Minha 3a, vez em Buenos Aires. A 1a. foi há 30 anos, a 2a. há 10 anos , fora 2 paradas de navio. Fiz então 3 noites na chegada e 2 na saída. Conto tudo.
AEROLOOK BH – BUENOS AIRES
Seriam 11 noites ao todo, já no final de inverno/quase primavera. Levei esse colete e um casaco preto, blusas de tricô e cashmere. Sempre levo pouca coisa, vocês já sabem, mas dessa vez, levei menos ainda, pois trocaria de hotel de 2 em 2 dias. Não tenho hábito de fazer esse tipo de viagem (e nem gosto! ), mas passaríamos por cidades pequenas e 2 dias seriam o bastante em cada uma delas. Para isso, otimizo mesmo a mala. Veja abaixo o colete.
Buenos Aires é a porta de entrada da Argentina e são 10 vôos diários do Brasil para lá. Atenção ao vôo de volta: eles operam para o Brasil por 2 aeroportos diferentes. Como cheguei por Ezeiza, na volta já fui direto para lá. O que aconteceu? Perdi meu vôo de volta, que afinal, sairia de Aeroparque. Võos da Latam todos lotados, tive comprar uma passagem cara de última hora na Gol. Atenção mesmo, viu, gente? Me disseram que acontece direto! Brasileiros estão acostumados a chegar e a sair pelo mesmo aeroporto internacional e nem conferem…
MEU ROTEIRO – NORTE DA ARGENTINA
Como vocês também já sabem, eu cada vez mais tenho fatiado minhas viagens por áreas pequenas. Dessa vez, escolhi o norte da Argentina, região de deserto, cordilheira e vinhos de altitude. Para começar e terminar, fiz 2 Buenos Aires diferentes: 3 noites em PALERMO SOHO na chegada e 2 na RECOLETA ao final, fatias bem distintas dentro de uma mesma cidade .
PALERMO SOHO
É a nova Buenos Aires, mais moderna e descoladinha, com lojas interessantes e com os melhores restaurantes. As melhores PARRILLAS ficam lá. Como chegamos no final da tarde, já fomos direto jantar em uma delas, a pedido de marido que ama carnes.
Então fomos na mais tradicional delas : LA CABRERA . Além disso, pedimos também um prato tradicional deles: chuletón. Se você clicar no azul, sempre vai abrir em outros sites com excelentes dicas. A La Cabrera é a preferida dos brasileiros e fica lotada deles ( de nós! rsrs ) . Ainda assim não foi a nossa preferida, by the way…
Mas o que é parrilla?
Ao pé da letra, parrilla significa grelha, aquela grade onde ficam as carnes sobre a brasa da churrasqueira. É também como argentinos e uruguaios, principalmente, se referem aos restaurantes que preparam as carnes dessa maneira, em uma parrilla na churrasqueira.
Tentamos ir na DON JULIO , entretanto não conseguimos assentar. Filas de 1 hora e 1/2 em plena 2a. feira. Dizem que é assim a semana inteira. Fomos na LA MALBEQUERIA ( dica do hotel ) e foi a que mais gostamos em Palermo. Ambiente lindo , tanto interno quanto uma varanda gostosa, ótimas carnes e vinhos.
Argentina está barata para nós, com 1 Real valendo 8 pesos. Uma carne dessas custa na faixa de 400 pesos, o que seria R$50,00. Uma garrafa de Malbec reserva também custa nessa faixa de R$50,00. Vinhos especiais também são vendidos no estaurantes a preços bem melhores que aqui no Brasil.
VALE A PENA FICAR EM PALERMO SOHO ?
Se você já foi outras vezes em Buenos Aires e já cobriu o roteiro tradicional de turistagem, pode ser uma boa opção sim. Os melhores hotéis ficam nas imediações da PLAZA SERRANO, onde tudo acontece . É nesse pedaço que você vai querer se hospedar –- onde está o dream team dos hotéis-boutique de Buenos Aires. São hoteizinhos em prédios baixos ou casarões adaptados, com poucos quartos e atendimento personalizado. Vão sempre estar a poucas quadras de algum ótimo lugar para comer ou beber. E se a noite render, não precisa se apressar para levantar da cama. Palermo também acorda tarde. A maioria das lojas abre ao meio-dia.
Restaurantes disputados, grafitti, lojinhas independentes: Palermo é certamente onde Buenos Aires é mais jovem e cosmopolita. Lá se inventa tanta moda que o bairro, extra-oficialmente, é comparadao com Marais, Soho NY. Notting Hill . O que se faz lá e exatamente o que se faz nesses outros: andar a pé, ver lojinhas locais ( nada de grifes, ok? ) , galerias, vida local, bons restaurantes. É curtir o dia descompromissadamente a pé vendo as novidades.
Bem… eu adoro isso! Mas tem que encaixar com esse tipo de perfil . Se não for o seu, passe apenas umas horinhas lá e dessa forma almoce em uma das Parrillas. Enfim volte para o outra Buenos Aires tradicional, se esse não for o seu lugar.
O único senão da região é que fica mais longe para turistar por Buenos Aires. Mas como eu já tinha ido outras vezes, e ficaria na RECOLETA na volta, eu AMEI ficar lá esses 2 dias. Como o bairro é de influência italiana, então você pode ir um dia a um restaurante típico. O IL MATTERELLO é uma delícia e a comida é muito bem feita.
AS LOJAS DE PALERMO
São lindas e muito bem montadas em antigos casarões ou galpões. As de decoração são um luxo! Amei as dicas que vocês foram me dando: CASA CAVIA , PAUL FRENCH GALLERY . etc etc Nem consigo lembrar nomes, tantas que são e tão lindas são.
Há também no bairro um novo outlet super bem montado . Para quem gosta ( not me! ) é o lugar. O GLOBO publicou sobre ele, veja no azul. Como eu precisava de uma botinha baixa pois esqueci um pé da minha ( acreditam??? rsrs ) , fui lá resolver o assunto pois teria mais opções em um mesmo lugar. Chama-se DISTRITO ARCOS. São galpões novos em estilo industrial, lojas organizadas e grandes, uma nova área na cidade.
MULTIPLICANDO A MALA
Já mostrei a multiplicação de colete, agora mostra a da saia branca. By the way, adoro usar branco no inverno.
O IMPERDÍVEL MUSEU MALBA
Esse é um lindo museu que vou toda vez em Buenos Aires. Lindo não só o prédio, como também a rica coleção de arte latino-americana. Fica mais perto de Palermo, do que da Recoleta.
Além do acervo incrível ( acima Tarsila, Di Cavalcanti, Maria Martins e Frida ), dessa vez a exposição era Cincy Sherman e Richard Prince, ícones da arte contemporânea norte – americana.
SAIR À NOITE EM PALERMO
Combinamos de comer a tal da carne sempre no almoço e dessa forma, de noite, noite sempre iríamos para um lugar legal. Amei minhas 2 opções de noite em Palermo. A 1a. foi a LA MAR CEVICHERIA , um restaurante peruano que eu já tinha ido inclusive em SP.
Você pode assentar dentro, ou fora perto do bar. Preferimos fora por ter certamente um astral bem mais legal. Ceviche e frutos do mar deliciosos, vai por mim!
Essas foram as mesmas joias que usei para jantar na noite seguinte no CRIZIA, meu restaurante preferido não só em Palermo, como em Buenos Aires.
Eu gosto de lugares lindos, com uma atmosfera contemporânea. Como saio muito pouco em BH, quando viajo gosto de ver gente e lugar bacana. Assim é o Crizia: elegante, escurinho, moderno, comida interessante. Certamente foi uma dica ótima do chef Elói Moreira daqui de BH. Ele me sugeriu começar com ostras acompanhadas de espumante, que por sinal, a Argentina produz ótimos! Eu pedi frutos do mar; marido pediu OJO DE BIFE , dica do Elói também. Tudo maravilhoso do início ao fim. Além disso , o mais legal é que íamos jantar a pé. Olha que delícia!
Em resumo, posso dizer que amei ficar por lá em Palermo esses 2 dias, já que já tinha passado apenas uma tarde lá anteriormente. No dia seguinte, iniciamos nossa viagem pelo norte da Argentina e começo a mostrar amanhã.
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS