam a um passado onde as caravanas descansavam e deixavam suas mensagens, das quais existem várias teorias.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.