Pelo acúmulo de eventos aqui em casa em Dezembro ( aliás, é sempre assim! ), nesse ano eu não tinha postado ainda a minha decoração de Natal. Quem me segue no instagram @PATDIAS_PD viu e acompanhou toda a montagem, mas gosto de deixar registrado AQUI , pois pode servir de inspiração para o próximo ano. Segue então um post de pós-Natal. Afinal, a energia boa ainda está circulando por aí…
A INSPIRAÇÃO
Esse ano minhas filhas me pediram um Natal tradicional em vermelho, coisa que não acontece sempre por aqui. Nunca monto a árvore igual, nem nas mesmas cores, nem no mesmo lugar. Da minha pastinha de inspirações veio então: árvore em vermelho e prata; caixinhas com enfeites; arranjos com um toque de azul; vidros com bolas e velas.
A MINHA CASA NESSE NATAL 2017
Nesse ano, montei a árvore na lareira: mais tradicional, impossível. A minha árvore tem gosto de passado e cheiro de amor. Quando me casei há 24 anos, minha amada avó me deu os dólares para eu comprar minha 1a. ( e única! ) Árvore de Natal na Disney, na minha Lua de Mel. Monto todos os anos e me lembro dela. E como ela amava a minha ( nossa! ) árvore.
Nesse ano, como eu disse, foi em vermelho e prata, com laços, luzes e velas. Quem monta para mim é a Rosana ( 98869-1826 ). Além dela montar lindamente, cobra um preço super possível. Indico!
Na mesma sala, ela montou a mesa de vidro com velas e verdes. Na outra sala, a graça das caixinhas com enfeites. As caixas voltaram com bolas e luzes, trazendo uma unidade de decoração nos vários ambientes da sala.
Ficou festivo e elegante, mas sem ser caricato. Não gosto de “muito papagaiado demais da conta” … Tiro tudo que tenho de Natal para fora, escolho e uso menos da metade. Guardo tudo o que não foi usado, aproveito e já organizo as caixas com nomes, limpo, elimino algumas coisas e o que não entrou no decor desse ano, talvez venha no ano que vem ( ou não! ).
Os outros ambiente seguiram com essa inspiração de vidros e bolas, mas agora em azuis e verdes.
A MINHA MESA DE NATAL
A mesa também muda a cada ano, em função da decoração escolhida para a casa. ( Veja a do ano passado AQUI ).
Se esse ano a casa estava tradicionalmente em vermelho, a mesa também estaria. Esse ano, como não havia previsão de chuva, nosso Natal seria outdoors. Montei a mesa de frutas, panetones, castanhas e rabanadas na grama, debaixo das luzinhas.
Não faço muitas entradas, para não concorrer com a comida da ceia, pois, por si só, comida de Natal já é bastante rica. Marcamos cedo o encontro – 19:30hs – e ceiamos cedo, por volta das 21 hs.
Os detalhes que amo: nada muito complicado, mas arranjando com capricho, dá um bonito efeito final! Os vidrinhos eu já tinha e fiz um mix de flores coloridas: compro vasinhos, corto e arrumo. Fácil, simples e baratíssimo! Os jogos americanos de filé eu trouxe de Alagoas agora em novembro – veja AQUI . Os porta-guardanapos eu já tinha e os guardanapos de Natal eu comprei na Zara Home SP agora em dezembro. Aliás, dar um presente para sua casa nessa época é dica do FENG SHUI – veja AQUI .
O CARDÁPIO DA CEIA
Eu faço um grupo de whats app sobre a ceia e pergunto a cada um o que gostaria de comer nessa data tão especial. Seríamos 20 pessoas e com certeza, cada pessoa teve algum desejo seu – ou vários! – atendidos!
Foi uma ceia tradicional: leitoa – chester – farofa – maionese de batatas – arroz branco – feijão tropeiro ( estranho, né?? Rsrs … também achei! … mas foi bastante pedido! ) – pudim de leite moça e torta de sorvete – rabanadas
A comida é toda feita em casa. Marido cuida dos assados e com isso a casa fica toda perfumada com os aromas do Natal desde a tarde. A gente gosta disso! Filhas se envolvem! Aliás, nós 4! Gostamos de tradições!
Nesse ano, fiz uma farofa incrementada – FAROFA NATALINA – ficou tão rica e gostosa que você pode fazer no seu Reveillon. Segue a receita.
A INTERAÇÃO NA NOITE DE NATAL
Sempre programo alguma brincadeira. Nossa! Foram tantas na vida … Nesse ano, foi engraçada: vai por mim!
E sempre fazemos também a nossa oração.
Deus é muito importante na nossa família sempre, e nessa noite, mais ainda!
Eu sou o recheio desse sanduíche das fotos acima: meus pais e minhas filhas, e é essa a minha maior motivação para a Noite de Natal. Valores, família, respeito, cuidado, perdão, superação. Vem quem pode; vem quem quer! Quisera eu ter 50 pessoas na minha casa, mas sabia que é difícil?? Rsrs … Família do marido não tem tradição de Noite de Natal. Cada um passa isoladamente, infelizmente… (Como eu gostaria de tê-los aqui..)
Minha família ( com seus problemas! ) não vem completa, muito infelizmente. Mas a casa fica de portas abertas. Aprendi assim. A ceia sempre foi na mamãe e eu sempre AMEI essa confusão. A fila anda, como tem que ser, e a ceia é na minha casa há 15 anos ou mais! Acho uma atitude generosa a “velha guarda” ceder espaço, já que vai ficando mais difícil naturalmente… e acho generoso a “nova guarda” assumir espaço, mantendo as tradições e os encontros em família.
O LOOK
Escolhi um vestido fluido e gostei de ter uma pitada de vermelho. Contrastei com make lilás, dessa vez by myself. Joias em elos dourados para compor – apenas um brinco e uma pulseira.
Já que ainda estamos todos em clima de pós-Natal e pré-Reveillon, vale a pena ainda o tema. Dizem que nessa época, há toneladas de energia boa circulando. Vamos agarrar a nossa parte? Eu quero, e você?
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS