A ideia era passar 6 dias no Rio para aproveitar o verão, após 16 dias de inverno rigoroso em NY. Fizemos programas diferentes e vou mostrar tudo aqui.
Chegar de avião com esse visual já é algo muito especial! Mesmo não sendo em um dia de sol! Dessa vez, chegamos no Domingo de manhã e fomos direto mesmo ( de mala e cuia! rsrs ) para o MOSTEIRO DE SÃO BENTO , que eu ainda não conhecia. O aeroporto Santos Dumont e o Mosteiro ficam ambos no centro, por isso fui direto.
O mosteiro de beneditinos foi fundado em 1590 e só a Igreja Montserrat pode ser visitada. Os altares em jacarandá cobertos em ouro são impressionantes!
Aos Domingos, às 10 horas, são realizadas missas solenes com órgão e canto gregoriano e é claro que fui para a experiência completa! É um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e foi todo construído por escravos.
O LOOK DO DIA
O look foi um só para uma sequência de programas de um Domingo super legal! ( vôo- missa no Mosteiro – Brunch no Copacabana Palace ). Eu adoro fazer esse Rio antigo que muita gente nem sabe que existe! Aliás, é das coisas que mais amo fazer no Rio! Nem sempre dá tempo de fazer esses programas diferentes que eu amo tanto, pois demanda tempo. Dessa vez no Rio, com 6 noites e sem filhas, deu para fazer coisas bem legais!
A mesma bolsa-dia foi a bolsa praia. Fácil de limpar ( basta um paninho úmido! ), esse modelo Never Full da LOUIS VUITTON é super prático para viagem. Leve, por não ter ferragens, presta-se a várias situações.
O brinco de TANZANITA trouxe o azul da saia para a joia. Algo discreto, agarradinho, que não chama tanto a atenção. É dessa maneira que uso joias no Rio ( para D-E-S-E-S-P-E-R-O de vocês que me seguem no instagram @PATDIAS_PD e me viram pra lá e pra cá no Rio com joias… rsrs )
A pulseira é de madeira com esse trabalho em filigrana de prata. Peça única, design exclusivo, inspirada em uma tela de pintura aborígene. Veja AQUI .
O BRUNCH DO COPA
Do Mosteiro, seguimos para o hotel , deixamos as malas e fomos direto para o COPACABANA PALACE para o brunch que acontece sempre aos Domingos. Veja mais AQUI .
O Pérgula está totalmente reformado: novinho em folha! Mas… para ser muito sincera, eu preferia o decor de antes! Eu gostava daquele estilo francês com treliças, cadeiras de palhinha, etc . Hoje está elegante, mas com uma cara tropical. Mais moderno? Sim, but …
Clique AQUI para saber TUDO sobre o brunch, nesse post super bem escrito que achei e copiei para vocês.
Eu amo frutos do mar e adoro essa comida leve, delicada e variada. Servem um espumante gostoso e acho que vale a pena fazer o programa pelo menos uma vez!
De noite, estando em Copacabana fomos para drinks no bar do novo Hotel Emiliano na orla. A pé mesmo, acreditam? Embora as notícias sobre o Rio estejam horríveis, a sensação para o turista em Copacabana é boa. Em cada esquina, 2 policiais. Motos circulando na Av Atlântica o tempo todo com 2 guardas. Igualzinho ao esquema que vi na Colômbia nas 2 vezes que fui. Muito policiado mesmo! Andamos muito a pé em Copacabana, Ipanema, no Centro … e tudo “parecia” tranquilo ( a sensação ! ). Os quiosques de praia ficavam lotados com música ao vivo até 2 da manhã! Gente nas ruas andando até tarde da noite! Policiamento ostensivo mesmo!
Joias discretas para o Rio de Janeiro funcionam super bem!
VAMOS FALAR DE MALA OTIMIZADA?
Saiu de noite, voltou de dia em look praia.
A calça da noite, foi para a praia também.
A mesma saia transitou em 2 looks diferentes.
Dessa maneira, eu consigo otimizar a mala levando menos peças. Facilita? Muito! Menos coisas para arrumar e guardar; menos tempo gasto para me arrumar, já que tenho menos opções. Mais praticidade. Viu como funciona bem? Ah! Detalhe: não levei salto; achei que não seria necessário, levando em consideração o estilo de programas que eu faria e o estilo de roupas que eu estava levando. Foram 2 rasteiras, 1 bolsa dia/praia e uma clutch noite. E só!
MAIS PROGRAMAS DIFERENTES NO RIO
Programei um outro dia diferente bem no centro do Rio antigo: uma visita ao REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA combinado com almoço, passeio a pé pelo centro e roda de samba no início da noite.
Fiz um programa casado. Acho que otimiza muito o dia e a viagem organizar a programação por áreas. Almoçamos mais tarde ( 15:30 ) no tradicional QUINTA DO BACALHAU, um daqueles restaurantes bem típicos do Rio, de cara bem simples e comida bem boa.
O restaurante funciona há 22 anos com a mesma família no mesmo endereço em um prédio histórico do sec XVIII, em pleno corredor cultural no centro do Rio. Por dentro, a decoração não poderia ser mais simples. O que manda mesmo é a tradição de servir os pratos típicos portugueses, todos feitos com o famoso bacalhau norueguês GADUS MORHUA.
Muita gente vai lá apenas para o BOLINHO DE BACALHAU , eleito um dos 3 melhores do centro do Rio. A vinda da família real para o Rio de Janeiro no séc XIX deixou esse legado para nós: comer bacalhau e no Rio, a presença dos portugueses deixou mais marcas do que em qualquer outro lugar no Brasil. O bolinho é um petisco clássico no Rio, apreciado tanto no restaurante mais caro, quanto no botequim, servido em guardanapo de papel.
A intenção era andar a pé mesmo no centro, coisa que amo fazer e faço sempre. Look rosinha, rasteirinha nos pés e joias em ouro branco. Como já disse antes, acho mais discretas e não chamam atenção.
O centro do Rio é tão lindo e imponente que não deixaria a dever a nenhum outro lugar do mundo. Mas tem a pichação, o abandono, a falta de verba e o descaso….
O REAL GABINETE DE LEITURA
Mas se você escolher olhar as coisas pelo lado positivo, vai ver maravilhas como essa: O REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA foi eleito em 2014, a quarta biblioteca mais bonita do mundo.
A fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerônimos em Portugal. Por dentro, o ambiente lembra em tudo o país e os luxos da corte que aqui chegou em 1808 fugindo de Napoleão. Vieram 15 mil portugueses trazendo o luxo, a cultura e os hábitos para os trópicos.
São 350 mil livros, alguns deles raríssimos. É o maior acervo de livros portugueses fora de Portugal.
Repare no trabalho em azulejos e na riqueza da marcenaria.
MAIS PROGRAMAS DIFERENTES NO CENTRO DO RIO
Dali seguimos a pé pela Rua do Ouvidor. Passamos por livrarias, padaria e confeitarias, igrejas… tudo muito histórico e rico! Infelizmente, não tão preservado e lindo como devedria estar, mas a cada momento você encontra uma joia rara.
A CONFEITARIA COLOMBO é uma delas! O prédio de 1894 é um marco na cidade. Vá para a sobremesa ou apenas para um café. E volte no tempo.
QUER MAIS PROGRAMAS DIFERENTES ?
A ideia era essa mesmo. Já que estávamos no centro, fomos de uber para a zona portuária para a Roda de Samba mais antiga e famosa do Rio na PEDRA DO SAL . Acontece toda 2a. feira a partir das 19 horas no Morro da Conceição.
O local é super policiado. Vou começar falando essa palavra-chave para não assustar vocês mais ainda!! Rsrs.
Essa ruazinha cai no Largo João Banana, que é onde os músicos se revezam tocando o samba em seu formato carioca. Aliás, foi aí que ele nasceu, como também o 1o. bloco de carnaval.
Originalmente, a Pedra do Sal servia como local de desembarque de carregamentos de sal, por isso o nome. O mercado de escravos também ficava ali. Conhecida por “Pequena África”, a região sempre foi densamente povoada por negros, abrigou um quilombo e muitos terreiros de candomblé.
Por que eu faço esses programas diferentes sempre em todo lugar que eu vou?
Porque eu acho enriquecedor conhecer a história dos lugares e a origem dos seus hábitos e da sua gente. Acho interessante fazer um mix de programas que mostrem as várias caras que toda cidade tem. Gosto de me envolver.
Demanda programação? Sim. E pesquisa antes também. Mas sempre vale cada minuto da experiência, mesmo que às vezes ela não seja do tamanho que eu havia sonhado.
Por isso também que sempre fico MUITOS DIAS em cada lugar. Porque você só tem a oportunidade de fazer os programas diferentes, depois que você já fez os tradicionais.
Espero aqui estar sempre mostrando alguma nova possibilidade para você.
Quer ver mais do Rio Antigo ? Clique AQUI .
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS