A Páscoa no ocidente é comemorada com coelhos e ovos de chocolate, mas, muitas vezes,esquecemos seu verdadeiro significado.
A PÁSCOA JUDAICA
A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos. Os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó passaram mais de quatrocentos anos escravizados no Egito, assim, Deus decidiu libertá-los dessa escravidão. Moisés foi o escolhido por Deus para libertar o povo, sendo, então, o líder do êxodo.
Contudo, como os israelitas também habitavam no Egito, o Senhor Deus enviou uma ordem ao seu povo. Cada família deveria tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito, e sacrificá-lo ao entardecer do dia quatorze do mês de Abibe; as famílias menores poderiam dividir um único cordeiro. Parte do sangue do cordeiro sacrificado deveria ser passada nas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Assim, o anjo, ao passar por aquela terra, passaria por cima daquelas casas que tivessem o sangue sobre elas – daí o termo Páscoa, do hebreu pesah, que significa “pular além da marca”, “passar por cima” ou “poupar”. Assim, os israelitas foram protegidos da morte, através do sangue do cordeiro morto. Essa libertação coincidiu com a Primavera, que ocorria no mês hebraico (nissan) que corresponde mais ou menos aos últimos dias de março e meados de abril. As comemorações fundiram-se com as tradições religiosas de seu povo.
A PÁSCOA NO CRISTIANISMO
A Páscoa foi ampliada pelo cristianismo com um novo sentido. Segundo a Bíblia, supostamente Jesus teria participado de várias celebrações pascais. Nos tempos do Novo Testamento, os judeus (israelitas) observavam a Páscoa da mesma maneira. Jesus, aos doze anos de idade, foi levado a Jerusalém por seus pais para a celebração da Páscoa (Lc 2.41-50), posteriormente, Jesus participou dessa celebração em Jerusalém a cada ano. A última ceia de que Jesus participou com seus discípulos em Jerusalém, pouco antes da cruz, foi a refeição da Páscoa.
Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de lembrar a salvação em Cristo e da redenção do pecado e da escravidão a Satanás, pois Jesus foi crucificado na Páscoa, como cordeiro pascoal (1 Co 5.7), que liberta do pecado e da morte todos aqueles que nEle creem. A mais famosa participação relatada na bíblia foi a “Última Ceia”, onde Jesus e os seus discípulos fizeram a “comunhão do corpo e do sangue”, simbolizados pelo pão e pelo vinho. A ressureição de Cristo é considerada pelos cristãos como uma esperança viva dada por Deus aos homens
OS OVOS E O COELHO DA PÁSCOA
A Páscoa, para o mundo cristão, marca a celebração da Ressurreição de Cristo . Geralmente, os símbolos que a ela estão associados remetem a essa ideia. Os ovos e o coelho faziam parte de antigos rituais germânicos e representavam divindades ligadas à ideia de fertilidade. Na Primavera há uma espécie de “renascimento” da vegetação, após os invernos rigorosos da Europa. Por isso, esses símbolos passaram a representar também a Ressurreição de Cristo. O coelho, entre os germânicos, era o primeiro animal a sair da toca, após o inverno, e começar a reproduzir-se. Os ovos, por sua vez, para esses mesmos povos, eram pintados e ornamentados para serem entregues como presentes durante a Primavera .
A MINHA MESA DE PÁSCOA
Eu tenho uma caixa de Páscoa onde guardo tudo o que minhas filhas já ganharam desde criancinhas. Algumas outras coisinhas, fui comprando durante a vida para essas ocasiões. Ontem de tarde, tirei minha caixa para fora na última hora para montar minha mesa sem nenhuma inspiração especial. Coloquei os coelhos e fui colocando folhagens e algumas flores de casa mesmo. Não comprei nada propositalmente. A única coisa que vou fazer de última hora é pintar alguns ovinhos para enfeitar a mesa. Veja no stories do @PATDIAS_PD hoje.
Essa foi a mesa que montei para receber a família em torno de AMOR.
Quer ver as mesas dos anos anteriores? Clique AQUI .
Desejo que hoje a vida nova entre pela porta da sua casa e que a alegria tome conta de quem chegar! Que seja uma reunião acolhedora e que quem compartilhar a sua mesa se sinta realmente amado e esperado por você.Que o amor de Cristo inunde os nossos corações transformando todos em um só.
Feliz Páscoa! Feliz Novos Tempos!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS